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Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Mon May 18, 2015 9:58 pm
by Marcos
Na questão 27, da página 338 (quarta edição):
"Changes in the shape of a channel have no affect on squat as long as the blockage factor does not change. (Pages 95 and 98)
a. True
b. False"
Fiquei na dúvida com relação a essa questão. Se fosse pelo PNA eu diria que a afirmação é falsa, mas de acordo com o "Shiphandling For The Mariner" não tenho certeza.
Alguém saberia dizer qual é a alternativa certa neste caso?
Re: Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Mon May 18, 2015 10:21 pm
by Admin
Diria ser verdadeiro de acordo com a publicação Shiphandling for the Mariner.
"7. Squat varies as ships pass through channels with changing symmetry as the blockage factor changes." (Pg. 95)
"The Waterway Simulation Technology (WST) tests showed that underkeel clearance varies when a ship moves between channels of different formation in asymmetrical channels where the slope of the bank is different on one side of the ship than the other. The change occurs each time the symmetry of the channel changes. The cause of this change is not obvious although it may be due to changing blockage factors or to disruption of what is otherwise a stable condition as the ship proceeds along the channel. There is little that can be done to minimize this effect other than reducing speed and allowing for the increase in draft each time the channel cross profile changes."(Pg. 98)
Re: Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Tue May 19, 2015 9:53 am
by Marcos
Mas justamente por não saber o que causa a underkeel clearance nestas situações de assimetria (podendo ser ou não a mudança do blockage factor), não faria a questão ser falsa?
"The cause of this change is not obvious although it may be due to changing blockage factors or to disruption of what is otherwise a stable condition as the ship proceeds along the channel."
Re: Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Tue May 19, 2015 10:39 am
by Admin
Iria de verdadeiro, pois ele não deixa dúvida na afirmativa da página 95.
Na página 98 ele diz não ser óbvia a causa, mas deve ser por um dos dois motivos apresentados.
Esse questionário desse livro é meio complicado de provar.
Re: Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Mon May 25, 2015 4:36 pm
by jedrj
Falso.
"SQUAT varies as ships pass through channels with changing symmetry..."
Re: Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Mon May 25, 2015 4:45 pm
by Admin
O blockage factor também tem que mudar.
Re: Dúvida de questão do livro "Shiphandling For The Mariner"
Posted: Tue Nov 03, 2015 9:18 pm
by arrudadfa
Boa noite,
Jedrj Squat varies as ships pass through channels with changing symmetry as the blockage factor changes. Ou, seja, quando houver mudança de simetria que acarrete em aumento do fator de restrição.
Não encontrei na bibliografia sugerida pela NORMAM 12 dados sobre squat somente com o fator mudança de geometria do fundo. Restrição de fluxo gera aumento nas velocidades médias do escoamento e, consequentemente a queda na pressão do mesmo.
Um cientista não descartaria a hipótese de haver outros fatores para a ocorrência de squat. Para ser válida, a hipótese deveria ser modelada e ensaiada, e seus resultados documentados e publicados. Por enquanto, restrição de fluxo é o principal fator que causa a queda de pressões médias em águas restritas.
A afirmativa é TRUE.
Respeitosamente,
Arrudadfa