Questões

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Diógenes de Oliveira
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Tue Apr 21, 2020 5:52 pm

Questões

Postby Diógenes de Oliveira » Wed Apr 22, 2020 5:58 am

Bom dia!
Comecei a estudar agora e sinto um grande problema na caminhada, que é a ausência de um grande número de questões disponibilizada para treino e conhecimento da característica da Banca Examinadora.
Existem algumas opções, mas possuem um preço elevado. Para quem está no início nada jornada, acho um pouco complicado já ir comprando tudo que está à disposição. Gostaria de me inteirar do assunto, ter idéia de como pode ser cobrado o assunto e treinar. Já olhei as provas anteriores, mas a quantidade de questões é pequena.
Aí vem a dúvida: como vocês estão fazendo para estudar e treinar? Vocês mesmo criam as questões? Há alguma dica de site? Existe algum material partilhado entre vocês?
Desde já agradeço e ótimo estudo a todos. :idea:

User avatar
Carlão, o Malaquias
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Wed Apr 22, 2020 12:07 pm

Re: Questões

Postby Carlão, o Malaquias » Wed Apr 22, 2020 2:13 pm

Oi, Diógenes.

Inicialmente te desejo sucesso nessa empreitada.

Nossa área tem processos seletivos bem esparsos, às vezes o intervalo é muito longo e realmente o banco de questões é bem pequeno.

Como você já disse, existem bancos de questões e seminários à venda na internet, de diversos cursos diferentes.

Se você quiser partir para algo gratuito, eu não vejo uma opção que não seja a elaboração por você mesmo ou por grupos de colegas estudantes. Você poderia montar um grupo e cada um faz um bloco de questões.

Essa estratégia traz alguns problemas, como a confiabilidade das fontes, o que daria a você o imenso trabalho de conferir as respostas de cada questão nas próprias fontes bibliográficas. Por outro lado, isso seria também uma forma de estudar.

Para quem está começando, vale o básico, já tão ensinado: providencie TODO o material e faça ciclos de estudo de tudo, e nunca deixe de lado as revisões.

Quanto às questões, realmente só vejo dois caminhos: comprar de uma fonte confiável, ou elaborar você mesmo.

Abração, e sucesso!

User avatar
silvano moreira
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Sun Mar 22, 2020 6:13 am

Re: Questões

Postby silvano moreira » Thu Apr 23, 2020 4:48 am

Ola Diogenes, Olha eu tambem estou comecando os estudos para esse concurso. E se você quizer podemos fazer: você elabora questöes e manda pra mim e eu elaboro questöes e mando pra você. Eu atualmente estou estudando o livro "Navegação: A Ciência e a Arte", é o primeiro livro que estou lendo; entäo, se for do seu interesse, poderiamos elaborar questöes referentes a assuntos desse livro e questionar um ao outro. O que voce acha?
Desde já agradeco pela atencäo

User avatar
Diógenes de Oliveira
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Tue Apr 21, 2020 5:52 pm

Re: Questões

Postby Diógenes de Oliveira » Sun Apr 26, 2020 1:14 pm

Oi, Diógenes.

Inicialmente te desejo sucesso nessa empreitada.

Nossa área tem processos seletivos bem esparsos, às vezes o intervalo é muito longo e realmente o banco de questões é bem pequeno.

Como você já disse, existem bancos de questões e seminários à venda na internet, de diversos cursos diferentes.

Se você quiser partir para algo gratuito, eu não vejo uma opção que não seja a elaboração por você mesmo ou por grupos de colegas estudantes. Você poderia montar um grupo e cada um faz um bloco de questões.

Essa estratégia traz alguns problemas, como a confiabilidade das fontes, o que daria a você o imenso trabalho de conferir as respostas de cada questão nas próprias fontes bibliográficas. Por outro lado, isso seria também uma forma de estudar.

Para quem está começando, vale o básico, já tão ensinado: providencie TODO o material e faça ciclos de estudo de tudo, e nunca deixe de lado as revisões.

Quanto às questões, realmente só vejo dois caminhos: comprar de uma fonte confiável, ou elaborar você mesmo.

Abração, e sucesso!
Olá Carlão!

Obrigado pela resposta direta e serena. Acredito que será mais um obstáculo a ser enfrentado nesta caminhada. Fazer questões é imprescindível. Por isso fico preocupado com a qualidade da minha preparação, devido a falta de questões de qualidade, que carreguem consigo as características da Banca Examinadora. Mas vamos com o que temos. No momento, como estou no início da preparação, não acredito que seja o momento de gastar aproximadamente R$5.000,00 para comprar um pacote de exercícios que irei usar apenas 20% de seu conteúdo, ou menos (infelizmente esses "quiz" tem um tempo limite de acesso). Creio que seja o momento de possuir um conhecimento mais completo de todas as disciplinas, dar uma estudada inicial em todo o material, para depois encarar os investimentos altos que tenho ciência que terei que fazer e, aí sim, aproveitar ao máximo todo esse material.

