Como um engenheiro se torna prático?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Como um engenheiro se torna prático?

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 5:52 pm

thiagofbrito

Olá! Sou engenheiro e gostaria de saber que caminho devo tomar para virar um prático. Não possui experiência alguma marítima. Obrigado!


TM

Prezado Thiago,

Tudo bem contigo?

Em relação ao que vc escreveu, eu recomendaria pra vc os seguintes passos objetivos:
1) Leia o NORMAM 12 e acesse o site do CONAPRA, para conhecer um pouco mais a profissão;
2) Tire pela Marinha as carteirinhas de Arrais e Mestre-Amador.
Outra condição necessária para poder participar do concurso é ter diploma de Curso Superior, e estar em boas condições de saúde (de acordo com as exigências específicas do NORMAM 12).

Saiba que uma porcentagem considerável das pessoas que são aprovadas no processo seletivo vieram de um meio profissional que não tem nada a ver com a Marinha, navegação ou praticagem. Existem vários práticos hoje que antes eram professores, advogados, militares, policiais, donas-de-casa, engenheiros, auditores fiscais, micro-empresários, psicólogos, estudantes, etc. Ou seja, o que determina a sua aprovação é única e exclusivamente a sua força de vontade e seu foco, e não quem vc é ou de onde vc vem.
Para terminar, deixo aqui pra vc uma frase do Roberto Shinyashiki:

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."

Estamos aí para ajudar no que for possível!
Bons estudos!

TM.

thiagofbrito

TM,

Tudo tranquilo. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Só mais uma pergunta: Você é prático?

TM

Não, mas tb sou engenheiro, como vc, daí veio a minha motivação em respondê-lo, já que somos do mesmo meio profissional!
Um grande abraço!

Vinicius Batalha

O Thiago ja disse tudo, eu sou engenheiro e fui aprovado no ultimo PS.
So digo que precisa de muita determinacao e estudo.
Foram varios engenheiros aprovados no ultimo PS, se quer passar tem que estudar muito. Nao adianta voce saber igual aos outros. Pois voce nao tem titulos. Entao sua nota na prova escrita tem que compensar isto. Na prova deste ano nao teve pessoas excedentes na PPO. Mas em 2011 teve varios.
entao tem que ficar entre os primeiros para compensar os titulos de outros candidatos e disputar a PPO em igualdade de condicoes. Se nao corre o risco de ficar de fora na PPO ou parar em um porto que seria sua ultima opcao.


thiagofbrito

Bacana. Estudo é essencial para o PS. O que já não seria totalmente válido, a meu ver, para a prova oral visto que é exigido conhecimento prático. Ou seja, como se preparar para esta etapa? Existe alguma expectativa de PS? Obrigado a todos!

Vinicius Batalha

A prova oral sinceramente vocce ve depois. A melhor preparacao que voce pode fazer para PPO agora seria juntar $$$, quanto mais melhor, se puder chegar em 6 digitos bom!!

Espectativa de PS? Se souber me conta por mensagem privada... kkkk.

Sinceramente, nao importa, se quer passar estuda quando vier estara pronto.

thiagofbrito

Hahaha 6 dígitos? Qual a razão disso tudo?

Vinicius Batalha

Os cursos para PPO sao muito caros. Espere gastar bastante!!!

Coringa6969

Caro se você fizer o curso em lugares picaretas. Como cursos que cobram um percentagem do seu salário após a obtenção do Certificado de Prático....

Com R$30 mil, você faz uma preparação. Se souber os lugares corretos. Os desesperados e trouxas pagam ou dobro ou triplo disso

Vinicius Batalha

Verdade coringa, conheco gente nesta prova que so gastou com nautis uns R$ 5 mil e foi super bem estando classificado para os melhores portos do brasil. E conheco gente que gastou mais de 100 e nao atingiu seu objetivo.

Agora na minha opiniao melhor voce ter o dinheiro e estar preparado para isto.

Realmente os cursos esploram a ansiedade dos alunos, mas com a proliferacao dos mesmos acredito que o custo tende a cair.

entao voce tem sua faixa espere gastar entre 30 a 100 ou pouco mais thiago.

Pilot trainee

Na próxima PPO simulador de manobra vai rodar no Google Glass, e ninguém vai gastar fortuna indo pra outro hemisfério fazer simulador.



Daniel boom

Bom dia praticantes e candidatos a,

To interessado em estudar para prático e tenho algumas dúvidas, a maior delas sobre o treinamento em simuladores. Vejo que os valores podem variar de R$5mil a mais de R$100 mil.....por isso pergunto: Qual é o curso de maior custo benefício e em caso de existir a grana, qual o melhor?

