Duvida - Meteorologia

Resolução de questões.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Duvida - Meteorologia

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 1:58 pm

João Carlos Freire

Estou com duvida no gabarito da seguinte questao:

O transporte da energia calorífica recebida do Sol é em sua maior parte feito pelo(a):

a. vento
b. frente quente
c. Frente de calor
d. Oceano
e. Atmosfera

Gabarito é letra D.

Pensei que seria letra 'a', o vento, alguem sabe explicar o pq do oceano? Como ocorre esse fenomeno?
Se a pergunta fosse "transporte da energia calorífica armazenada na atmosfera" seria o vento?

Favor, se possível indicar a fonte... Vlw!


Clown

Dá uma lida no início do Valgas Lobo que ele explica detalhadamente o fenômeno.

João Carlos Freire

Blz e se a pergunta fosse "transporte da energia calorífica armazenada na atmosfera" seria o vento?

João Carlos Freire

CLown, dei uma rapida lida no inicio de Valgas Lobo e nao encontrei nada que fale sobre isso detalhadamente... :/
Vc poderia especificar em que página ou tópico está explicando esse fenomeno?
Vlw!

Rafael

Não tenho referência em bibliografia, mas eu diria que o calor específico da água é muito maior que o do ar, permitindo que mais energia seja transportada por este meio - que também recebe a radiação solar. O fato de que as velocidades de escoamento destes fluidos sejam diferentes não altera a constatação de que mais calor se transporta por água que por ar.

Pimpo

Galera, uma duvida.. Sei q o edital diz q a bibliografia nao se restringe ao edital somente..
Alguem está lendo tambem o CAP 45 do Lobo/Valgas que fala de Meteorologia tambem?

João Carlos Freire

Broder, o negócio é que no livro fala que a maior parte da energia da radiaçao solar se acumula na atmosfera em forma de calor latente, ou seja, o vapor dagua existente na atmosfera...
Inclusive no livro fala que a Temperatura da Superfíce do Mar (TSM) quase nao se altera durante dias... Entao nao consegui entender a lógica desse fenômeno e ainda nao encontrei em nenhum lugar falando sobre isso... :/

Clown

Você tem razão, no capítulo I ele fala que o processo de transporte de energia é desencadeado pela circulação geral da atmosfera e pelas correntes oceânicas, sob as formats de calor sensível e latente. O capítulo XIII (pág. 299) fala que as correntes oceânicas envolvem quantidade de energia extraordinária. Não há no livro afirmação que possa levar diretamente à resposta, que tem que ser "extraída" de várias leituras e informações. Mas foi um bom questionamento.

Abç

Aprendiz

Qual a origem da questão?

PAULO

Camarada,

Devido as regiões tropicas absorverem mais energia que as regiões polares a troca de energia entre estas regiões é feita tanto pela atmosfera como pelos oceanos. Por ai você ficaria em dúvida não com o vento mas entre a atmosfera e o oceano. No capítulo 2 pag 80 ele fala que as circulações atmosféricas e oceânicas são de "grande escala e planetárias" diferenciando "das circulações dos sistemas sinóticos". Pois bem, vento não seria de maneira nenhuma pela afirmação acima, ou é atmosfera ou oceano. Na verdade a atmosfera é resultante da ação do oceano pois as duas fontes de energia calor latente e sensível, os dois ~possuem maiores influencias no oceano (calor sensivel atuando no aquecimento da massa do oceano e latente na evaporação da água do mar, ou seja, o principal é o oceano e depois após o resultado do calor latente influenciando a atmosfera esta passa a ter importância, apenas depois dos resultados do calor irradiado pelos oceanos.

abraço

João Carlos Freire

A questão é do curso DLA!

Quanto as contribuiçoes dos colegas, meu muito obrigado!

Vamos que vamos!
Abss!

Afs

Pessoal,

Fiquei com dúvida acerca desta questão.

37) Em uma porção de ar:
a) O aumento da temperatura e a redução na quantidade de vapor d`água
existente aumentam a umidade relativa;
b) A redução na temperatura e o aumento na quantidade de vapor d`água
existente diminuem a umidade relativa;
c) O aumento na temperatura e a redução na depressão do ponto de orvalho
indicam aumento na quantidade de vapor d`água existente;
d) Uma redução na quantidade de vapor d`água e o aumento na depressão do
ponto de orvalho indicam aumento na umidade relativa;
e) O aumento da temperatura e a redução na quantidade de vapor d`água
existente diminuem a umidade relativa

Para mim a resposta é a (e), mas haviam me informado que era a (c). Alguém poderia explicar ou confirmar meu entendimento.

No meu entendimento ao aumentar a temperatura ocorre um aumento do volume, consequentemente uma redução da quantidade de vapor d'água dentro da porção de ar. E a redução de vapor d'água automaticamente já reduz a UR. Está correto?

Valeu.

PAULO

Vamos lá:

Definição de umidade relativa: é a relação da quantidade de vapor dágua existente no ar e a quantidade de vapor dagua que o ar pode conter na mesma temperatura, em percentagem

Fatos:

temperatuda do ar aumenta = umidade relativa diminui, o contrário tb é verdade

a e b erradas

Fato 2:

Com o aumento da temperatura maior será a quantidade de vapor dagua no ar

e errada (há contradição)

fato 3:

Redução do vapor dágua para um aumento da umidade relativa?
Ponto de orvalho é a temperatura do ar saturada, ou seja umidade relativa = 100%
aumento da depressão do ponto de orvalho, na verdade deveria reduzir a depressão

d errada

Fato 4: Letra C a correta


GVS

Afs,

O gabarito e "E", nem tem o que discutir. Quando vc aumenta a temperatura, maior sera a capacidade do ar conter vapor d'agua. Com isso, vc estara diminuindo a umidade relativa desse ar (vai variar de forma inversamente proporcional a essa variacao, partindo do principio que haja a mesma quantidade de vapor d'agua) e a sua capacidade de satura'cao vai aumentar.

