ARRUDA
Pessoal que está fim de estudar, bom dia. Abro esse tópico para concentrar questões sobre PNA. Estou fazendo um arquivo de 50 questões que acredito que alguns tenham. Cheguei a agarrar na questão 19 e após alguma insistência consegui resolver. Segue questão:
19. Considere as seguintes afirmações:
I. A influência direta da viscosidade no movimento de onda é comparativamente pequena.
II. Em velocidades muito baixas (Fn=0.1), a resistência de criação de ondas varia aproximadamente com o quadrado da tangente do meio-ângulo de entrada, mas seu valor total em termos de Rt (resistência total) é muito pequeno.
III. Em altas velocidades (Fn>1.0), a resistência de criação de ondas varia aproximadamente com o quadrado do deslocamento, ilustrando o fato de que em velocidades muito altas a forma é relativamente desprezível, sendo o fator importante o deslocamento em um dado comprimento. Assim, do ponto de vista da resistência de criação de ondas, o deslocamento deve ser mantido o mais baixo possível.
São corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) Todas
e) Nenhum
Alguém tem alguma observação a fazer do item III? Depois posto o gabarito oficial pra quem não tem poder conferir.
ARRUDA
25. Assinale a alternativa que, de acordo com PNA, não é causa da resistência devido às perturbações na linhas de corrente:
a) Form drag
b) Resistência devido aos apêndices
c) Separation resistance
d) Resistência friccional
e) Nenhuma das respostas anteriores
Errei essa questão e não concordo com o gabarito. Alguém tem alguma consideração? Depois falo o que acho que leva ao erro do gabarito.
ARRUDA
A questão 19 consiste em basicamente em "frases do PNA". Nem vou me esforçar a entender por agora fazendo comparações com passagens do livro. Mas considerando as localizações das frases nos capítulos e sub itens do livro, não sei se poderia aceitar com verdadeira a afirmação do item III. A afirmação da primeira frase se encontra na pág. 27, e vem logo na sequência do comentário sobre o trabalho de "LUNDE-1957", e, apesar de "fazer sentido", a conclusão do parágrafo (segunda frase) segue uma conclusão do trabalho do EGGERT, que está na pág. 24 do livro. Posso aceitar como verdadeira essas duas afirmações essencialmente ligadas numa questão de prova de verdade? Não sei se faria isso.
O gabarito da 19 é letra "d", todas corretas.
ARRUDA
Na questão 25, o livro fala em excluir "tangential skin friction", e não resistência friccional, como indicado na letra d. TANGENTIAL SKIN FRICTION = ATRITO TANGENCIAL = FRICÇÃO TANGENCIAL ADERIDA = e talvez RESISTÊNCIA FRICCIONAL TANGENCIAL. Agora aceitar que isso é resistência friccional pura e simples não dá. Inclusive o livro fala na pág. 27 que "todas as formas de resistência friccional é realmente devida ao eddy-making".
O gabarito da 25 é letra "d". Pra mim errado, e deveria ser "e".
Mas pensando melhor, desprezando o erro de redação do termo constante na questão (letra d) em comparação com o livro, devo levar em conta a afirmação de que "However, the term is usually applied to the resistance due to eddy formation or disturbed streamline flow caused by abrupt changes of form, appendages or other projections". E resistência friccional não é mudança brusca de forma, apêndice ou outra projeção. Acho que é isso. Que merda esse PNA. Que Deus me ajude. (rs)
Continuando a estudar, vi que há 3 causas principais para a resistência de forma, e uma delas é a SKIN FRICTION. E aí? Se ela é uma causa de form drag, e sendo sinônimo ou pelos menos tendo uma relação direta com resistência friccional, não poderia ser correto a retirada do termo tangencial com fez a questão. Ajuda aí galera mais estudada. A questão é ruim não é?
ARRUDA
29. A resistência devido ao ar, de acordo com o PNA, não depende de:
a) Velocidade do navio
b) Área das obras mortas
c) Forma das obras mortas
d) Velocidade do vento e sua direção relativa
e) Nenhuma das respostas anteriores
Gabarito oficial "d", mas o livro fala na pág. 30: "When a wind is blowing, the resistance depends also upon the wind speed and its relative direction." E aí? Marquei "e" e não concordo com o gabarito.
ARRUDA
Pode ser uma dúvida boba pra quem tem base de engenharia, mas existe diferença entre V²/gh e V/raiz quadrada de gh??? E raiz quadrada de gh pode ser escrita como (gh)elevado a 1/2??? Acho que essas correlações são verdadeiras.
Se forem, não entendo a sequência de cálculos postada na pág. 46 no livro, especialmente quando se induz ser diferentes as correlações acima. (V/raiz quadrada de gh=0,79 e V²/gh=(0,79)²=0,624 - passagem do livro)
Alguém me dá uma luz, por favor.
ARRUDA
Terminei o exercício de 50 questões. Se alguém quiser trocar idéia, é só falar. Foi uma boa revisão de Resistência.
Bons estudos pra quem está estudando. E força e animação pra quem não está (ainda).
ARRUDA
Questões de um arquivo de exercícios de PROPULSÃO - 30 questões:
4. A Eficiência Propulsiva de um navio pode ser definida como:
a) Potência efetiva / Potência no eixo
b) (Pe/Pd) x (Pd/Ps)
c) Coeficiente quase-propulsivo x Eficiência de transmissão do eixo
d) É a razão da potência útil obtida para compensar a resistência e a potência usada.
e) Todas estão corretas
Gabarito letra "E". Alguma observação???
ARRUDA
Observações sobre a questão 4 de propulsão: PROPULSIVE EFFICIENCY
a) Potência efetiva (Pe) / Potência no eixo (Ps). PARA TURBINAS
b) (Pe/Pd) x (Pd/Ps) /// (Pe/Pd)=QUASI-PROPULSIVE COEFICIENTE=ND (N=ETA)
(Pd/Ps)=SHAFT TRANSMISSION EFFICIENCY=NS (N=ETA)
LOGO, NDxNS=(Pe/Pd) x (Pd/Ps)=Pe/Ps onde Ps=shaft power (potência no eixo)
c) Coeficiente quase-propulsivo x Eficiência de transmissão do eixo
QUASI-PROPULSIVE COEFICIENTE=Nd=Pe/Pd (onde N é eta)
NDxNS=(Pe/Pd) x (Pd/Ps)=Pe/Ps
d) É a razão da potência útil obtida para compensar a resistência e a potência usada. (FRASE DE PNA)
RECIPROCATING ENGINES – PE/PI ONDE PI É POTÊNCIA NOS CILINDROS.
ARRUDA
Alguém sabe onde encontro fundamentação para esta questão? (exercício de propulsão)
10. Em uma curva coeficiente de sustentação versus ângulo de ataque, o stall do propulsor ocorrerá a partir do ângulo aproximado de:
a) 3º
b) 5º
c) 10º
d) 14º
e) 35
gabarito oficial letra "d". Acho que sei o que fundamenta.