Tenho acompanhado o curso H e o Sierra Pilots que me parecem ser os melhores mas fica a dúvida em qual devo aderir.

Abs a todos e a espera de comentários....

confederado

Jesus Cristo, como pode alguém gastar 100 mil em curso de simulador?! Não sei quanto custa aquele curso em simulador em Baltimore, oferecido pelo CursoH, mas um candidato aprovado disse que a última fase é bem mais tranquila que a primeira. Sei que o CIAGA (no Rio) e a Petrobras (provavelmente também no Rio) têm simuladores e talvez o CIABA (em Belém) tenha. Para entrar neles, é necessário ser aluno, funcionário ou ter um bom QI lá dentro. Outra saída seria, para quem é filho ou parente de prático, acompanhar as manobras.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?

marceloooi

Cara. Dá uma olhada no curso BZ. O simulador lá é moderno. O pessoal alto padrão. Graças a eles obtive uma boa nota na PPo

Daniel boom

Realmente 100 mil acho um descabimento mas é o que eu escutei ao começar a buscar informações sobre esse concurso.


Daniel boom

Valeu Marcelo, tava olhando o curso BZ pareceu bem organizado embora um pouco mais caro que o CH (mas considerando a inclusão do simulador)

confederado

Caríssimo, existem algumas maneiras para um engenheiro tornar-se um prático, as mais viáveis são: (I) conseguindo habilitação de amador para pilotar embarcações de recreio, que pode ser conseguida em poucos meses, ou (II) ser aprovado no ASON, curso ministrado apenas no Rio (Ciaga) e em Belém (Ciaba), cujo acesso (com número de vagas limitado) é oferecido no meio do ano e dura 12 meses. O mais fácil, creio eu, seja ir através de amador: primeiro passe para arrais-amador (o que eu sou hoje) e, logo em seguida, para mestre-amador. As capitanias fazem provas toda semana para essas titulações, basta procurar uma escola para arrais e se preparar para os dois, um de cada vez. Já com relação ao Ciaga/Ciaba, demora mais, mas, caso a pessoa passe, ela vai respirar navegação, sai com o título de segundo oficial de náutica e facilmente - pelo que me consta - consegue um emprego na faixa dos R$8~9 mil. O único problema é que são 12 meses ganhando míseros R$2,2 mil (sendo R$1,1 mil do instituto e R$1,1 de bolsa da Petrobras). Para quem mora com os pais e não tem custos, é tranquilo; para quem sustenta uma casa, mulher e filhos, talvez seja melhor juntar dinheiro para esses 12 meses. Eu optei pelos dois caminhos ao mesmo tempo: se o edital vier e eu for só mestre-amador, apenas não ganho pontos na prova de títulos; se for segundo ON (oficial de náutica), ganho, salve engano, 0,8 ponto.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?

confederado

Sei que não é o escopo do tópico, mas como falamos sobre as titulações necessárias (foco em amador ou profissional), achei interessante lembrar os diletos colegas sobre os critérios para a prova de títulos. Segundo oficial de naútica vale realmente 0,8 ponto.




Para quem é prático há pelo menos 6 meses, por exemplo, já ganha ponto. Se for há 4 anos ou mais, já ganha 5.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?

Daniel boom

Valeu Confederado,

Vc mencionou sobre o curso de ASON, curso ministrado no Rio (Ciaga), eu entrei na página deles e não consegui detectar esse curso. Vamos dizer que o cara faça esse curso, nesses 12 meses são ministrados conteúdos que servirão para a prova de prático? Vale a pena? Tenho entendido que valeria a pena tb pelo fato de ganhar pts de título é isso mesmo? E o salário de R$2,2 mil entra aonde?

abs



confederado

Bom dia, Daniel. No site do Ciaga, o curso de ASON está dentro de Cursos do PREPOM > Relação de Cursos > Adaptação > CURSO DE ADAPTAÇÃO A 2º OFICIAL DE NÁUTICA (ASON). O link é esse aqui: http://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/cursos.htm
E o detalhamento do curso está aqui: http://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/ASON.pdf
Os conteúdos ministrados com certeza servirão para o processo seletivo de prático. A princípio, vale a pena tanto pela pontuação em títulos (0,8 ponto), mas principalmente pelo conhecimento adquirido. As desvantagens seriam: ter de se mudar para o Rio ou para Belém, caso não more nessas cidades, e abrir mão de remuneração, caso já ganhe mais de R$2,2 mil. O Ciaba (e, pelo que me consta, o Ciaga também) paga R$1,1 mil ao aluno e a Petrobras complementa com outros R$1,1 mil. Não sei se a Petrobras paga a todos, mas a muitos.
Para quem é mais jovem, é interessante fazer o Ciaba/Ciaga logo como graduação: é em ciências náuticas, dura 3 anos e a pessoa já sai como segundo oficial.
Vale lembrar, todavia, que o candidato pode ser apenas amador: estudando os conteúdos com determinação própria e intensificá-los meses antes da prova. Eu pretendo, assim que sair o edital, tirar férias nos 2 meses que antecedem a prova para fazer curso presencial no Rio.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?


