Praticagem só para marítimos?

Discuta aqui os temas que não se encaixam nas demais categorias.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Praticagem só para marítimos?

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 1:39 pm

opraticantedepratico
Administrador


Será que o processo seletivo a categoria de praticante de pratico deveria ser reservado aos oficiais da marinha mercante e de guerra? Ou está correto o modelo atual que permite candidatos com qualquer formação superior que tire habilitação de amador?
O Praticante de Prático


Ricardo

A praticagem deveria ser exclusiva para Oficiais Mercantes e de Marinha, pois o mar e o porto é nosso cotidiano! nós não podemos fazer prova pra Juiz, promotor, ..., pq alguem que não tem nada a ver pode fazer para a praticagem! isso so acontece no Brasil e em alguns paises da Africa, em nenhum pais desenvolvido no mundo pode qualquer um fazer, so o Brasil que não aceitou na convenção do IMPA, pois os representantes da praticagem Brasileira eram dois práticos bachareis em direito! putz!

Blind

O modelo adotado no Brasil está correto. O fato de a pessoa ser da Marinha Mercante ou de Guerra não é garantia de que tenha capacidade, sem o adequado preparo, para assumir as funções de Prático.

Vale lembrar que o processo seletivo é para Praticante, ou seja, a pessoa terá condições adequadas de se preparar para somente então assumir a função.

Outro ponto importante é a concorrência. Se as pessoas da Marinha entendem possuir maior capacidade que os demais para exercer a função de Prático, pela lógica, a concorrência de um médico, engenheiro ou advogado no processo seletivo não terá peso ou relevância, já que seriam pessoas sem a devida capacidade para assimilar o conteúdo correlato.

O debate é sempre oportuno, com idéias para melhorar o sistema, mas questões de baixa relevância deveriam ser deixadas de lado em momentos de preparação.

Abraço

Daniel

Blind,

sou obrigado a concordar que qualquer profissional de qualquer area correlata ou nao possa sim assimilar o conteudo programatico para os concursos de praticante de pratico. A principal preocupacao surge no fato de o concursado nao possuir experiencia pratica em uma profissao que requer um alto grau operacional.
Veja bem, para a maioria dos maritimos no mundo, para que um individuo recebe seu diploma de Oficial de Nautica lhe e requerido um periodo que varia de 18 a 36 meses EFETIVOS de embarque, dependendo de seu caminho trilhado na escola e na profissao. Mesmo assim, o profissional e ainda considerado um Oficial Junior e e eh submetido a baixos niveis de responsabilidade a bordo.
Nao julgo entao que para alguem que nao estaja ja inserido no meio maritimo se faca impossivel tornar-se um pratico competente, porem apenas 12 meses de exercicio para entao auxiliar um comandante com MINIMOS 36 meses efetivos de embarque (minimo requerido de acordo com a convencao STCW) me parecem realmente insuficientes.

Grande abraco

Blind

Daniel,

Realmente, o tempo que se passa como praticante pode parecer insuficiente se o compararmos com o tempo gasto na formação de um comandante, mas considerando a profissão deve-se ter em mente que o prático auxilia o navio a manobrar em águas restritas, sendo determinante o conhecimento do ambiente em que a manobra ocorre e os limites técnicos e operacionais das embarcações.
Este tipo de conhecimento, acredito, é adquirido também por meio de treinamentos, cursos e estudos específicos, que não são decorrentes somente do tempo que a pessoa passa embarcada.
Abraço,


João Carlos Freire

Concordo...
No Curso de Praticante de Prático, mesmo que o indivíduo na prática não tenha a experiência de um marítimo, está sendo posto a prova... Teoricamente o conhecimento teórico o praticante já terá, resta apenas realizar as 700 manobras sob a supervisão de um ou mais práticos experientes daquela zona de praticagem e provar se é competente ou não para realizar esse tipo de serviço.
Na prática, é perfeitamente possível até mesmo uma pessoa que nunca sequer pilotou uma embarcação, com o devido tempo de treinamento se tornar um profissional, muitas vezes melhor do que outro que pensa que de tudo já sabe.
No treinamento, o mais importante é humildade, interesse, dedicaçao e bastante disciplina.

Coringa6969

Isso nunca vai vingar.Tem filhos de práticos e oficiais que não são da Marinha.Essa suposta bocada para o pessoal da Marinha nunca vai acontecer..

