EXERCÍCIOS - METEOROLOGIA

Resolução de questões.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

EXERCÍCIOS - METEOROLOGIA

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 5:47 pm

ARRUDA

Senhores (as). Estou estudando Meteorologia, e fazendo uns exercícios antigos que tinha no material do último concurso. O acompanhamento das minhas respostas se dá com predominância da análise do livro METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA do Edital. Passo o gabarito "oficial" que veio nesses exercícios, mas já adianto que há erros, má redação, servindo basicamente como uma revisão forçada da matéria que já li em resumos que tinha. O livro mesmo chegou pra mim depois do natal, em sua 2ª Edição, que comprei da Editora oficial. Espero que acrescente nos estudos de quem quiser acompanhar este tópico:


1 - Considere as seguintes afirmações:

I. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um cinturão de baixas pressões atmosféricas na zona tórrida das regiões tropicais, para onde sopram os alísios de NE no Hemisfério Norte e os alísios de SE no Hemisfério Sul.
II. Na faixa equatorial de baixas pressões, sopram ventos fracos e variáveis, com calmarias freqüentes, possuindo, porém, uma leve deriva suave e lenta de Leste para Oeste. A faixa inteira é chamada de “doldrums”.
III. A zona de calmas equatoriais é caracterizada por calmarias ou ventos fracos e variáveis, trovoadas e chuvas, fortes e freqüentes, durante todo o ano.
IV. Os ventos alísios são constantes e moderados, soprando da faixa de pressões altas das latitudes subtropicais na direção do equador (região dos doldrums).
V. Os alísios sopram com mais força nos verões dos respectivos hemisférios: em junho no hemisfério Norte e em dezembro no hemisfério Sul.

Estão corretas:

a) I e II
b) II, III e IV
c) II, IV e V
d) IV e V
e) I e III


ARRUDA

Outra questão que tenho dúvida:

2 - É correto afirmar que:

a) Nuvens cumuliformes se dividem em três grupos: cumulus de bom tempo, cumulus congestus e cumulonimbus.
b) As nuvens estratiformes estão associadas à estabilidade na atmosfera, com presença de correntes ascendentes e boa visibilidade.
c) Altostratos (As) são nuvens de altas altitudes e podem atingir até dez mil metros de altitude.
d) Cirrocumulos (Cc) são nuvens de médias altitudes e apresentam-se, em geral, associadas às nuvens cirrus e cirrostratos.
e) Stratus (St) são nuvens de médias altitudes, cinzentas, de aspecto sedoso e formas arredondadas são o produto final da mudança diária característica que sofrem as nuvens tipo cumulus.

ARRUDA

Na questão 1, o gabarito do meu exercício é letra "b", que diz que II, III e IV estão corretas. Afinal, qual o erro da afirmação I, que diz que "A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um cinturão de baixas pressões atmosféricas na zona tórrida das regiões tropicais, para onde sopram os alísios de NE no Hemisfério Norte e os alísios de SE no Hemisfério Sul." Será que o termo "baixas pressões" está incorreto? Mas é um cinturão de baixas pressões. E as demais informações coincidem com o livro Meteorologia e Oceanografia do Valgas Lobo. Acho que é erro de gabarito.

Na questão 2, o gabarito do meu exercício é letra "a". Não discordo do gabarito, mas qual é o erro da letra "b"? Será que é o termo "boa visibilidade"? Não acredito. A metade da questão é literalidade do livro (estabilidade / estratiforme). Acho que tb está correta.

Aguardo opiniões. Obrigado.

ARRUDA

Outra questão:

