Quando será o próximo processo seletivo? III

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2023
2
6%
2024
6
19%
2025...
24
75%
 
Total votes: 32

User avatar
MadMax
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Mon Aug 21, 2023 6:58 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby MadMax » Tue Aug 29, 2023 9:31 pm

Eu passei 6 meses estudando day trade, paguei curso, comecei a operar, ganhei 30 mil em 9 dias e perdi 46 mil no 10° dia. Parei com mercado futuro.
Quem quiser ir por esse caminho, vá com cuidado.

User avatar
andersontcmrj
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 27
Joined: Sat Sep 26, 2020 11:48 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby andersontcmrj » Thu Aug 31, 2023 11:01 am


User avatar
joaoc
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 28
Joined: Mon May 14, 2018 9:53 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby joaoc » Wed Sep 20, 2023 2:55 pm

Compareço neste fórum a cada 4 anos. Antes disso, era frequentador diário. Percebi que a dpc não queria concurso, enquanto o resto da galera em "denial", sempre buscando motivos para confirmar a sua ardente vontade de um processo seletivo iminente com 200 vagas para a zp que paga 600mil por mês. Fiz cursinho naquele mais caro e mais gourmerizado (RJ), naquele outro carioca que tb é bom, mas um pouco mais barato, ambos presenciais. Viajava de outra unidade da federação para frequentar. Também fiz aquele da terra do neymar, só que a distância. Previ que a dpc começaria a remover práticos, já que era a jogada mais óbvia acertada e juridicamente factível, nada mais que a lei do menor esforço para sanar o problema de lotação das zps, pois nenhum velhão da marinha ganha pra abrir concurso. O máximo que ele pode receber é ter de comparecer em um monte de audiencia judicial para depor na qualidade de acusado, por vazamento de questões, como ocorreu no último pscpp, pagando advogado do próprio bolso. Previ que o pscpp demoraria mais de dez anos. Certa feita, durante o almoço, um professor do cursinho disse a nós que a sua carteira de capitão amador tinha a validade de 10 anos, por isso não precisaria renovar antes do próximo processo seletivo. E eu disse a ele que teria de renovar, ao que replicou com desdém. No final, eu estava certo. É uma daquelas ocasiões na vida em que a gnt deseja estar errado. Outro amigo me chamou no canto e perguntou o que eu achava de ele se afastar dos estudos da praticagem para ir fazer uma pos graduação na áustria. Retruquei a ele: "o que vc ainda está fazendo no Brasil, rapá?". Ele já foi e concluiu a pós.
Sei que é difícil ter de jogar fora anos de dedicação, mas, infelizmente, tenho de fazer uma nova previsão nada alvissareira: o próximo pscpp não ocorrerá antes de 2030. Os 620 práticos da atualidade são mais do que suficientes para conduzir as embarcações cada vez maiores e mais tecnológicas que adentram os nossos portos. Com a elevação da idade limite para 75 anos e o livre remanejamento entre zps, os práticos ganharam ãnimo para continuar na profissao, pois poderao chegar na zp dos seus sonhos um dia, desde que continuem estudando e, como a expectativa média de vida do brasileiro é 77 anos, isso significa que, na vida real, o prático se tornou vitalício na função. Só sai se morrer. Então, caro(a) amigo(a), valorize o seu tempo de vida, sua família, tenha um plano b e um plano c alternativos á praticagem, sob pena de se frustrarem ao final. Aproveite a sua vida. Fiquem em paz! Vejo vcs em 4 anos!

User avatar
DaniCV
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 22
Joined: Mon Aug 26, 2019 12:13 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby DaniCV » Thu Sep 21, 2023 2:58 pm

Infelizmente tenho que concordar com o nobre colega. Apenas uma divergência em relação ao ano...não acredito que chegue em 2030...acredito em 2027 ou 28. Quero saber quem ainda dedica 4, 5, 6 horas diárias para o seletivo. Eu mesmo já não faço há um bom tempo. Resta-nos aguardar e torcer para que estejamos errados.