Eng. Eduardo

Pois é, acabei de escrever isso ai embaixo no outro tópico, fiquem tranquilos que nenhum civil vai ser barrado de fazer a prova, se só os formados em direito podem fazer a prova da OAB e virar advogados, ou advogados fazerem prova para juiz, ou médico que faz especialização em determinada área, sei lá, isso pouco importa, na marinha é diferente e eu conheço muita gente lá dentro, o próprio nome já diz: Marinha do BRASIL, isso é brasil, se está certo ou errado eu poder fazer a prova, isso não é culpa minha, só sei que estou estudando e não estou nem ae se meus concorrentes são da marinha ou civis, quem se preocupa com isso são os fracos, como só vejo o pessoal da marinha reclamando, é sinal de que os fracos são eles!



É isso mesmo meu amigo, se eu fosse dar ouvidos para os que aparecem pra tentar me desanimar, pelo fato de eu ser um civil, eu estaria ferrado. Estou muito tranquilo, essa história que vão tirar civil da prova é pura mentira, isso só vai acontecer quando um filho de um DPC, for da marinha também, enquanto eles também forem civis eu estou tranquilo, nem prova de titulo eles vão aumentar, podem ficar tranquilos que o DPC tem missões a cumprir, e uma delas é deixar algum amigo(filho) civil ser prático. Eu até concordo com o pessoal da marinha quando ficam com raiva da gente fazendo uma prova na área deles, mas não temos culpa disso, não sou eu o corrupto, o corrupto nessa história é a própria marinha, vide o concurso de 2008, foi uma vergonha nacional, e alguém conseguiu cancelar o concurso??? então eles que se entendam e tratem de estudar, pois a gente vai de bicho pra cima deles.

É melhor a milicada deixar a gente em paz, pois a gente está dominando tudo, no último concurso nós pegamos 52% das vagas, já já a gente proibe o pessoal da marinha de fazer a prova huahuahua


Eng. Eduardo

Falou tudo!!! Os praticos ganham milhões, o DPC ganha uma merreca, são nesses concursos que eles tem a chance de arrebentar na grana e ter uma aposentadoria feliz, você acha que eles vão desperdiçar??? Só lamento os meus amigos ficarem com medo de serem proíbidos de fazerem a prova, isso é tatica do pessoal da marinha para desviar a gente do foco, estudem rapazeada, que no próximo concurso a gente vai levar mais de 90% desse bolo.

pilotonboard89

É meu amigo, tenho que concordar com você. Com todo o respeito desse mundo, o pessoal da marinha é muito "dor de cotovelo" pro meu gosto. Eu cresci e aprendi com a vida que eu preciso conquistar as coisas por mérito, por dedicação, persistência. O grande vilão sou eu mesmo! Eu que tenho preguiça, penso em desistir, parar de estudar, me contentar com o emprego atual, ir passear, dormir mais do que devo etc.

O que alguns marítimos não entendem é justamente isso. Quem é civil, ter o direito de ser um Prático não é um erro. Existe um Processo Seletivo? Correto. Só passa quem é bom? Exato. É difícl? É!

Se o camarada passou no concurso e é um civil, logo é taxado de incompetente, incapaz... O cara passou no Processo Seletivo? Sim! Logo, o mesmo estudou o suficiente para isso. Desculpe, mas tem muito marítimo querendo entrar de graça nessa posição...como se um diploma, ou tempo embarcado garantissem que seriam melhores práticos. Isso é balela...

Não vamos ficar chorando que a praticagem deveria ser exclusiva a formados na EFOMM ou de quem está envolvido diretamente na área naval, isso não faz ninguém passar. O que faz alguém passar é estudar! Simples assim...

E aos que são civis, como eu, força! Nã ose deixem abalar pelos comentários podres de alguns que estão espalhados por aí na internet.

Abraço!


LSL

Bom a tarde a todos.....alguém sabe de algúm site que esteja aberto algum forúm com dúvidas e discussões geral sobre a matéria? No último concurso ví muitos nomes nesses fóruns que hj são práticos....acho que devemos partir por aí.....alguém conhece?

opraticantedepratico
Administrador


Olá, você é bem vindo a criar tópicos aqui mesmo sobre os assuntos que queira discutir.
O Praticante de Prático

Amador

Em relação aos requisitos para prestar o concurso, creio que há uma certa incoerência.

