Quando será o próximo processo seletivo? II

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2019
1
1%
2020
17
11%
2021
26
17%
2022
24
16%
2023
31
20%
2024
13
8%
2025
23
15%
Deve demorar mais.
18
12%
 
Total votes: 153

User avatar
joaomaldonado
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Fri Jul 05, 2019 8:45 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby joaomaldonado » Mon Jun 06, 2022 3:52 am

Gabinete do Senador NELSINHO TRAD

PROJETO DE LEI nº 877 de 2022 (PL 877/2022)
Altera a Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências, para conferir segurança jurídica e estabilidade regulatória nos preços dos serviços de praticagem
...
Art. 15-D. Somente poderão participar do processo seletivo para a categoria de praticante de prático:
I - Aquaviários portadores de certificado no nível de oficial de náutica, nos termos do regulamento;
II - Práticos habilitados e qualificados, em caso de mudança de Zona de Praticagem.
...
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/ ... ?id=152664
Bem restritivo esse PL, nem oficial de máquinas poderá fazer o concurso, mesmo com diploma de ciências náuticas.
Vamos ver no que vai dar.
Pera aí, isso quer dizer que só quem é formado na EFOMM poderia fazer o processo seletivo? Eu, por exemplo, sou formado aspirante a oficial da reserva da aeronáutica e engenheiro mecânico, logo teria que fazer 22 meses de curso na ASON para me tornar oficial de náutica, ou existe alguma outra forma?

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby pdf » Mon Jun 06, 2022 11:36 am

ASON não tem desde 2012, sem contar a limitação de idade de 35 anos para participar do concurso.
Basicamente, a intenção é fechar a profissão para MM ou Oficial da MB que fizer o ATNO.

User avatar
joaomaldonado
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Fri Jul 05, 2019 8:45 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby joaomaldonado » Mon Jun 06, 2022 1:56 pm

Vocês acham que tem alguma chance desse PL passar?

User avatar
PedroP
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 9
Joined: Wed Mar 25, 2015 7:44 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby PedroP » Tue Jun 07, 2022 3:36 pm

Que absurdo. Alguma razão para isso? Muitos acidentes? ou Reserva de mercado mesmo????
Então já deviam passar a atribuição para a Marinha e pagar a mesma remuneração de um capitão para os novos práticos. Isso quem está patrocinando esse projeto não deve querer....

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Fabricio » Tue Jun 07, 2022 3:48 pm

Essa é fresquinha igual Brisa Marinha!!!

http://broadcast.com.br/cadernos/financ ... d4ZjlPUT09


Boa Semana!

User avatar
pratic
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 14
Joined: Sun Mar 31, 2019 11:28 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby pratic » Wed Jun 08, 2022 2:51 pm

Gabinete do Senador NELSINHO TRAD

PROJETO DE LEI nº 877 de 2022 (PL 877/2022)
Altera a Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências, para conferir segurança jurídica e estabilidade regulatória nos preços dos serviços de praticagem
...
Art. 15-D. Somente poderão participar do processo seletivo para a categoria de praticante de prático:
I - Aquaviários portadores de certificado no nível de oficial de náutica, nos termos do regulamento;
II - Práticos habilitados e qualificados, em caso de mudança de Zona de Praticagem.
...
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/ ... ?id=152664
Bem restritivo esse PL, nem oficial de máquinas poderá fazer o concurso, mesmo com diploma de ciências náuticas.
Vamos ver no que vai dar.
Pera aí, isso quer dizer que só quem é formado na EFOMM poderia fazer o processo seletivo? Eu, por exemplo, sou formado aspirante a oficial da reserva da aeronáutica e engenheiro mecânico, logo teria que fazer 22 meses de curso na ASON para me tornar oficial de náutica, ou existe alguma outra forma?
Formados na EFOMM e em Náutica. Os que optaram por máquinas estão fora por essa regra.

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 60
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Wed Jun 08, 2022 7:59 pm

Importante ressaltar que são duas PLs diferentes. Uma do governo querendo regulamentar a profissão de forma a diminuir os custos e outra da praticagem( apresentada pelo Nelsinho) que buscar dar mais segurança jurídica e incluiu a cláusula que deixa a praticagem fechada apenas para mercantes. O mais provável é que nenhum vá para frente, mas se alguma for é a do Governo. Portanto, a PL que fecha a praticagem tem chances praticamente nulas de ir pra frente.

User avatar
carinacvg
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Fri Jun 24, 2022 3:08 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby carinacvg » Mon Jun 27, 2022 10:44 am

Alguém já pediu o número de fainas de 2021 à CGU? Acho que agora já deu tempo de processarem os dados de dezembro para ter o fechamento do ano.
1B69989F-30C1-4CBE-8D05-F4E082F83832.jpeg
Oi, tudo bem?? Onde eu consigo esse tipo de informação? A quem recorrer? Obrigada.

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby praticodocerrado » Mon Jun 27, 2022 1:57 pm

Oi, tudo bem?? Onde eu consigo esse tipo de informação? A quem recorrer? Obrigada.
Carina,

Precisa formular um pedido de acesso à informação à Marinha por meio do portal da transparência federal, com fundamento na Lei de Acesso à Informação. Mas acho que o nº de fainas de 2021 já foi postado aqui, assim como as do primeiro quadrimestre de 2022 no site claudiaduarte.com.br.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Admin » Mon Jun 27, 2022 7:56 pm

Oi, tudo bem?? Onde eu consigo esse tipo de informação? A quem recorrer? Obrigada.
Carina,

Precisa formular um pedido de acesso à informação à Marinha por meio do portal da transparência federal, com fundamento na Lei de Acesso à Informação. Mas acho que o nº de fainas de 2021 já foi postado aqui, assim como as do primeiro quadrimestre de 2022 no site claudiaduarte.com.br.
Fainas de Praticagem do primeiro quadrimestre de 2022:
http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busc ... 6b5ebb3bef
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Próximo Processo Seletivo”