Provas em português e/ou inglês

Discuta aqui os temas que não se encaixam nas demais categorias.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Provas em português e/ou inglês

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 10:06 am

opraticantedepratico
Administrador


No último processo seletivo tiveram a infeliz idéia de fazer a prova totalmente em português, exceto pela questão do SMCP que não há opção. Isso resultou em muitos recursos e anulações devido ao mau preparo de quem fez as questões baseadas nas publicações de língua inglesa.
Acho que a política das provas anteriores era bem mais saudável para o processo. As questões na língua da publicação que a deu origem. Não apenas por evitar os erros primários de tradução, mas também por já iniciar a avaliação das habilidades dos candidatos na língua inglesa. Ao invés de deixar para investigar essa capacidade primordial para a profissão apenas na prova prático-oral, onde alguém que não consegue dialogar francamente já tomou a vaga de outrem.
O Praticante de Prático


Blind

Praticante,

Concordo plenamente. Acredito que o afastamento de textos técnicos traduzidos é necessário não só para testar o conhecimento dos candidatos na língua inglesa, mas, também, para evitar qualquer questionamento posterior que possa tumultuar o bom trâmite do processo seletivo.

parabéns pelo trabalho com o blog e abraço,


Towmaster

A inovação da prova de 2011 com questões em português de publicações na lingua inglesa foi uma decisão infeliz que se mostrou objetivamente desastrosa.
O Edital afirma que a prova poderá incluir questões em ingles e em portugues. Mas essa afirmação é vaga, pois o uso da preposição 'e' leva a entendimento confuso sobre o tema. Questões em ingles e portugues ou só ingles e só portugues?
Além disso para se confeccionar questões de uma fonte de lingua inglesa, um tradutor juramentado deve ser usado. Em nenhuma parte do Edital se menciona o uso de tradutor juramentado. Só aí a prova seria passivel de anulação completa no meu entender.

Sou fluente em ingles e a prova claramente provou que a banca realizadora das questões além de não oferecer a correta tradução literal sobre alguns temas, utilizou várias vezes de interpretações erroneas dos topicos.

Ouvi dizer que a prova em portugues serviu para favorecer alguns oficiais de marinha. Se isso é verdade ou não, ignoro. Mas do que adianta, se a PPO seria toda em ingles?
Qual a diferença entre eliminar na primeira fase e eliminar na segunda se o candidato não é fluente em ingles como exige o edital?
E dado o relato de alguns que fizeram a PPO. o ingles da banca é a la 'joel santana'.
Se é exigencia da fluencia da lingua inglesa para esse concurso, o correto seria que todos os examinadores fossem fluentes e no caso da PPO, poderiam ser utilizados maritimos americanos.

Com certeza se esse processo fosse feito nos USA, e o português fosse exigido, eles não pensariam duas vezes em convidar brasileiros para participar da banca examinadora.

Coringa6969

Também ouvi falar que a prova veio em português para privilegiar o Pessoal da "casa", leia-se Marinha.
Por isso a quantidade absurda de recursos decorrentes da má tradução do textos.
O próximo certame será uma incógnita.Só sei que o pessoal que não é da Marinha vai triplicar no próximo concurso.

Robert wycz

Galera!

Eu não sou maritimo, sou professor universitário e consultor em engenharia naval / ciências náuticas. Estou no momento a frente de uma pesquisa onde busco provar para o governo federal ( que querem tirar a banca da DPC, pois a mesma está somente contribuindo para tal, fazendo uma prova totalmente mal elaborada e de intenções dubias), que a prova realmente tem que ser elaborada pela Marinha do Brasil, pois não existe banca de advogados que elaboram uma prova de medicina. Porém existe a necessidade real de a prova mudar, o sistema todo deve mudar.

Com certeza absoluta, a prova toda em português e as questões / prova no mesmo estilo ( uma prova óbvia, favorecendo quem estava estudando a um certo tempinho e que não tinha capacidade de passar numa prova diferente / mais dificil, com assuntos novos), quando o edital tinha aumentado os assuntos e não caiu quase questões do miguens, arte naval e tal, jogam no ar indicios de favorecimento. A prova deveria ter no minimo em torno de 100 questões para cobrir o edital e realizar uma prova bem elaborada.