Daniel boom

Interessante, mas lendo a especificação do curso vi que existe um estágio de 12 meses embarcado.....com mulher e filho pequeno ficaria difícil. Talvez fosse elhor a opção de amador com curso de arrais/mestre.

thiagofbrito

Estou atualmente no Ason cursando no Ciaga. Na verdade trata-se de um curso voltado a formação de oficiais da Marinha Mercante, que é uma carreira a parte. A única relação com o concurso de prático é a possibilidade de adquirir experiência marítima que pode vir a ajudar na prova de prático. A bolsa oferecida, na verdade, pode chegar a R$1110,00 para quem cursar no Ciaga e R$1510,00 para quem cursar na FEMAR (adicional de auxílio alimentação pois não possui refeitório). No edital desse ano não teve turma Universidade Petrobras, não sei como funciona a questão do auxílio para quem estuda la.

Em 26/11/2014 10:29, "confederado [via O Praticante de Prático]" <[hidden email]> escreveu:
Bom dia, Daniel. No site do Ciaga, o curso de ASON está dentro de Cursos do PREPOM > Relação de Cursos > Adaptação > CURSO DE ADAPTAÇÃO A 2º OFICIAL DE NÁUTICA (ASON). O link é esse aqui: http://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/cursos.htm
E o detalhamento do curso está aqui: http://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/ASON.pdf
Os conteúdos ministrados com certeza servirão para o processo seletivo de prático. A princípio, vale a pena tanto pela pontuação em títulos (0,8 ponto), mas principalmente pelo conhecimento adquirido. As desvantagens seriam: ter de se mudar para o Rio ou para Belém, caso não more nessas cidades, e abrir mão de remuneração, caso já ganhe mais de R$2,2 mil. O Ciaba (e, pelo que me consta, o Ciaga também) paga R$1,1 mil ao aluno e a Petrobras complementa com outros R$1,1 mil. Não sei se a Petrobras paga a todos, mas a muitos.
Para quem é mais jovem, é interessante fazer o Ciaba/Ciaga logo como graduação: é em ciências náuticas, dura 3 anos e a pessoa já sai como segundo oficial.
Vale lembrar, todavia, que o candidato pode ser apenas amador: estudando os conteúdos com determinação própria e intensificá-los meses antes da prova. Eu pretendo, assim que sair o edital, tirar férias nos 2 meses que antecedem a prova para fazer curso presencial no Rio.


confederado

Pelo que eu perceba, um bom percentual dos pré-candidatos a praticante é de concurseiros profissionais, que nada têm a ver com o meio naval mas tentam se adaptar ao conteúdo. E, infelizmente, para quem já tem um nível de remuneração, status social e principalmente demandas familiares, fica difícil entrar para os cursos profissionais da marinha mercante e Marinha militar. O caminho mais flexível é ser amador, estudar por si e fazer os cursos presenciais. O companheiro que criou o tópico e eu fazemos parte dessa categoria.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?

thiagofbrito

Eu criei o tópico :)

Em 26/11/2014 11:48, "confederado [via O Praticante de Prático]" <[hidden email]> escreveu:
Pelo que eu perceba, um bom percentual dos pré-candidatos a praticante é de concurseiros profissionais, que nada têm a ver com o meio naval mas tentam se adaptar ao conteúdo. E, infelizmente, para quem já tem um nível de remuneração, status social e principalmente demandas familiares, fica difícil entrar para os cursos profissionais da marinha mercante e Marinha militar. O caminho mais flexível é ser amador, estudar por si e fazer os cursos presenciais. O companheiro que criou o tópico e eu fazemos parte dessa categoria.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?



alexca12

Eu também penso em fazer ASON. Mas acho que vou ter que ir pelo caminho de amador mesmo, pois não sei se minha realidade vai permitir esse tempo de 1 ano de ASON mais o tempo de estágio embarcado.

Nicolai

Voce pode explicar como funciona esses 12 meses de embarque? É por escala ou 12 meses direto no mar?
Obrigado!

Return to “Novatos”

cron