Quem nunca teve experiência em navegação e nenhum conhecimento tem chance?

Discuta aqui os temas que não se encaixam nas demais categorias.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Quem nunca teve experiência em navegação e nenhum conhecimento tem chance?

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 2:25 pm

eduardocosta

Olá!

Coloquei este título chamativo para elucidar a questão.
Este concurso me atraiu muito, mas não tenho absolutamente nenhuma experiência com embarcações ou qualquer coisa do tipo. E quando digo nenhuma, estou sendo literal! Jamais morei em uma cidade costeira ou tive qualquer hobby do tipo, e minha graduação é em uma área sem relação com navegação.

Porém, tenho aptidão em me preparar e ser bem-sucedido em provas de concurso.

A questão é, tenho chance (chance plausível, realista!) de, algum dia, me tornar praticante de prático?
E naturalmente não seria algo para agora, mas algo em um futuro, daqui a vários anos - sem problema!
Ou seria este cargo "reservado" ao pessoal da marinha e similares, ou alguém que por qualquer outro motivo já teve intimidade com o mar? Reservado entre aspas, pois seria no sentido de que, embora o concurso não tenha como pré-requisito ter tal background, na prática só passa quem o tem.

Caso sim, por onde começar os estudos? existe um guia em algum lugar? E não me refiro aos livros, quanto a estes basta comprar. Me refiro às demais técnicas/temas que são cobrados para a aprovação.


AB

Decora a bibliografia.

50% dos que passam são fiscais de algum orgão público, sem experiencia na area.

Depois que passar na teórica, pensa no resto.

Abraço

ALTE-BARROSO

é um concurso como qq outro.
abç

Nauta

Bem, em termos de experiência nautica/marítima, acho que não faz muita diferença ser auditor-fiscal ou não...

AJ

Tens notícias de algum Auditor, após recebimento da carta de prático?

Como estão em relação a carreira anterior:
Acumulam as duas funções? Sairam da carreira pública? Ou estão com licença para tratar de assuntos particulares?


eduardocosta

Entendi, então não é uma mamata so pros marinheiros.

E uma duvida: pq a maior parte dos que passam são fiscais?

Eu acredito

Prezado Eduardo,

Vou te responder porque a maioria que passa é constituída de fiscais:

1) Eles têm muito dinheiro e tempo disponível.(muito mais do que vc imagina ou pensa que imagina)
2) São concurseiros profissionais, imbatíveis em provas de "x". Verdadeiros mestres na arte. Não constroem um castelinho de areia, mas prova de "x" é com eles.
3) Sabem quanto os práticos ganham (no detalhe), por serem auditores e fiscais. E se dedicam ao máximo, por muito tempo, com muito dinheiro e cursos.

Essa é a realidade Brasil.

PS.Eles (os fiscais), em sua maioria, continuarão sendo fiscais e serão praticos ao mesmo tempo!!! Não pedirão demissão!

Porque eu estou tentando ser prático?

Porque posso, de repente, dar sorte nessa prova super mal feita que facilita quem não conhece a fundo a profissão marítima. Só decoreba e questões dissociadas da realidade da profissão.


Só isso

Boa sorte!

Eu acredito

Coringa6969

" Eu acredito",
se o pessoal do FISCO tem dinheiro e tempo, bom para eles.Não há nada de errado nisso.
Prova super mal feita? Não mede conhecimentos? Essa prova é feita assim desde 2006, de acordo com a bibliografia anexa ao Edital.Não vejo nenhum problema nisso.

Agora, se concurseiros "profissionais" roubaram a sua "vaga" por serem mais inteligentes. Não atacá-los ou desmerecer a a maneira de como é feita a prova.

Quer um conselho: deixa de ser invejoso e recalcado e vai estudar....


Eu acredito

Coringa,

Não vou estudar mais. Não preciso. Preciso de alguém que me ensine a saber que questões estão erradas e que questões terão duas, três, quatro e até cinco respostas.

Há trinta anos nem existia prova. Era hereditário. Só os escolhidos. Hoje até um plebeu como eu pode ser prático e ficar rico.


Não sei da prova de 2006, não a fiz. Não é por isso que a de 2012 tem que ser igual em erros.


Volto a dizer:como é que um sujeito acerta todas as questões que têm resposta e erra as que não têm ( que passam a ser consideradas corretas pelo gabarito oficial). Um mistério indecifrável. Nem Einstein conseguiria isso. Se me dissessem que alguém tivesse acertado todas as questões por sorte, eu acreditaria.....Mas não acredito.

Quanto aos fiscais, nada tenho contra eles. É fato que têm muito tempo livre e ganham muito bem. Aliás, sinceramente, não entendo porque alguém que é fiscal quer ser prático. Muito dinheiro mais tempo livre é pior que muito mais dinheiro com menos tempo livre. Se bem que a maciça maioria dos fiscais NÃO deixará de ser fiscal. Isso inclui TCU, muitas justiças estaduais etc.

