Conteúdo da prova Capitão Amador

Como obter a habilitação mínima para participar do processo seletivo à categoria de praticante de prático.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 2:32 pm

roel

Bom Dia

Eu sei que para ser Mestre-Amador tem que ser Arrais-Amador e para ser Capitão-Amador tem que ser Mestre-Amador. Eu gostaria de saber, tanto para ser Arrais, e ir de Arrais para Mestre e de Mestre para Capitão, nas provas teóricas, se cai conteúdo do Ensino Médio, de Biologia, História, Matemática, Português, Geografia, Física, Química, Literatura. E se cai todo o conteúdo.

Por favor se alguém tiver um link ou arquivo com uma prova anterior, ou um simulado, mas dessas questões, não as de navegação. Ou um site para ver qual conteúdo do ensino médio cai nas provas.

Obrigado.


fabio

Rapaz, não se preocupe com isso. Se voce está estudando para prático, basta se inscrever na prova de capitão que voce vai passar, é um bom treino até.
Se voce passar, parabéns, pedure o diploma na parede pois não vai te servir pra nada, nunca será pré requisito , isso jamais foi cogitado na marinha, e não faz o menor sentido.

roel

Obrigado pela resposta, mas eu não entendi. Para habilitação de Arrais/Mestre/Capitão, são provas teóricas, não são? O que eu quis dizer é se cai esses conteúdos na prova. Se alguém puder dizer por favor.

Enjaine

Nao, meu caro... nao cai nao. Cai somente NAVEGACAO, sendo conceitos mais basicos para Arrais, um pouco mais amplos pra Mestre (envolve navegacao costeira) e bem mais amplos pra Capitao (entra ate navegacao astronomica).

Abs

roel

Obrigado.

Carlos_Eduardo

Vou aplicar para a prova de capitão. Alguém possui o livro CAPITAO AMADOR - NAVEGAÇAO SEGURA EM CRUZEIROS: DE ALTO MAR ?

Conhecem livraria no RJ que venda?

Att.

User avatar
ARB
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Sun Feb 22, 2015 1:14 pm

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby ARB » Thu Mar 05, 2015 11:16 am

Prezado, você poderá obter o conteúdo relativo às provas para arrais, mestre e capitão no Normam 03.
Abraço e bons estudos

User avatar
Werewolf292015
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 9
Joined: Sat Jan 23, 2016 2:15 pm

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby Werewolf292015 » Mon Jan 25, 2016 11:08 am

Olha, eu fiz a prova de capitão amador 1,5 ano atrás e farei novamente, mas o conteúdo da prova é bem diferente e mais complexo que as demais provas de amador e envolve bastante cálculo, principalmente no que tange navegação astronômica, esse assunto cai praticamente 70% da prova, eu fui sem saber muito bem esse assunto, pois tomei um curso falso e já tinha pago, alerto a todos o nome do curso é Odim Cursos do "Capitão" Josemar, gente não comprem esse curso, é golpe! E ele se auto titulou como capitão. Na época liguei para ele me tirar uma dúvida sobre um cálculo e ele não soube responder, fala sério...

User avatar
josebc
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed Apr 12, 2017 11:01 am

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby josebc » Wed Apr 12, 2017 11:07 pm

Boa noite!

Gostaria de saber se para se preparar para capitão amador é aconselhável frequentar cursinho...pois o mesmo esta na faixa de 2k...ou da pra encarar a prova somente pela bibliografia recomendada que custa 300 e pouco R$, pois não quero gastar dinheiro à toa.
Alguém poderia orientar e ajudar nesta questão?!

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby pdf » Thu Apr 13, 2017 10:26 am

Não recomendo gastar tanto dinheiro.
Compre o livro do Jaime Felipe e complemente parte do conteúdo, que está um pouco confuso no livro dele, principalmente a parte de navegação astronômica, com o livro do Migues.

Boa sorte!

User avatar
josebc
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed Apr 12, 2017 11:01 am

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby josebc » Thu Apr 13, 2017 3:40 pm

Obrigado!

User avatar
Leonardo
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Sat May 06, 2017 11:47 am

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby Leonardo » Mon May 08, 2017 12:37 pm

Boa tarde!
Quem fez o último exame para capitão amador I-2017?
Sou novo no Fórum, fiz o exame para capitão amador (sei que não é pré-requisito para a prova de praticante) e gostaria de ver quem fez e queira comparar os gabaritos (ansioso pois o gabarito só sai em 27/05/17)!
Abraço

User avatar
Heidtmann
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Tue Jun 20, 2017 8:42 pm

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby Heidtmann » Tue Jun 20, 2017 9:51 pm

Olá Leonardo.
Tenho interesse de compartilhar meu gabarito... se ainda tiveres interesse, meu emai é guilhermeheidtmann@gmail.com.

User avatar
renebr001
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Tue Aug 29, 2017 10:53 am

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby renebr001 » Tue Aug 29, 2017 6:09 pm

Pessoal,

Li em vários lugares que é necessário portar os seguintes materiais durante a execução da prova de capitão amador: ALMANAQUE NÁUTICO (ano corrente) e TÁBUA DE MARÉS (ano corrente). Porém, também ouvi falar que eles fornecem as partes necessárias dessas publicações na prova, não sendo necessário comprá-las.

gostaria então de confirmar: fornecem na prova ou precisa comprar? Espero não precisar porque morre 118 pilastras em cada.

Agradeço a ajuda!

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Conteúdo da prova Capitão Amador

Postby pdf » Wed Aug 30, 2017 11:08 am

Fornecem na prova.


Return to “Habilitação de Amador”

cron