Sobre a sugestão dada pelo Silvano, agradeço muito a disponibilidade de cooperação, porém acredito que seja um pouco contraproducente, principalmente no início de nossa preparação, criarmos questões. Eu não saberia como perguntar. O que perguntar. Desconheço a complexidade do temas para criar questões que envolvam um raciocínio que venha servir de ajudar para o avanço dos nossos estudos. Estou bem no começo mesmo.

Meu ciclo de estudos consiste em estudar as seguintes disciplinas:
- Arte Naval
- Miguens
- Valgas
- Ripeam
- EROG

Lembro que, ao mesmo tempo, estou me preparando o MSA. Portanto, é lenha!

Uma das coisas que mais me preocuparam, antes de partir para a preparação para este concurso foi: o que fazer, caso eu não passe? As matérias que estudamos não se aplicam a nenhum outro concurso, que não para o de Praticante de Prático (pelo menos no que eu conheço do mundo dos concursos - muito pouco por sinal). Ficarei perdido, com todo esse conhecimento, esperando um próximo certame que poderá ocorrer só daqui a 10 anos? É uma preocupação importante, que acredito que muitas pessoas pensam e acabam desistindo de prestar o concurso em virtude disso.
Eu, por exemplo, decidi fazer uma mudança brusca na minha vida. Quero viver do mar. Quero navegar. Quero tornar esse conhecimento o mais próximo da minha vida, do meu dia-a-dia. As provas de ARA, MSA, CPA já são um grande início para adentrar a esse mundo maravilhoso da navegação. Cursos como MAC e MOC também abrem oportunidades que podem ser aproveitadas para aqueles que desejam viver da navegação. Não estou em busca de luxo, estou em busca de realização profissional.
Acho que era isso. Caso tenham mais ideias de como aproveitar a caminhada de estudos, para fazermos algo bacana, que dê dinheiro para sustentar a família de maneira simples, mas sustentável, deem um toque. Adoro ideias e, principalmente, correr em busca de realizações.

Ótimos estudos a todos nós e agradeço as respostas.
Vamos nos ajudando e estou à disposição!
Silvano, vamo que vamo, que o início é difícil e só tende a piorar... hahahahaha grande abraço!

User avatar
Carlão, o Malaquias
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Wed Apr 22, 2020 12:07 pm

Re: Questões

Postby Carlão, o Malaquias » Sun Apr 26, 2020 5:01 pm

Oi, Diógenes.

O MSA você vai tirar de letra, fique tranquilo. Não tem concorrência, é só acertar o índice mínimo. Fique tranquilo, estude com calma e abrangendo o programa, e você passa bem.

Vou te dar algumas sugestões.

Como já sabes, a bibliografia é fechada, e a Normam 12, bem como os editais, já informam quais são as referências a serem estudadas para a prova, e são somente estas.

Sendo assim, é importante ter uma ordem de abordagem dos conteúdos que facilite a aprendizagem.

Podes ir estudando cada tema, e percebendo o que te parece mais difícil. Faça uma questão sobre isso e reserve. Siga estudando, e vá anotando suas próprias questões, exatamente aquilo que não entendestes direito, ou que te pareceu mais difícil.

Comece com o Navegação, a ciência e a arte, do Miguens. Este livro é o ensino básico para quase todas as demais matérias.

Talvez, ao longo desse estudo, sintas algumas dificuldades com alguns termos técnicos. Isso pode ser resolvido lendo os capítulos de 1 a 3 do Arte Naval.

Depois de ler Navegação e Arte Naval (completo), estude meteorologia. Depois disso, estude o EROG. Esses dois livros ensinarão alguns conteúdos que se complementam e, eventualmente, se repetem ou se contradizem.

Para conhecer sobre a profissão, e sobre o processo seletivo, leia a Normam 12.

Até aqui já terás lido o que eu chamaria de bloco básico do conteúdo, e deverás estar por dentro do linguajar básico da área, o que será muito útil e importante daqui por diante.

No bloco seguinte, comece por Shiphandling For The Mariner, leia Bridge Team Management, Rebocadores Portuários, Listas, Roteiro, e a legislação, incluindo RIPEAM e CIS.

Nesse bloco intermediário estarás então por dentro do linguajar também em inglês, e podes entrar na parte mais avançada.

Estude então Naval Shiphandling, Squat – Interaction - Manoeuvring, Tug Use In Port, e Principles of Naval Architecture.