3 - Segundo a lei de Buys-Ballot, ou lei básica dos ventos:

a) Voltando-se para a direção de onde sopra o vento verdadeiro, a baixa barométrica está à sua direita no Hemisfério Norte e à sua esquerda no Hemisfério Sul, a cerca de 110° da direção de onde sopra o vento.
b) Em sistemas de baixa pressão, os ventos sopram no Hemisfério Norte na direção dos ponteiros do relógio e na direção contrária quando em sistemas de alta pressão.
c) Os ventos originam-se da diferença de pressão entre duas localidades e sua direção é tangente às linhas que unem pontos da superfície da Terra de igual pressão barométrica, no mesmo instante.
d) Num ciclone, os ventos formam com as isóbaras, ângulos de 20° a 30° para o lado do centro de baixa pressão. Num anticiclone, o ângulo dos ventos com as isóbaras é, geralmente, menor e sempre para o lado de fora do centro de alta.
e) Há uma relação entre os efeitos da temperatura e da pressão e a circulação resultante existindo, normalmente, uma associação entre temperaturas de superfícies mais frias, pressões atmosféricas mais altas, subsidência e divergência e uma associação entre temperaturas de superfícies mais elevadas, pressões mais baixas, convergência e ascensão do ar.







Gabarito é a letra "a". Mas qual o erro da "e"? Seria a temperatura da superfície? Pois o resto das informações estão de acordo com o Livro. Valeu e bons estudos.

ARRUDA

Outra questão:

4- Considere as afirmações abaixo:

I. Forma-se nevoeiro sempre que o ar superficial é levado à condição de saturação, ou melhor, um pouco além da saturação, para que se condense uma quantidade de vapor d’água suficiente para afetar a visibilidade.
II. Uma nuvem cuja base esteja abaixo de 15 metros de altitude é denominada de nevoeiro.
III. O nevoeiro é formado pela condensação do vapor d’água, nas baixas camadas da atmosfera, reduzindo a visibilidade horizontal.
IV. O nevoeiro de advecção ocorre quando o ar úmido e quente desloca-se sobre uma superfície mais fria. É muito comum sobre o mar e é também conhecido como “steam fog” ou fumaça do mar.

São corretas:

a) Todas
b) I e II e III
c) II, III e IV
d) I, III e IV
e) II e IV





Gabarito oficial "b", mas entendo que há erro, pois a afirmação IV está correta, de acordo com o livro na página 59 (2ª Edição). A informação "steam fog" é corretíssima, apesar de eu não ter encontrado ela no livro. Será que a banca faria uma questão dessa, caracterizando um erro só por não estar constando do livro, apesar de ser correta? Acho difícil. Não creio. Pra mim, erro de gabarito. Os Editais não limitam as questões à bibliografia indicada, por isso não acredito.

Pilot trainee

Arruda,

Na primeira questão, apenas a 1 está correta. As questões estão muito mal feitas. Jogue-as no lixo.
Feliz ano novo!

ARRUDA

Pilot Trainee, obrigado pela sua contribuição. Esses são alguns que consegui para estudar pro concurso passado mas não tive tempo de fazê-los. Gosto de estudar com exercícios. É uma forma de revisar a literatura com mais atenção. Concordo que estão mal formuladas, mas me faz gravar passagens que antes eu não daria tanta atenção. Você tem alguma bateria de exercícios bons sobre Meteorologia? Se puder passá-los para mim, agradeceria muito. Obrigado e bons estudos.

ARRUDA

Mais uma: (compreende assuntos do livro Meteorologia e Oceanografia indicado pelo Edital nas páginas 125 a 132)

5 - A navegação na costa do Brasil e no Atlântico Sul geralmente passa ao norte da região de ciclogênese, onde nascem as depressões extratropicais. Neste caso, assinale a alternativa que apresenta de forma incorreta os fenômenos observados a bordo durante a passagem da depressão:

a) Antes da passagem da frente quente: vento moderado de NE, rondando para N e NW, com aumento de força; baixa contínua do barômetro; temperatura elevada aumentando progressivamente.
b) Passagem da frente quente: ventos N e NW; aumento de temperatura e umidade; pequena queda no barômetro;
c) Setor quente: vento NW; barômetro estacionário; temperatura elevada e alta umidade relativa.
d) Passagem da frente fria: salto do vento de NW para NE; subida brusca do barômetro e descida rápida da temperatura; diminuição da umidade relativa.
e) Depois da passagem da frente fria: o tempo melhora; vento SW; chuva intermitente; boa visibilidade.








Gabarito "d" de fácil concordância, mas questões mal formuladas que geram pequenas dúvidas. Mas serve pra rever a matéria. Enquanto não vem melhores... Quem quiser discutir questões é só mandar que eu participo. Bons estudos pessoal. Feliz ano novo tb !