Isso tudo é Brasil; práticos mais bem pagos do mundo, muita gente com tempo e dinheiro, oportunidades de ficar rico por todo o lado e fazendo de tudo. Cursos, EUA, Irlanda, simuladores. Não estou reclamando...

A propósito, quero ficar rico também e sei como é a vida de prático. Não é nada glamourosa com falam por aqui. Navios sujos, riscos, falsidades, interesses e outras coisas. Mas ganham muito mesmo.

Só isso. Não precisa ficar com raiva de mim....

Eu acredito

Pentelho dos Mares

Eu acredito,

No seu comentario de poucas linhas vc repetiu 3 vezes a palavra rico e 3 vezes a palavra dinheiro. Talve seja por isso que vc nao passou... Nao eh soh o cascalho que move as coisas. Algumas pessoas que conehco acham q a praticagem eh o segrdo da felicidade, com certeza nao eh! Eh um emprego bem pago, mas com riscos e frustracoes, como qquer outro.

misterpilot

Eu acredito...

quanta inveja, recalque e frustração...

dá até pena.

Humildade-e-Perseverança

Olá Eduardo e outros que estão começando nessa jornada.

Eu diria que o pessoal que está mais acostumado a pegar firme nos estudos, sejam eles fiscais, advogados, médicos, engenheiros ou marítimos, têm uma chance bem maior de passar nessa prova do que os que são "do mar", acumulam grande experiência, mas não têm tanta aptidão ou força de vontade para estudar, mesmo tendo que decorar um volume grande de informação.

Quanto a prova, realmente não é muito bem feita, mas de qualquer forma, são iguais condições pra todos os candidatos.

"Eu Acredito", don´t give up. Assim como todo concurso, tem muita gente com grande conhecimento que não passou, e também outros que só estudaram uns 3 meses e passaram (conheço mais de um exemplo).

Valeu

Aristógenes

Eu Acredito, vc não sabe o q tá falando. Eu sou afrfb, tenho esposa, filha, moro de aluguel e não sobra dinheiro no meu bolso no final do mês. Se vc é solteiro, com certeza terá sobrará, mas se tem família, esquece. Fiz concurso pra fiscal pra ter uma boa condição, agora quero ser prático pra ter grana.

Coringa6969

Tb não é tão fácil assim. Conheço muita gente, inclusive eu, que estudaram 3 meses e fizeram na casa dos 50 pontos.
Essa prova foi atípica: questões fáceis, poucas questões e deixou de foram muito conteúdo difícil, como PNA( que quase não caiu.)

Quem passou com pouco tempo de Estudo, posso garantir que teve mais sorte do que conhecimento. Não espere outro concurso com tantas vagas e um prova fácil...

Eu acredito

Prezados Srs,

Peço sinceras desculpas se ofendi alguém que tenha uma vida mediana como fiscal. Realmente não são todos que recebem tanto assim e trabalham tão pouco como disse. Existe de tudo. E conheço alguns que têm muita condição de se dedicar e cursar pagando alto. Cometi uma injustiça ao generalizar. Mas a verdade é que muitos que passaram estão nessa condição de muito dinheiro e tempo. E apenas respondi ao colega candidato que perguntou porque tantos fiscais passaram.

Gostei também que outros que só falavam "recalcado", "burrão", "tenho pena de você" etc, já falam de prova fácil, com assuntos importantes que foram esquecidos como PNA, Meteorologia, Sinalização Náutica, RIPEAM com questões absurdamente fáceis e ERRADAS, todas as questões em português. Foi isso que aconteceu. É o destino, já era.... A justiça também se esquivou. Foram quase 50 ações que foram negadas. Só há três que devem vingar individualmente, por sorte desses candidatos.

Para conhecimento: Estudei com uma pessoa que estava completamente zerada e estudou três meses; ficou só por 0,8.

Vou continuar me mantendo atualizado porque quero dinheiro, dinheiro, dinheiro, e ser rico, rico, rico. Nada de mal há nisso, a não ser que traga maus espíritos rsrsrsrs

É só.

Eu acredito

Eu acredito

Prezado Aristógenes,

Minhas sinceras desculpas. Há muitas pessoas que estão na sua condição de cumpridor de dever e compromisso.
Me referi a alguns que conheço que vivem uma realidade diferente. Tipo passar meses nos EUA alugando simuladores com exclusividade ao custo de duzentos mil per capita (todos fiscais, sem exceção).

Eu gastei R$ 3.000,00 na minha preparação e deixei de trabalhar para ganhar R$ 30.000,00 e estudar no período. Tô enrolado até hoje.....

Cada um com sua cruz.

Siga em frente e boa sorte (mesmo!)