Existem contradições entre os diferentes textos, anote-as e saiba quem diz o quê. Eventualmente, existem também contradições dentro do mesmo livro. Saiba isso também.

Sugiro que faças anotações, e que nunca deixes de lado as revisões.

Sugiro revisar sempre ao final do dia, pelas anotações. Uma passada de uma hora no conteúdo do dia, antes de dormir, faz milagres.

Revise no dia seguinte a cada estudo, antes de estudar matérias novas, e também quando completar 7 dias, 14, 21 e 28 dias.

Quando tiver feito a primeira revisão de 28 dias de um tema, volte para aquelas questões lá, que você foi elaborando, e tente responder.

Depois revise uma vez por mês.

Resista à tentação de estudar matérias novas sem revisar as antigas. Estudar a longo prazo é como aquele truque do malabarista com os pratinhos que giram sobre varetas. Se não ficar voltando para dar impulso aos pratinhos mais antigos, não adianta acrescentar pratinhos novos, os primeiros vão cair.

Acho que assim você vai poder trabalhar seus pontos fracos por meio de questões.

No mais, é trabalho bruto mesmo, muitas horas de estudo, e uma grande pausa na vida. Um dia, ao final disso tudo, levantarás a cabeça e perceberás que muito tempo se passou, que estás bem por fora de quase tudo o que aconteceu ao teu redor, tens mais cabelos brancos, e és prático.

User avatar
xzsawq
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Thu Feb 26, 2015 8:36 pm

Re: Questões

Postby xzsawq » Wed Apr 29, 2020 7:28 pm

Oi, Diógenes.

O MSA você vai tirar de letra, fique tranquilo. Não tem concorrência, é só acertar o índice mínimo. Fique tranquilo, estude com calma e abrangendo o programa, e você passa bem.

Vou te dar algumas sugestões.

Como já sabes, a bibliografia é fechada, e a Normam 12, bem como os editais, já informam quais são as referências a serem estudadas para a prova, e são somente estas.

Sendo assim, é importante ter uma ordem de abordagem dos conteúdos que facilite a aprendizagem.

Podes ir estudando cada tema, e percebendo o que te parece mais difícil. Faça uma questão sobre isso e reserve. Siga estudando, e vá anotando suas próprias questões, exatamente aquilo que não entendestes direito, ou que te pareceu mais difícil.

Comece com o Navegação, a ciência e a arte, do Miguens. Este livro é o ensino básico para quase todas as demais matérias.

Talvez, ao longo desse estudo, sintas algumas dificuldades com alguns termos técnicos. Isso pode ser resolvido lendo os capítulos de 1 a 3 do Arte Naval.

Depois de ler Navegação e Arte Naval (completo), estude meteorologia. Depois disso, estude o EROG. Esses dois livros ensinarão alguns conteúdos que se complementam e, eventualmente, se repetem ou se contradizem.

Para conhecer sobre a profissão, e sobre o processo seletivo, leia a Normam 12.

Até aqui já terás lido o que eu chamaria de bloco básico do conteúdo, e deverás estar por dentro do linguajar básico da área, o que será muito útil e importante daqui por diante.

No bloco seguinte, comece por Shiphandling For The Mariner, leia Bridge Team Management, Rebocadores Portuários, Listas, Roteiro, e a legislação, incluindo RIPEAM e CIS.

Nesse bloco intermediário estarás então por dentro do linguajar também em inglês, e podes entrar na parte mais avançada.

Estude então Naval Shiphandling, Squat – Interaction - Manoeuvring, Tug Use In Port, e Principles of Naval Architecture.

Existem contradições entre os diferentes textos, anote-as e saiba quem diz o quê. Eventualmente, existem também contradições dentro do mesmo livro. Saiba isso também.

Sugiro que faças anotações, e que nunca deixes de lado as revisões.

Sugiro revisar sempre ao final do dia, pelas anotações. Uma passada de uma hora no conteúdo do dia, antes de dormir, faz milagres.

Revise no dia seguinte a cada estudo, antes de estudar matérias novas, e também quando completar 7 dias, 14, 21 e 28 dias.

Quando tiver feito a primeira revisão de 28 dias de um tema, volte para aquelas questões lá, que você foi elaborando, e tente responder.

Depois revise uma vez por mês.

Resista à tentação de estudar matérias novas sem revisar as antigas. Estudar a longo prazo é como aquele truque do malabarista com os pratinhos que giram sobre varetas. Se não ficar voltando para dar impulso aos pratinhos mais antigos, não adianta acrescentar pratinhos novos, os primeiros vão cair.

Acho que assim você vai poder trabalhar seus pontos fracos por meio de questões.