Pilot trainee

A "d" está descaradamente incorreta, sendo portanto a alternativa correta sem dúvida. Vejo porém uma falha no enunciado : passar pela depressão não significa necessariamente passar pelo sistema frontal.


ARRUDA

Boa observação Pilot Trainee. Não tinha notado isso. Você está certo. Obrigado pela dica.

ARRUDA

6 - Assinale a alternativa na qual a nuvem não é associada à precipitação:

a) Cirrostratus
b) Altostratus
c) Stratocumulus
d) Altocumulus
e) Nimbostratus


Gabarito "d". Marquei "b". Acho que é questão de doido, mas posso estar errado. Não vi relação no livro sobre isso. A cirrostratus pode anunciar a chegada de mau tempo, pelo processo de divergência em altas camadas da troposfera, conforme narrado em algumas passagens do livro. As cumulus são mais propícias a precipitação do que as stratus. Daí só sobraria Altostratus. De qualquer forma, partilhei no tópico pra ver se alguém já viu isso em alguma literatura, preferencialmente do edital, que é o que mais interessa.

ARRUDA

7 - Com relação ao fenômeno de nevoeiro, assinale a alternativa correta:

a) O nevoeiro de radiação está associado com anti-ciclone.
b) Somente o nevoeiro de advecção, por formar-se no mar, afeta a navegação.
c) Para haver nevoeiro de adveção é necessário haver vento, porém quando a velocidade do vento ultrpassa 15 nós a turbulência resultante geralmente eleva o nevoeiro, formando nuvem tipo nimbostratus.
d) Nevoeiro de adveção é também conhecido como “smog”.
e) Nevoeiros frontais ocorrem frequentemente no inverno e, em geral, estão asociados com frentes frias.






Gabarito "a", mas não vi isso no livro. Confundi smog com steam fog (névoa de vapor), esse último termo associado a nevoeiro de advecção. Smog é um termo resultante da junção das palavras smoke (fumaça) + fog (névoa).

ARRUDA

8 - Observe a figura e assinale a alternativa incorreta:

a) O balanço entre a força de gradiente de pressão, a força de Coriolis e a força centrífuga resulta no chamado vento gradiente.
b) Em torno de centros de baixa pressão, também chamados ciclones, em que a força de gradiente de pressão é dirigida para centro e a força de Coriolis para fora, o balanço é atingido entre a força de gradiente de pressão e a soma da força de Coriolis com a força centrífuga. O fluxo resultante tem sentido horário no HS e anti-horário no HN. Fluxo com esse sentido de rotação é denominado fluxo ciclônico.
c) O vento geostrófico é um vento horizontal, acelerado, que sopra ao longo de trajetórias retilíneas, que resulta de um equilíbrio entre a força de gradiente de pressão (horizontal) e a força de Coriolis.
d) Os maiores desvios do vento real em altitude em relação ao vento geostrófico ocorrem quando o vento percorre trajetórias com grande curvatura.
e) Em qualquer hemisfério, o atrito causa um fluxo resultante para dentro (convergência) em torno de um ciclone e um fluxo resultante para fora (divergência) em torno de um anticiclone.








Gabarito "c". Correto, pois o vento Geostrófico é um vento SEM aceleração. Agora essa "e" é viajante. "atrito"? Pra mim é o gradiente de pressão somente. Alguém já viu isso?

AJ

Essas questões fogem um pouco do escopo da prova e da bibliográfica recomendada no edital, no caso o livro do Valgas para meteorologia. Veja as questões de meteorologias das provas de 2006, 2008, 2011 e 2012, que todas fazem referencia ao livro do Valgas no seu enunciado.

A teoria utilizada para elaborar estas questões que vc colocou está no Miguens (cap. 45), e este capítulo não cai na prova! Eu acho que não vale a pena ir a fundo no Miguens em relação a meteorologia... mas é só a minha opinião.

TM

Prezado AJ,

Concordo contigo, cara!

