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AFIRMATIVA I
REGRA 24 REBOCANDO OU EMPURRANDO (a)
(I) em lugar da luz prescrita na Regra 23(a) (I) ou (a) (II), duas luzes de mastro, em linha vertical. Quando o comprimento do reboque, medido a partir da popa do rebocador até a popa do rebocado for superior a 200m, três dessas luzes em linha vertical.
REGRA 23 EMBARCAÇÃO DE PROPULSÃO MECÂNICA EM MOVIMENTO(a)
(I) uma luz de mastro a vante;
(II) uma segunda luz de mastro, à ré e mais alta que a de vante; uma embarcação de comprimento inferior a 50 metros não é obrigada a exibir esta segunda luz de mastro, mas poderá fazê-lo;
REGRA 3 DEFINIÇÕES GERAIS
O termo “embarcação com capacidade de manobra restrita” compreende, mas não se limita aos seguintes casos:
(VI) as embarcações engajadas em operação de reboque, que, por natureza, dificilmente permitem ao rebocador e a seu reboque desviarem-se do seu rumo.
REGRA 15 SITUAÇÃO DE RUMOS CRUZADOS
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situação que envolva risco de abalroamento, a embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa e, caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa.
Como nada aponta no sentida da aplicação do item (IV) da REGRA 3, então, considerando-se uma situação comum de rumos cruzados, o rebocador deveria manobrar. Logo a afirmativa está incorreta.
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AFIRMATIVA II
REGRA 18 RESPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES
(b) Uma embarcação a vela em movimento deverá manter-se fora do caminho de:
(I) uma embarcação sem governo;
(II) uma embarcação com capacidade de manobra restrita;
(III) uma embarcação engajada na pesca.
REGRA 10 ESQUEMAS DE SEPARAÇÃO DE TRÁFEGO
(j) Um navio de comprimento inferior a 20 m ou um navio a vela não devem dificultar a passagem segura de uma embarcação de propulsão mecânica navegando ao longo de uma via de tráfego.
Correto pois, a embarcação engajada na pesca tem a preferência. Além de estar navegando na via.
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AFIRMATIVA III
REGRA 18 RESPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES
(b) Uma embarcação a vela em movimento deverá manter-se fora do caminho de:
(I) uma embarcação sem governo;
(II) uma embarcação com capacidade de manobra restrita;
(III) uma embarcação engajada na pesca.
Falso pois, a embarcação engajada na pesca tem a preferência.
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AFIRMATIVA IV
REGRA 25 EMBARCAÇÕES A VELA EM MOVIMENTO E EMBARACAÇÕES A REMO
(e) Uma embarcação navegando a vela, quando também usando sua propulsão mecânica, deve exibir a vante, onde melhor possa ser vista, uma marca em forma de cone, com o vértice para baixo.
REGRA 3 DEFINIÇÕES GERAIS
(c) O termo “embarcação a vela” designa qualquer embarcação sob vela desde que sua máquina de propulsão, se houver, não esteja em uso.
Logo consideramos e embarcação com a marca em forma de cone com vértice para baixo como uma embarcação à propulsão mecânica.
REGRA 18 RESPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES
(a) Uma embarcação de propulsão mecânica em movimento, deverá manter-se fora do caminho de:
(I) uma embarcação sem governo;
(II) uma embarcação com capacidade de manobra restrita;
(III) uma embarcação engajada na pesca;
(IV) uma embarcação a vela.
Verdade pois, a embarcação a vela tem preferência sobre a embarcação a propulsão mecânica.
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AFIRMATIVA V
REGRA 18 REPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES (d)
(I) Toda embarcação que não uma embarcação sem governo ou uma embarcação com capacidade de manobra restrita deverá, se as circunstâncias do caso o permitirem, evitar interferir com a passagem segura de uma embarcação restrita devido ao seu calado, exibindo os sinais da Regra 28.
(II) Uma embarcação restrita devido ao seu calado deverá navegar com cuidado redobrado, levando em plena conta suas condições especiais.
Pela regra, tanto as embarcações sem goveno como as com capacidade de manobra restrita têm preferência sobre as restritas devido ao calado. Logo esta última deverá manobrar para ambas. Como manobrando para BE, estará manobrando na direção da embarcação com capacidade de manobra restrita, que está pelo bombordo da embarcação sem goveno, imaginamos que a melhor solução seria manobrar para bombordo para manter-se fora do caminho de ambas.
Logo a afirmativa é falsa.
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Pelo exposto a resposta seria: F-V-F-V-F
Mas procurando a melhor alternativa, iria de d) F-V-V-V-F. Pois provavelmente a embarcação (2) citada na afirmativa III é a vela. E apesar de ser de pesca, não está engajada em tal atividade. Logo a afirmativa III seria correta de acordo com a REGRA 12 EMBARCAÇÕES A VELA.
(a) quando duas embarcações a vela se aproximam uma da outra de maneira a envolver risco de abalroamento, uma delas deverá se manter fora do caminho da outra, como segue:
(I) quando cada uma das embarcações tiver o vento soprando de bordo diferente, a embarcação que recebe o vento por bombordo deverá se manter fora do caminho da outra;
(II) quando ambas as embarcações tiverem o vento soprando do mesmo bordo, a embarcação que estiver a barlavento deverá se manter fora do caminho da que estiver a sotavento;
(III) quando uma embarcação com o vento a bombordo avistar outra embarcação a barlavento e não puder determinar com segurança se essa outra embarcação recebe o vento por bombordo ou por boreste, ela deverá se manter fora do caminho dessa embarcação.
Tanto se (2) tiver o vento por BB, aplicação do item (I), como se tiver o vento por BE, aplicação do item (II), (2) será a embarcação a manobrar e (1) deverá manter rumo e velocidade.