No mais, é trabalho bruto mesmo, muitas horas de estudo, e uma grande pausa na vida. Um dia, ao final disso tudo, levantarás a cabeça e perceberás que muito tempo se passou, que estás bem por fora de quase tudo o que aconteceu ao teu redor, tens mais cabelos brancos, e és prático.
:shock:

User avatar
Diógenes de Oliveira
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Tue Apr 21, 2020 5:52 pm

Re: Questões

Postby Diógenes de Oliveira » Thu Apr 30, 2020 10:02 am

Oi, Diógenes.

O MSA você vai tirar de letra, fique tranquilo. Não tem concorrência, é só acertar o índice mínimo. Fique tranquilo, estude com calma e abrangendo o programa, e você passa bem.

Vou te dar algumas sugestões.

Como já sabes, a bibliografia é fechada, e a Normam 12, bem como os editais, já informam quais são as referências a serem estudadas para a prova, e são somente estas.

Sendo assim, é importante ter uma ordem de abordagem dos conteúdos que facilite a aprendizagem.

Podes ir estudando cada tema, e percebendo o que te parece mais difícil. Faça uma questão sobre isso e reserve. Siga estudando, e vá anotando suas próprias questões, exatamente aquilo que não entendestes direito, ou que te pareceu mais difícil.

Comece com o Navegação, a ciência e a arte, do Miguens. Este livro é o ensino básico para quase todas as demais matérias.

Talvez, ao longo desse estudo, sintas algumas dificuldades com alguns termos técnicos. Isso pode ser resolvido lendo os capítulos de 1 a 3 do Arte Naval.

Depois de ler Navegação e Arte Naval (completo), estude meteorologia. Depois disso, estude o EROG. Esses dois livros ensinarão alguns conteúdos que se complementam e, eventualmente, se repetem ou se contradizem.

Para conhecer sobre a profissão, e sobre o processo seletivo, leia a Normam 12.

Até aqui já terás lido o que eu chamaria de bloco básico do conteúdo, e deverás estar por dentro do linguajar básico da área, o que será muito útil e importante daqui por diante.

No bloco seguinte, comece por Shiphandling For The Mariner, leia Bridge Team Management, Rebocadores Portuários, Listas, Roteiro, e a legislação, incluindo RIPEAM e CIS.

Nesse bloco intermediário estarás então por dentro do linguajar também em inglês, e podes entrar na parte mais avançada.

Estude então Naval Shiphandling, Squat – Interaction - Manoeuvring, Tug Use In Port, e Principles of Naval Architecture.

Existem contradições entre os diferentes textos, anote-as e saiba quem diz o quê. Eventualmente, existem também contradições dentro do mesmo livro. Saiba isso também.

Sugiro que faças anotações, e que nunca deixes de lado as revisões.

Sugiro revisar sempre ao final do dia, pelas anotações. Uma passada de uma hora no conteúdo do dia, antes de dormir, faz milagres.

Revise no dia seguinte a cada estudo, antes de estudar matérias novas, e também quando completar 7 dias, 14, 21 e 28 dias.

Quando tiver feito a primeira revisão de 28 dias de um tema, volte para aquelas questões lá, que você foi elaborando, e tente responder.

Depois revise uma vez por mês.

Resista à tentação de estudar matérias novas sem revisar as antigas. Estudar a longo prazo é como aquele truque do malabarista com os pratinhos que giram sobre varetas. Se não ficar voltando para dar impulso aos pratinhos mais antigos, não adianta acrescentar pratinhos novos, os primeiros vão cair.

Acho que assim você vai poder trabalhar seus pontos fracos por meio de questões.

No mais, é trabalho bruto mesmo, muitas horas de estudo, e uma grande pausa na vida. Um dia, ao final disso tudo, levantarás a cabeça e perceberás que muito tempo se passou, que estás bem por fora de quase tudo o que aconteceu ao teu redor, tens mais cabelos brancos, e és prático.
Olá Carlão!

Mais uma vez obrigado pelas palavras, principalmente pela sugestão da sequência de estudo para melhor compreensão das matérias. Show! Nesta primeira lida, estou me familiarizando com a linguagem. Mundo novo. Vida nova. O mais interessante é que a decisão de se tornar um prático vai além de sentar a bunda e estudar: é uma mudança do estilo de vida. Cada vez mais me aproximo do mar. Tornou-se uma paixão. Remar, velejar, surfar. Uma vida nova se abre. Mais importante que o fim, é fazer um belo caminho e ser feliz. Muito e muito e muito estudo e uma água salgada para lavar a alma todo dia. Assim, os cabelos vão ficando branco, o mar fazendo parte da sua vida e quando percebes, és prático.
Grande abraço e vamo que vamo!


Return to “Novatos”