A NORMAM-12 fala:

c) Ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior
a 4 (quatro), Prático ou Praticante de Prático até data estabelecida no Edital; ou pertencer
ao Grupo de Amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador, até a data de
encerramento das inscrições, inclusive conforme a correspondência com as categorias
profissionais estabelecida nas “Normas da Autoridade Marítima para Amadores,
Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das
Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC);

Já a NORMAM-03 fala:

0503 - COMPOSIÇÃO DA CATEGORIA DE AMADORES

d) Correspondência com categorias profissionais
2) Poderão conduzir embarcações nas mesmas situações que o MestreAmador, os seguintes profissionais:
- Aquaviários da seção de convés de nível 3 e acima, conforme discrimina
a NORMAM-13/DPC;

Ou seja, para pessoal da marinha mercante estão exigindo nível superior ou igual a 4 e para os amadores nível superior ou igual a 3.
Creio que o correto seria exigirem pelo menos a habilitação de capitão-amador.

O que vocês acham?

Loko do Mar

Cara, a essa altura do campeonato não adianta ficar filosofando... A mudança na Norman-12 já foi definida, o edital já está no forno... Temos que ser pragmáticos...

Amador

Mas, sendo a habilitação de capitão um nível mais alto, creio que o edital pode exigí-la, mesmo que a NORMAM-12 fale em mestre, não?

Loko do Mar

Se a Norman-12 fala que é mestre, estaria contrariando a norma e a exigência de capitão seria facilmente derrubada. Por via das dúvidas na próxima terça farei a provinha de capitão amador...

Amador

Ok, boa prova e bons estudos!

Pirata

Discussão inútil. Não que a Marinha do Brasil fosse uma referência em atitudes coerentes, mas se é permitido a pessoas de outras profissões fazer o concurso, e assim o mesmo vem ocorrendo há tempos, então é porque é perfeitamente possível ser Prático sem ter sido marítimo anteriormente. A preparação e o treinamento corretos devem suplantar isso.
É óbvio que, mesmo sendo Oficial de Marinha, um Fuzileiro Naval nunca terá a mesma experiência e qualificação ao chegar em um passadiço que um Oficial da Armada, sem ter que correr bastante atrás do prejuízo. Assim ocorrerá com alguém que nunca tenha travado contato com a matéria do concurso, mesmo que indiretamente ou de forma incompleta, como é o caso do pessoal de Marinha que não tenha se interssado especificamente em estudar as nuances dos diversos tipos de rebocadores, por exemplo.

O material está aí para todos estudarem e terem iguais condições de passar no concurso. Basta se esforçar. Como se diz no futebol: "O que ganha jogo é placar e não gol bonito". Portanto, não to interessado em saber se vou ter que estudar mais ou menos que esse ou aquele candidato para ter o mesmo nível de conhecimento...o que importa são "os 3 pontos" no final! rsrs

Loko do Mar

Mesmo sendo do corpo da armada ou marítimo, se o cara é maquinista, por exemplo, ou está em uma função burocrática, tb não tem toda experiência de passadiço mencionada ou precisa de reciclagem... Por isso acho que não deve ser "fechado", afinal de contas, dá "pra correr" atrás tranquilamente...

Pilot

Sou pratico ha 15 anos e o sistema brasileiro é, a meu ver, o mais justo, porque da chance de acesso a todos, privilegiando aqueles que tem experiência pelos pontos a mais na prova de títulos, sem barrar os aquaviarios amadores. Veja, um capitão amador com larga experiência em navegação pode ser melhor qualificado do que um oficial da marinha que nunca tenha realmente manobrado um navio. Por outro lado, por essa lógica da experiência anterior, se fossem restringir o acesso por conta disso, então o concurso deveria ser restrito a oficiais de NÁUTICA da marinha MERCANTE, como em outros países, excluindo os amadores E a marinha de guerra também, o que não acontecerá por motivos óbvios. Acrescente- se a isso o fato de que a realidade das manobras e navegação de praticagem encontra-se distante da navegação de travessia e mesmo oficiais mercantes experientes não tem muita intimidade com manobras portuárias e de águas restritas porque enquanto 2ON ou 1ON, estavam na proa ou na popa cuidando da amarração. Quando se tornaram Imediatos ou Comandantes, apenas acompanhavam as manobras realizadas pelos práticos. Consequentemente, tanto o Capitão de longo curso, como o capitão de mar e guerra, ou o mestre amador, irão realmente começar a desenvolver sua habilidade para manobras durante o exercício do profissão, como praticante e tambem como pratico, por que esse aprendizado dura a vida toda, independente de experiência ou patente anterior.

Return to “Discussões Diversas”

cron