EXERCÍCIOS - METEOROLOGIA

Resolução de questões.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

EXERCÍCIOS - METEOROLOGIA

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 5:47 pm

ARRUDA

Senhores (as). Estou estudando Meteorologia, e fazendo uns exercícios antigos que tinha no material do último concurso. O acompanhamento das minhas respostas se dá com predominância da análise do livro METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA do Edital. Passo o gabarito "oficial" que veio nesses exercícios, mas já adianto que há erros, má redação, servindo basicamente como uma revisão forçada da matéria que já li em resumos que tinha. O livro mesmo chegou pra mim depois do natal, em sua 2ª Edição, que comprei da Editora oficial. Espero que acrescente nos estudos de quem quiser acompanhar este tópico:


1 - Considere as seguintes afirmações:

I. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um cinturão de baixas pressões atmosféricas na zona tórrida das regiões tropicais, para onde sopram os alísios de NE no Hemisfério Norte e os alísios de SE no Hemisfério Sul.
II. Na faixa equatorial de baixas pressões, sopram ventos fracos e variáveis, com calmarias freqüentes, possuindo, porém, uma leve deriva suave e lenta de Leste para Oeste. A faixa inteira é chamada de “doldrums”.
III. A zona de calmas equatoriais é caracterizada por calmarias ou ventos fracos e variáveis, trovoadas e chuvas, fortes e freqüentes, durante todo o ano.
IV. Os ventos alísios são constantes e moderados, soprando da faixa de pressões altas das latitudes subtropicais na direção do equador (região dos doldrums).
V. Os alísios sopram com mais força nos verões dos respectivos hemisférios: em junho no hemisfério Norte e em dezembro no hemisfério Sul.

Estão corretas:

a) I e II
b) II, III e IV
c) II, IV e V
d) IV e V
e) I e III


ARRUDA

Outra questão que tenho dúvida:

2 - É correto afirmar que: