Quando será o próximo processo seletivo? II

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2019
1
1%
2020
17
11%
2021
26
17%
2022
24
16%
2023
31
20%
2024
13
8%
2025
23
15%
Deve demorar mais.
18
12%
 
Total votes: 153

User avatar
joaomaldonado
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Fri Jul 05, 2019 8:45 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby joaomaldonado » Fri Jul 08, 2022 12:19 pm

Alguém sabe como calcular o valor médio de uma faina?
Sei que tem documentos especificando exatamente o valor da faina dependendo no navio, mas não sei se existem documentos falando quais navios entraram na ZP naquele ano. Alguém tem um valor médio?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Admin » Fri Jul 08, 2022 12:26 pm

Alguém sabe como calcular o valor médio de uma faina?
Sei que tem documentos especificando exatamente o valor da faina dependendo no navio, mas não sei se existem documentos falando quais navios entraram na ZP naquele ano. Alguém tem um valor médio?
Cada ZP tem tabelas próprias.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
joaomaldonado
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Fri Jul 05, 2019 8:45 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby joaomaldonado » Fri Jul 08, 2022 5:28 pm

Com certeza. O que estou querendo é calcular uma média para uma dada ZP.
Por exemplo, pra ZP do ES, temos esse documento:
https://prado.com.br/wp-content/uploads ... NEXO-B.pdf

Mas como eu sei quantos UPs tiveram em média os navios daquela ZP, ou quantas fainas foram integrais e quantas parciais, ou se houve algum adicional?

User avatar
Apprentice
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Thu Feb 26, 2015 9:44 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Apprentice » Sat Jul 09, 2022 10:20 pm

Com certeza. O que estou querendo é calcular uma média para uma dada ZP.
Por exemplo, pra ZP do ES, temos esse documento:
https://prado.com.br/wp-content/uploads ... NEXO-B.pdf

Mas como eu sei quantos UPs tiveram em média os navios daquela ZP, ou quantas fainas foram integrais e quantas parciais, ou se houve algum adicional?
Interessante... ainda não tinha visto o cálculo do valor da faina considerando essa UP. Alguém sabe explicar como se calcula isso por tipo/porte de navio ?

User avatar
plc123
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed Feb 02, 2022 4:35 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby plc123 » Sat Oct 01, 2022 8:15 pm

Alguém sabendo de uma suposta reunião que estaria para ocorrer visando tratar acerca do remanejamento de práticos?
Será que indica proximidade de concurso? Mesmo que somente com vagas nas "piores" ZPs
AVANTE!!!

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Admin » Sat Oct 01, 2022 8:42 pm

Alguém sabendo de uma suposta reunião que estaria para ocorrer visando tratar acerca do remanejamento de práticos?
Será que indica proximidade de concurso? Mesmo que somente com vagas nas "piores" ZPs
DPC está fazendo estudo para estabelecer regras para remanejamento e parar de sofrer na justiça.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby praticodocerrado » Tue Oct 04, 2022 12:53 am

Alguém sabendo de uma suposta reunião que estaria para ocorrer visando tratar acerca do remanejamento de práticos?
Será que indica proximidade de concurso? Mesmo que somente com vagas nas "piores" ZPs

O TCU e a Normam-12 já salientaram que o remanejamento só pode ser usado em situação excepcional. Não é concurso de remoção como um servidor público, porque a LESTA é clara:

Art. 13.
§ 1º A inscrição de aquaviários como práticos obedecerá aos requisitos estabelecidos pela autoridade marítima, sendo concedida especificamente para CADA zona de praticagem, APÓS a aprovação em exame e estágio de qualificação.

Qualquer tentativa de desvirtuar a lei pela DPC deve motivar novas representações no TCU e MPF. Estejamos atentos, pessoal!

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Fabricio » Wed Oct 05, 2022 11:36 am

Alguém sabendo de uma suposta reunião que estaria para ocorrer visando tratar acerca do remanejamento de práticos?
Será que indica proximidade de concurso? Mesmo que somente com vagas nas "piores" ZPs

O TCU e a Normam-12 já salientaram que o remanejamento só pode ser usado em situação excepcional. Não é concurso de remoção como um servidor público, porque a LESTA é clara:

Art. 13.
§ 1º A inscrição de aquaviários como práticos obedecerá aos requisitos estabelecidos pela autoridade marítima, sendo concedida especificamente para CADA zona de praticagem, APÓS a aprovação em exame e estágio de qualificação.

Qualquer tentativa de desvirtuar a lei pela DPC deve motivar novas representações no TCU e MPF. Estejamos atentos, pessoal!

Se vão colocar um prático militar, não vai ter mais concurso!! Toda vez que sair um prático, seja por morte, desistência ou qualquer motivo, vão colocar o militar e com isso fechar a lacuna.

Com o que tem de prático hoje dá para eles sobreviverem por mais uns 20 anos!!!!

Se morrer metade dos práticos hoje, o sistema continua funcionando. A escala vai cair de 5 dias para 3!!!

Game over top guns!!

Se tinha algum bom motivo para parar de estudar, agora chegou!! Vida que segue!! :arrow:

User avatar
joaomaldonado
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Fri Jul 05, 2019 8:45 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby joaomaldonado » Thu Oct 06, 2022 8:14 pm

Que história é essa de colocar prático militar pra fechar lacuna? De onde veio isso?

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby pdf » Fri Oct 07, 2022 9:59 am

Que história é essa de colocar prático militar pra fechar lacuna? De onde veio isso?
https://opraticantedepratico.com/2022/0 ... litar.html

Ainda é apenas uma sugestão.


Return to “Próximo Processo Seletivo”