Miguens - Serie TRAUB

Tire suas dúvidas sobre o conteúdo programático.
User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Miguens - Serie TRAUB

Postby Admin » Tue Oct 16, 2018 8:41 pm


Olá Amigos,

Fiz toda a série matematicamente utilizando fórmulas trigonométricas e os ângulos que encontrei foram:
14,0 - 15,9 - 18,4 - 21,8 - 26,6 - 33,7 - 45,0 - 63,4 - 90,0

O que após o arredondamento para números inteiros ficam.:
14 - 16 - 18 - 22 - 27 - 34 - 45 - 63 - 90

Os resultados indicam que matematicamente existe a marcação de 18 graus na série de traub.

Em outras palavras, um navegante que utilizasse esta série para a marcação entre 16 e 22 graus chegaria a um resultado incorreto de uma distância duas vezes maior que a distância real ao objeto marcado, podendo por em RISCO a embarcação.

Exemplo: o navegante encontraria a distância de 200 metros e na verdade estaria a 100 metros do objeto marcado.

............

Isso posto, vamos a análise da questão caso caísse na prova que na minha opinião vai depender de como será abordada:

1) se for abordada no sentido de perguntar o que está escrito no Miguens, acho que devemos responder sem o número 18.

2) se for um estudo de caso descrevendo uma possível situação se desenvolvendo a bordo acho que devemos usar o 18.

mas esta é somente minha opinião.

bom estudo a todos
:roll:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
GCorrêa
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Tue Jul 19, 2016 7:55 pm

Re: Miguens - Serie TRAUB

Postby GCorrêa » Tue Mar 12, 2019 10:27 am

Prezados, bom dia!

Estou revisando mais uma vez o Miguens. Vendo o comentário do amigo acima, que calculou matematicamente os dados. Certamente se pegarmos a marcação de 16° e 22° por exemplo, como sucessivas, extariamos considerando uma distância igual a 2d. No entanto, em uma tabela ele "casa" como marcações sucessivas
Seria de Traub.jpg
. Seria isso apenas mais um erro?

Obrigado.

User avatar
LMprat
Contribuidor November
Contribuidor November
Posts: 40
Joined: Wed Mar 28, 2018 12:42 pm

Re: Miguens - Serie TRAUB

Postby LMprat » Tue Mar 12, 2019 7:54 pm

Prezados, bom dia!

Estou revisando mais uma vez o Miguens. Vendo o comentário do amigo acima, que calculou matematicamente os dados. Certamente se pegarmos a marcação de 16° e 22° por exemplo, como sucessivas, extariamos considerando uma distância igual a 2d. No entanto, em uma tabela ele "casa" como marcações sucessivas
Seria de Traub.jpg
. Seria isso apenas mais um erro?

Obrigado.
A imagem corrobora com o fato de 18° pertencer a Série. Estes pares tabelados nada mais são que os pares, alternados, das marcações de Traub:

14 - 16 - 18 - 22...

Por exemplo, 16° e 22°, desta tabela, pode-se ler como distância entre 3 marcações sucessivas de Traub. Lembrando, em Traub: Distancia entre 2 (duas) marcações sucessivas = X/2, sendo X = Distancia objeto quando través. Ou seja, Distancia entre distancia entre 3 (três) marcações sucessivas = X Que é justamente o que diz essa tabela.

User avatar
GCorrêa
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Tue Jul 19, 2016 7:55 pm

Re: Miguens - Serie TRAUB

Postby GCorrêa » Tue Mar 26, 2019 10:24 am

Prezado LM,

Obrigado!

User avatar
danzitous
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 11
Joined: Tue Feb 24, 2015 8:24 am

Re: Miguens - Serie TRAUB

Postby danzitous » Thu Jun 18, 2020 2:27 pm

Nova edição do Miguens responde minha dúvida inicial:

Fica claro agora que 18º faz parte da série de traub. Agora aparece também no texto (e não só na tabela como era antes).

Abs,

Danzitous


Return to “Dúvidas sobre a matéria”

cron