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Naval Shiphandling - PSCPP2012

Posted: Thu Jan 05, 2017 11:57 am
by Juliano Gons.
Alguém pode me explicar a questão 49 da prova do concurso de 2012? Não entendi pq a alternativa D está correta e a E incorreta. Não lembro de ter lido nada disso no livro.

49 (2,0 PONTOS)
De acordo com o contido no livro “Naval Shiphandling” (Crenshaw, Russel Sidnor, Jr – 4ª edição: 1975), considere um
navio com um único propulsor que gera empuxo para adiante quando está girando com rotação para direita, visto
pela popa. O navio encontra-se parado e sem seguimento e inicia o movimento para ré com o propulsor com rotação
baixa, correspondente a 5 nós de velocidade. Nessa situação, assuma como forças atuantes no navio apenas o
empuxo e a força lateral fornecidos pelo propulsor e a força gerada pelo leme devido a sua deflexão, que tais forças
atuam aproximadamente no mesmo ponto próximo à popa e, para efeitos práticos, que o efeito combinado dessas
forças seja traduzido por uma única força resultante atuando no propulsor. Com base nessas premissas, assinale a
opção INCORRETA.
(a) Quando o leme é defletido 30 graus para direita, o navio tende a deslocar a popa para BB.
(b) Com o leme a meio, o navio tende a deslocar a popa para BB.
(c) Devido ao navio se encontrar com baixa velocidade a ré, ainda que o leme seja defletido 30 graus para
direita, é possível que o navio não consiga deslocar a popa para BE, uma vez que o efeito causado pela força
exercida pelo leme pode não ser suficiente para sobrepor-se ao efeito causado pela força lateral.
(d) Quando o leme é defletido 30 graus para esquerda, o navio tende a deslocar a popa para BB.
(e) Caso se deseje deslocar a popa para BE, mantendo-se o leme defletido 30 graus para esquerda, deve-se
aumentar a velocidade para ré.

Re: Naval Shiphandling

Posted: Sat Jan 07, 2017 7:30 am
by Admin