:arrow:

Compareço neste fórum a cada 4 anos. Antes disso, era frequentador diário. Percebi que a dpc não queria concurso, enquanto o resto da galera em "denial", sempre buscando motivos para confirmar a sua ardente vontade de um processo seletivo iminente com 200 vagas para a zp que paga 600mil por mês. Fiz cursinho naquele mais caro e mais gourmerizado (RJ), naquele outro carioca que tb é bom, mas um pouco mais barato, ambos presenciais. Viajava de outra unidade da federação para frequentar. Também fiz aquele da terra do neymar, só que a distância. Previ que a dpc começaria a remover práticos, já que era a jogada mais óbvia acertada e juridicamente factível, nada mais que a lei do menor esforço para sanar o problema de lotação das zps, pois nenhum velhão da marinha ganha pra abrir concurso. O máximo que ele pode receber é ter de comparecer em um monte de audiencia judicial para depor na qualidade de acusado, por vazamento de questões, como ocorreu no último pscpp, pagando advogado do próprio bolso. Previ que o pscpp demoraria mais de dez anos. Certa feita, durante o almoço, um professor do cursinho disse a nós que a sua carteira de capitão amador tinha a validade de 10 anos, por isso não precisaria renovar antes do próximo processo seletivo. E eu disse a ele que teria de renovar, ao que replicou com desdém. No final, eu estava certo. É uma daquelas ocasiões na vida em que a gnt deseja estar errado. Outro amigo me chamou no canto e perguntou o que eu achava de ele se afastar dos estudos da praticagem para ir fazer uma pos graduação na áustria. Retruquei a ele: "o que vc ainda está fazendo no Brasil, rapá?". Ele já foi e concluiu a pós.
Sei que é difícil ter de jogar fora anos de dedicação, mas, infelizmente, tenho de fazer uma nova previsão nada alvissareira: o próximo pscpp não ocorrerá antes de 2030. Os 620 práticos da atualidade são mais do que suficientes para conduzir as embarcações cada vez maiores e mais tecnológicas que adentram os nossos portos. Com a elevação da idade limite para 75 anos e o livre remanejamento entre zps, os práticos ganharam ãnimo para continuar na profissao, pois poderao chegar na zp dos seus sonhos um dia, desde que continuem estudando e, como a expectativa média de vida do brasileiro é 77 anos, isso significa que, na vida real, o prático se tornou vitalício na função. Só sai se morrer. Então, caro(a) amigo(a), valorize o seu tempo de vida, sua família, tenha um plano b e um plano c alternativos á praticagem, sob pena de se frustrarem ao final. Aproveite a sua vida. Fiquem em paz! Vejo vcs em 4 anos!

User avatar
pedro5521
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 8
Joined: Sat Sep 30, 2017 2:59 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby pedro5521 » Fri Sep 22, 2023 3:07 pm

Sugestão aos amigos: estude firme até pontuar consistentemente acima dos 60pts nos simulados, depois diminua a marcha e siga sua vida. Se fosse fácil ganhar um salário de 6 digitos e ainda trabalhar pouco, qualquer um faria. É uma corrida de resistência, os fortes e aptos alcançarão o sucesso. Os fracos e pessimistas irão ficar perdendo tempo preocupados com a data do concurso, sendo que a grande maioria desses que se preocupam com a data, nunca pontuaram acima dos 60 pts e nunca pontuarão. Quem persiste alcança! Como diria o Hércules: "Não tem jantar de graça".

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby pdf » Mon Sep 25, 2023 11:29 am

Todo mundo concorda que passou da metade. Já é alguma coisa :lol:

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby Fabricio » Fri Oct 06, 2023 8:50 am

Enquanto isso na série do NETFLIX - "QUEM MANDA EM QUEM", segue a sinopse:

https://www.praticagemdobrasil.org.br/p ... a-marinha/

:lol: :lol:

User avatar
Pilot16
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Mon Feb 25, 2019 10:20 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby Pilot16 » Mon Oct 09, 2023 9:18 pm

Pelo que entendi a proposta é boa, certo?

Mantendo a Marinha como Autoridade no assunto (sem a Antaq), definindo praticagem como atividade privada e limitando possíveis fixações de preços.

Teria algum ponto ruim que deixei passar?

Aqui tem o link sobre o PL com uma pesquisa pública:
https://www.camara.leg.br/enquetes/1548586

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby pdf » Tue Oct 10, 2023 9:53 am

Pelo que entendi a proposta é boa, certo?

Mantendo a Marinha como Autoridade no assunto (sem a Antaq), definindo praticagem como atividade privada e limitando possíveis fixações de preços.

Teria algum ponto ruim que deixei passar?

Aqui tem o link sobre o PL com uma pesquisa pública:
https://www.camara.leg.br/enquetes/1548586
A proposta do PL em discussão era essa, mas ele não foi aprovado pela comissão e, aparentemente, será apensado aos PLs que sugerem que a regulação econômica da praticagem seja realizada pela Antaq.

User avatar
erli.jr
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Mon Dec 06, 2021 11:01 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? III

Postby erli.jr » Sat Oct 14, 2023 10:21 pm

https://opraticantedepratico.com/2023/1 ... -2023.html
Image
Quantos processos de remanejamento teremos? Pq PSCPP em curto prazo...ta dificil.


Return to “Próximo Processo Seletivo”