Eu acredito

Eu acredito

Prezado Humildade e Pers.,

Obrigado pelas gentis palavras de incentivo. Torço para que vc se saia bem e alcance o que deseja.

A sua análise, a meu ver, é bastante pertinente.

1 abraço

Eu acredito


Morcego Vermelho

Prezado Eduardo,

Não quero ser indelicado, só queria completar a sua resposta para não ficar uma impressão errada. Pensei em nãoi escrever, mas como fiscal não posso ficar calado.

1) Eles têm muito dinheiro e tempo disponível.(muito mais do que vc imagina ou pensa que imagina)

A contrário do que se pensa, a corrupção não é uma coisa tão comum assim. A gente ouve falar de gente que anda de helicóptero por aí, mas eu sinceramente nunca vi. Só nos noticiários... Para saber quanto um fiscal ganha, é muito fácil, tem na internet, nos portais da transparência que eu chamo de "apoio logístico aos sequestradores"... Já adianto que coisa de dez a vinte mil por mês. É bom, claro, recomendo a todos que prestem o concurso, pois também não é tão chato quanto as pessoas pensam. Deve-se tomar cuidado que o salário e limitado pelo "salário" do governador, que não é o salário real do governador, levando em conta, por exemplo, o salário indireto de andar de avião e o aluguel dos palácios oficiais. O valor nominal pode ser acima disso. O meu chega a 40 mil. Mas é uma ficção contábil, só para gerar orçamentos mais soltos.

2) São concurseiros profissionais, imbatíveis em provas de "x". Verdadeiros mestres na arte. Não constroem um castelinho de areia, mas prova de "x" é com eles.

Eu não sou tão bom, mas tem muitos ninja mesmo. É doentio o que eles são capazes.

3) Sabem quanto os práticos ganham (no detalhe), por serem auditores e fiscais. E se dedicam ao máximo, por muito tempo, com muito dinheiro e cursos.

Não vão pensar que alguém violou o sigilo fiscal dos práticos para saber disso. Mas a gente vê por aí, cohece as casas deles, ouve falar. E tem amigos que estão passando. É realmente muito melhor que ser fiscal. E deve ser mesmo, os empregos privados são melhores que os públicos no mundo inteiro.

4) PS.Eles (os fiscais), em sua maioria, continuarão sendo fiscais e serão praticos ao mesmo tempo!!! Não pedirão demissão!

Eu não acredito nisso. São duas profissões duras e pesadas, que exigem muito conhecimento e atualização e que não tem nenhuma relação uma com a outra. É inevitável abandonar a carreira fiscal. O que se pode fazer é, talvez, tentar um afastamento para não perder a aposentadoria e pensão, pois vc pode morrer ou sofrer um acidente, e a previdência do prático não é necessariamente tão boa, principalmente se vc não teve a oportunidade de pagar um plano.
Fora isso, vc deve esperar que os colegas não tenham boa vontade com vc como prático, o que é um fato que eu tenho observado. Brasileiro não é muito ligado no sucesso dos outros. Se normalmente sempre tem um colega (ou contribuinte...) tentando te ferrar, imagine nessa condição. Niguém deve passar esse stress por um salário cinco vezes menor.

5) Porque eu estou tentando ser prático?

No fim, passa quem luta por isso. Gente de todos os tipos em todos os concursos. Às vezes a gente dá mais ou menos sorte, mas um dia passa.

abraços e muita fé nos seus esforços...

Morcego Vermelho


fabio

Não existe nenhuma relação comprovada entre torrar dinheiro em cursos e taxa de aprovação. De modo geral quase todos os candidatos fizeram algum curso, e nao é possível afirmar qual a influência exata que isso teve no resultado.

10% dos inscritos ( 2500 ) foram aprovados em 2012, e 10% dos que fizeram cursos ( cerca de 2000 ) foram aprovados ( cerca de 200 em 250 ). Portanto 50 em 500 não fizeram cursos e foram aprovados ( muito bem colocados inclusive ). Se calcular direito talvez chegue a conclusão que aqueles que não fizeram nenhum curso tiveram maior taxa percentual de aprovação.

Evidentemente as estatísticas podem, e normalmente são manipuladas para beneficiar aquele que as divulga, da forma que melhor atenda seus interesses.

Portanto não venham aqui botar a culpa no dinheiro. Passa quem organiza melhor seu tempo, só isso. O concurso nunca foi hereditário, e os marítimos sempre tiveram melhores chances por conhecerem as "manias" dos examinadores, seus ex-professores.

Daniel_F

Muito boa essa troca de mensagens! Foi bem elucidativa. Só fiquei na dúvida se viro fiscal pra tentar ser prático ou se faço o contrário!! kkk

Vida que segue! Sigo estudando e esperando pelo próximo.

Abs

Return to “Discussões Diversas”