No próximo concurso, que deverá ser em 2015, com a cartinha informando no final de 2014, mudanças significativas estão por vir. Uma forte corrente está lutando para a prova ser somente para marítimos, seguindo o modelo de países desenvolvidos e outra ainda quer manter o concurso aberto, sendo que no congresso do IMPA onde discutia-se os requisitos para o futuro prático, somente o Brasil (representado por Práticos não maritimos) e alguns países da áfrica decidiram manter aberto os requisitos. Sendo que por enquanto o concurso aberto está vigorando para o proximo e daí por diante somente para maritimos. Porém os requisitos minimo para o próximo concurso, será o certificado de Capitão amador e a prova de títulos deverá ser de 30 pts, ou seja, teórica 50%, titulos 30% e prova prática 20%.

O governo federal não quer mais que o concurso seja aberto, visto a quantidade de problemas que surgiram nos ultimos anos, devido a este concurso e problemas nas próprias praticagens, como a falta de aptidão da maioria dos prático não maritimos.

Galera! se preparem, a concorrência ta forte! os maiores intelectuais do Brasil estão se preparando para a prova, engenheiros do ITA, IME, auditores fiscais, oficiais da Marinha do Brasil, Oficiais da Marinha Mercante, etc. O próximo concurso será uma verdadeira guerra do conhecimento, pois provavelmente será o ultimo concurso aberto e de 30 a 40 vagas para a glória desta batalha.

Boa Sorte a todos

Roberto Wycz

João Carlos Freire

Show de bola. Se fecharem só para marítimos, não há problema, a gente se torna um. Se vão ser 30 vagas, está muito bom.
Se 30% vai ser de títulos, a gente se prepara para fazer 70% da prova e vê no que dá. Se tem 29 cartas marcadas das 30 vagas oferecidas, a gente faz mais pontos do que elas.
Se a prova vai ser em 2015, ótimo, bastante tempo pra estudar. Se a prova vai exigir certificado de Capitão amador, ótimo ainda haverão pelo menos 5 provas para se habilitar.
Se a concorrência aumentar para 1 milhão por vaga, excelente! Vamos entrar pra história por passar no concurso mais foda da humanidade.
O que não dá é arranjar motivos para desmotivação!
Só tem uma coisa na minha cabeça, me tornar prático e estou fazendo o que for preciso para tanto.
Vamos procurar nos ajudar com palavras de motivação!

Abraços futuros colegas!

Eng. Eduardo

É isso mesmo meu amigo, se eu fosse dar ouvidos para os que aparecem pra tentar me desanimar, pelo fato de eu ser um civil, eu estaria ferrado. Estou muito tranquilo, essa história que vão tirar civil da prova é pura mentira, isso só vai acontecer quando um filho de um DPC, for da marinha também, enquanto eles também forem civis eu estou tranquilo, nem prova de titulo eles vão aumentar, podem ficar tranquilos que o DPC tem missões a cumprir, e uma delas é deixar algum amigo(filho) civil ser prático. Eu até concordo com o pessoal da marinha quando ficam com raiva da gente fazendo uma prova na área deles, mas não temos culpa disso, não sou eu o corrupto, o corrupto nessa história é a própria marinha, vide o concurso de 2008, foi uma vergonha nacional, e alguém conseguiu cancelar o concurso??? então eles que se entendam e tratem de estudar, pois a gente vai de bicho pra cima deles.

É melhor a milicada deixar a gente em paz, pois a gente está dominando tudo, no último concurso nós pegamos 52% das vagas, já já a gente proibe o pessoal da marinha de fazer a prova huahuahua

Abraço João

anônimo


Muito bom amigo!

pilotonboard89


É isso aí João, esse é o espírito da coisa!

Vamos manter o foco e mostrar que isso é mais que uma profissão, mais que um concurso qualquer, mais do que uma grana boa por mês...isso é o SONHO de algumas pessoas! E quando algo é o nosso sonho, qualquer coisa vale a pena para alcança-lo, inclusive mudar os planos e ter de se adaptar a novos requisitos necessários.

Abraço aos colegas e vamos rumo à Praticagem!

MffM

Show de boa, João Carlos Freire!

Essa sua motivação é seu maior combustível!

Rumo à Praticagem!!!

Return to “Discussões Diversas”

cron