Qual o procedimento para civis se tornarem práticos?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Qual o procedimento para civis se tornarem práticos?

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 2:13 pm

Antunes

Vou fazer vestibular esse ano mas não quero prestar escola naval, ou entrar para a marinha mas tenho vontade de , no futuro, me tornar prático. Qual seria o melhor caminho para um civil ingressar na carreira de prático? Fazer algum curso ou estudar em casa, dicas de cursos , essas coisas.


Antunes

Eu fico em dúvida principalmente a essa parte da Norman 12:

"c) Ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior
a 4 (quatro), Prático ou Praticante de Prático até data estabelecida no Edital; ou pertencer
ao Grupo de Amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador, até a data de
encerramento das inscrições, inclusive conforme a correspondência com as categorias
profissionais estabelecida nas “Normas da Autoridade Marítima para Amadores,
Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das
Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC);"

Como civil, onde eu conseguiria esse título?

Civil

Caro colega, como civil você precisara tirar a habilitacao de mestre amador, que eh a categoria acima do arrais.

Abs

HALT

Caro Antunes

1 passo:Como a Autoridade Maritima diminuiu a idade para 18 anos, realizaria um curso superior de tecnologo ou formacao superior reconhecido pelo MEC no menor prazo possivel.
2 passo: Procurar uma CP/DL/AG mais proxima de sua residencia e realizaria a prova de arrais amador. Caso voce consiga passar na prova, voce espera um tempo que acredito seja de seis meses e voce podera realizar a prova de mestre amador. Basicamente uma prova em cima do livro NAVEGAR E FACIL do CMG MIRANDA DE BARROS.
3 passo: Caso voce more no Rio de Janeiro entre em contato com o curso H. O Hercules conseguiu transformar a prova de praticante de pratico em algo possivel de ser atingido, mesmo para um CIVIL que nunca entrou num navio.
4 passo: comece a identificar as suas fraquezas para a prova, se for o ingles faca um curso no exterior de um ano para poder nivelar com os outros concorrentes. Nao adianta nada passar na prova escrita e cair na prova oral.
5 passo: Estude uma media de 10 horas por dia durante um ano. As materias do modulo 1 e 2 sao as mais dificieis, porem depois que voce domina a chance de passar aumenta muito.
6 passo: Nao desista mesmo apos uma derrota inicial, tente de novo. A prova de pratico voce faz ate passar.



Antunes

Esses cursos são bem caros não? Então não daria pra fazer um curso rápido, que não me desse dinheiro o bastante. Estou pensando em fazer medicina ou naval pra bancar esses cursos.

ghamauricio

Sinceramente, Antunes? A melhor opção é fazer a EFOMM mesmo, pois o curso dura meros três anos.
Qualquer outro curso superior duraria quatro anos NO MÍNIMO!

Antunes

Pois é, meu irmão conhece um cara que tem 23 anos, formando em Eng. civil que passou pra ser prático mas não tive como entrar e contato com ele. Mas como é o EFOMM? Tem que ficar "confinado" igual em escola militar?

Nautilus

Esse concurso é bastante difícil,mas ,do meu ponto de vista, o que dificulta mesmo é o custo altíssimo dos cursos e dos simuladores!
Ainda que se tenha tempo e disposição,é necessário uma quantidade de capital bem alta para poder arcar com os estudos...

Acredito que esse não seja um problema enfrentado pelos oficiais da MM e da MB.

yurioak

Quais são essas matérias do modulo 1 e 2?

Humildade-e-Perseverança

Olá Antunes,

Acho que os civis não devem se achar menos capazes de entrar nessa carreira do que os Marítimos não.

Legal que você já pensa na praticagem mesmo antes de fazer o vestibular!

Como o colega citou, a melhor opção é fazer EFOMM, a matéria tem mais aderência com os assuntos da prova.

Enquanto estiver na faculdade, você vai estudando a matéria. Tem outros cursos mais baratos que o H, como o Sierra por exemplo. O H é ótimo, eu fiz todos os módulos, mas é caro e é melhor aproveitado se você já for pras aulas com a matéria já lida e entendida.

O Sierra é um curso que é bom para quem tá começando e não é muito caro, mas a carga horária é bem menor que o H, pois é mais introdutório.

O Prof. Jaime (que dá aula no H) também dá aula no CL Vela e ele é excelente. Não sei como tá o preço deles mas vale a pena conferir se tá um preço bom.

De qualquer forma, durante os anos de faculdade, você vai ter tempo (pelo menos 3 anos) para estudar bem as matérias do concurso.

É bom também pra quem está começando ter o "mindset" de que a prova não é um bicho de 7 cabeças não. Basta conhecer muito bem o "feijão com arroz" e ir sedimentando o conhecimento. Cerca da metade do pessoal que conheci aprovado nesse último exame não estudou mais que 1 ano para a prova, mas com foco e acompanhando algum desses cursos.

Boa sorte.

Return to “Novatos”

cron