Prezado Arruda, reforço aqui as palavras do AJ de, dentro do possível, tentarmos focar mais especificamente nos livros e capítulos da Bibliografia recomendada dos últimos Editais, para cada assunto em separado. Ao mesmo tempo, louvo a sua iniciativa de postar questões de meteorologia aqui no Fórum, pois isso é muito bom para nos manter em contato com o assunto. Valeu pela abertura da discussão neste importante assunto!

Aproveito para desejar um excelente ano de 2015 para todos, com muita saúde e paz! Boas Festas!

Um abraço!

TM

Pilot trainee

Um navegante no meio do Oceano Atlântico recebe por rádio, de duas estações de navio na mesma latitude e separadas pela distância de 50 milhas, informação sobre a temperatura do ar e direção do vento. Conclui exclusivamente com base nas informações recebidas que há um sistema frontal entre as duas embarcações, podendo afirmar, de acordo com o livro "Meteorologia" de Valgas Lobo que :

a- Se o vento na superfície no lado do ar frio se apresenta na direção do deslocamento da frente trata-se provavelmente de uma frente fria.

b- Se o vento na superfície no lado do ar frio for paralelo à frente, trata-se provavelmente de uma frente quente.

c- Se o vento na superfície no lado do ar frio tiver uma componente na direção oposta ao deslocamento da frente, trata-se provavelmente de uma frente fria.

d- Se o vento na superfície no lado do ar frio tiver uma componente na direção oposta ao deslocamento da frente, trata-se provavelmente de uma frente quase estacionária.

e- Se o vento na superfície no lado do ar frio se apresenta na direção do deslocamento da frente trata-se provavelmente de uma frente quase estacionária.

resposta na pg 160.

ARRUDA

Eu que agradeço AJ e TM. Ainda não cheguei no Miguens, e pelo visto não vou perder tempo com assunto que não cai na prova. Obrigado pela questão Pilot Trainee, amanhã ou dia 2 volto aos estudos e vou encarar sua questão.
Abs a todos e Feliz Ano Novo. Que o estudo renda e que sejamos recompensados pelo esforço.

felipesantos

Essa questão do pilot trainee tem a cara da prova.
Vou de Alfa.
Arruda, essas questões que tu colocasse são de um arquivo "100 questões de meteorologia", eu acho.
Tenho elas nesse arquivo, pelo menos.
Já fiz essas questões, acredito que fogem um pouco sim do escopo da prova.
Mas tem tempo, fiz uma revisão boa por elas e só se salvaram poucas questões úteis mesmo.
Lembrando que, apesar de não citar especificamente o cap 45 do miguens (meteorologia) ele também é bom.
E o miguens é mto melhor que o valgas na parte de oceano (maré, etc...).
Abraço.
Bons ventos em 2015 para todos!
Com respeito,
Felipe Santos.

Pilot trainee

Correto Felipe, Resposta "a".

ARRUDA

Concordo com a letra A. Estava fazendo alguns exercícios dos concursos passados, e essa questão lembrou bastante a prova de 2006, numa abordagem da mesma linha das três primeiras de meteorologia, porém inovadora. Muito boa Pilot Trainee. Nessa prova (2006) caíram 7 (SETE) questões de Meteorologia do Valgas Lobo (ou Lobo e Soares como é referido na prova). Não dá pra tratar essa matéria como pouco importante. São sempre algumas questões certas em toda prova.
Vou dar uma pausa no estudo de Metorologia pois já comecei a encarar PNA, que não lembro bulhufas. Talvez intercale o tempo nos próximos dias ou semanas com o estudo de Meteorologia, que vai ser aprofundado, e volte a postar questões, mas já agradeço desde já quem contribuir colocando questões desse assunto, pois ficam registradas e ajudam na complementação do estudo de quem quiser, a exemplo de mim mesmo.
Obrigado pelas dicas Felipe. Me ajudaram a orientar melhor meus estudos (principalmente a abandonar por enquanto o arquivo de 100 questões, pois não será exigido na forma como se apresenta. rs).
Bons estudos a todos.

User avatar
GCorrêa
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Tue Jul 19, 2016 7:55 pm

Re: EXERCÍCIOS - METEOROLOGIA

Postby GCorrêa » Sun Sep 25, 2016 12:46 pm

Show!!


Return to “Questões Diversas”