Exemplos: Se o ar esta a 30 graus (T), umidade relativa do ar a 80%, e temperatura do ponto de orvalho 24 graus (TPO). Se essa temperatura do ar (T) aumenta, 35 graus por exemplo, a capacidade de contar vapor d'agua vai aumentar, fazendo com que esse percentual da umidade relativa diminua. Se o ar ao inves de aumentar sua temperatura diminuir, chegando aos 24 graus, chegaremos a TPO, e a umidade relativa sera de 100%, ocorrendo a condensacao.

GVS

Paulo, sobre o fato 2:

Com o aumento da temperatura, maior sera a capacidade de conter vapor d'agua, e nao uma maior quantidade de vapor d'agua.

Qual seria a contradicao da "e" ?

FutPrat Pilot

A letra e) está correta com certeza.

Não sei o que a elaboradora da questão quis dizer: o "e" deixa a entender que as duas mudanças que ela faz em todas as alternativas seriam feitas ao mesmo tempo ou podemos interpretá-las como separadas?

Na letra e), qualquer que seja a interpretação, somos conduzidos ao mesmo resultado. Vamos ver:

i) "T" aumenta;
ii) "q_vapor 0" diminui.

Sabemos que UR = q_vapor 0 / q_vapor Max, onde "q_vapor Max" é função direta de T.

Se i) ou ii) ocorrem, UR diminui. Se i) e ii) ocorrem, UR diminui ainda mais.



Agora, na letra c), temos um problema no meu modo de ver. Ela poderia ser a resposta se a gente interpretar que as duas mudanças que ela propõe sejam feitas ao mesmo tempo. Podemos aumentar a temperatura e aumentar ainda mais a temperatura do ponto de orvalho, para que a depressão do ponto de orvalho reduza. E isso implica maior umidade relativa, o que, indiretamente, mostra que "q_vapor 0" tem de aumentar pois "q_vapor Max" aumentou em virtude do aumento de T.

Agora, concordo que deve ser bastante difícil conseguir fazer as duas coisas na letra c) ao mesmo tempo... provavelmente só seria possível se a gente conseguisse controlar a pressão do sistema que está sendo analisado... e talvez não fosse essa a intenção da professora... rs!

Marcaria letra e) também... igual ao GVS.

GVS

Perfeito FutPrat, acabei esquecendo de comentar a "c" . Sendo depressao do ponto de orvalho (T-TPO), fica complicado haver um aumento de temperatura e uma reducao da depressao do ponto de orvalho ... Acredito que isso seja possivel na teoria e em testes em laboratiorios, =)

Como em prova acabos por ter que escolher a menos errada, ficaria com "e" mesmo.

Afs

Valeu pessoal.

Esta era uma questão do simulado do ICN, e estou percebendo algumas inconsistências nos gabaritos publicados, da mesma forma que tem várias inconsistências nos gabaritos do CPM.

Também havia pensado na (c) caso ocorressem os dois fenômenos juntos, mas muito difícil saber quem será o fator dominante neste caso.

Obrigado pela ajuda.

João Carlos Freire

Colegas, na minha opinião é perfeitamente possível a letra C estar correta.
Mas é obvio que a letra E está correta tb.

Vejamos a letra C:

Simplesmente, se o item fala que a temperatura do ar(Tar) aumentou e a Depressão do Ponto de Orvalho (DPO) reduziu, implica no seguinte:
- A umidade relativa(UR) se manteve constate OU aumentou;
- O que implica no aumento do vapor d'água.

O que é perfeitamente possível...

Concluindo, C e E estão corretas!

GVS

Joao, se a temperatura aumentou e a depressao do ponto de orvalho diminui, a UR nao pode ser constante...
Ela so seria constante se as duas aumentassem proporcionalmente. Nessa opcao, T aumentaria e TPO teria que ter um aumento maior q T, como o futprat ja comentou. A UR necessariamente aumentou. O problema dessa opcao e a possibilidade de isso acontecer na pratica. Estaria havendo um acrescido de vapor d'agua enquanto a temperatura do ar permaneceria estatica, ja que TPO aumentou mais que T.



João Carlos Freire

GVS, blz... a UR nao poderia ser constante, até concordo...
Mas como você mesmo falou, a UR necessariamente aumentou.
Se a UR aumentou é pq a qtd de vapor d'agua no ar aumentou, e esse aumento foi maior do que o proporcional...

a minha pergunta é: qual é o problema de isso acontecer na prática?
é absolutamente normal!!

A temperatura aumentou aumentando a evaporaçao da água de maneira mais intensa, provocando o aumento da umidade relativa do ar e o aumento da TPO mais do que o aumento que a Tar sofreu, diminuindo o DPO...

Isso é completamente normal na prática... Ou não?


rwgalhardi

Uma pergunta: vocês não estão 'viajando', não, com teorias muito complexas?! A argumentação da letra D não seria que, quando se fala de transporte da energia calorífica, a água dos oceanos é o elemento que mais realiza trocas (através das grandes correntes oceânicas), realizando constantemente troca entre água quente e fria, a partir de seu aquecimento nas regiões tropicais equatoriais, e de seu resfriamento nas regiões temperadas e polares???

Return to “Questões Diversas”