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COLREG 72

Posted: Thu Oct 12, 2017 1:24 pm
by Mota
Alguem dah uma luz no gabarito.

Questão: Julgue as alternativas abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F) conforme contido no COLREG:

I - Um rebocador demandando o porto do Rio de Janeiro pelo canal principal, apresentando 3 luzes circulares brancas em linha vertical em seu mastro, avista uma embarcação pelo seu BE, apresentando 2 luzes de mastro, a de ré mais alta que a de vante. Conforme o contido no COLREG o rebocador deverá manter Rumo e Velocidade;

II – Uma embarcação a vela cruzando um esquema de separação de tráfego avista pelo seu BE uma embarcação de pesca navegando dentro de uma via de tráfego. Conforme o contido no COLREG a embarcação a vela deverá guinar para BE passando pela popa da emb. De pesca;

III – Uma embarcação a Vela (1) recebendo o vento pelo se boreste, avista a barlavento outra embarcação de pesca (2), como não consegue identificar por onde o vento entra na outra embarcação, conforme o COLREG eles (1) mantem rumo e velocidade;

IV- Uma embarcação a vela recebendo o vento pelo seu bombordo, avista em situação de rumos cruzados outra embarcação apresentando uma marca em forma de cone com o vértice voltado para baixo, conforme o COLREG ele mante rumo e velocidade;

V- Uma embarcação restrita devido ao seu calado, navegando dentro do canal principal do porto, avista uma embarcação sem governo em situação de roda a roda, e pelo bombordo desta última uma embarcação com capacidade de manobra restrita, conforme o COLREG ele (1) deverá guinar para Boreste;

a) V-V-V-V-V
b) V-F-F-V-F
c) V-V-V-V-F
d)F-V-V-V-F
e) F-F-F-V-F

Re: COLREG 72

Posted: Fri Oct 13, 2017 2:36 pm
by xzsawq
Bravo? :?:

Re: COLREG 72

Posted: Sat Oct 14, 2017 10:08 am
by Admin
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AFIRMATIVA I
REGRA 24 REBOCANDO OU EMPURRANDO (a)
(I) em lugar da luz prescrita na Regra 23(a) (I) ou (a) (II), duas luzes de mastro, em linha vertical. Quando o comprimento do reboque, medido a partir da popa do rebocador até a popa do rebocado for superior a 200m, três dessas luzes em linha vertical.
REGRA 23 EMBARCAÇÃO DE PROPULSÃO MECÂNICA EM MOVIMENTO(a)
(I) uma luz de mastro a vante;
(II) uma segunda luz de mastro, à ré e mais alta que a de vante; uma embarcação de comprimento inferior a 50 metros não é obrigada a exibir esta segunda luz de mastro, mas poderá fazê-lo;
REGRA 3 DEFINIÇÕES GERAIS
O termo “embarcação com capacidade de manobra restrita” compreende, mas não se limita aos seguintes casos:
(VI) as embarcações engajadas em operação de reboque, que, por natureza, dificilmente permitem ao rebocador e a seu reboque desviarem-se do seu rumo.
REGRA 15 SITUAÇÃO DE RUMOS CRUZADOS
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situação que envolva risco de abalroamento, a embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa e, caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa.
Como nada aponta no sentida da aplicação do item (IV) da REGRA 3, então, considerando-se uma situação comum de rumos cruzados, o rebocador deveria manobrar. Logo a afirmativa está incorreta.

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AFIRMATIVA II
REGRA 18 RESPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES
(b) Uma embarcação a vela em movimento deverá manter-se fora do caminho de:
(I) uma embarcação sem governo;
(II) uma embarcação com capacidade de manobra restrita;
(III) uma embarcação engajada na pesca.
REGRA 10 ESQUEMAS DE SEPARAÇÃO DE TRÁFEGO
(j) Um navio de comprimento inferior a 20 m ou um navio a vela não devem dificultar a passagem segura de uma embarcação de propulsão mecânica navegando ao longo de uma via de tráfego.
Correto pois, a embarcação engajada na pesca tem a preferência. Além de estar navegando na via.


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AFIRMATIVA III
REGRA 18 RESPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES
(b) Uma embarcação a vela em movimento deverá manter-se fora do caminho de:
(I) uma embarcação sem governo;
(II) uma embarcação com capacidade de manobra restrita;
(III) uma embarcação engajada na pesca.
Falso pois, a embarcação engajada na pesca tem a preferência.


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AFIRMATIVA IV
REGRA 25 EMBARCAÇÕES A VELA EM MOVIMENTO E EMBARACAÇÕES A REMO
(e) Uma embarcação navegando a vela, quando também usando sua propulsão mecânica, deve exibir a vante, onde melhor possa ser vista, uma marca em forma de cone, com o vértice para baixo.
REGRA 3 DEFINIÇÕES GERAIS
(c) O termo “embarcação a vela” designa qualquer embarcação sob vela desde que sua máquina de propulsão, se houver, não esteja em uso.
Logo consideramos e embarcação com a marca em forma de cone com vértice para baixo como uma embarcação à propulsão mecânica.
REGRA 18 RESPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES
(a) Uma embarcação de propulsão mecânica em movimento, deverá manter-se fora do caminho de:
(I) uma embarcação sem governo;
(II) uma embarcação com capacidade de manobra restrita;
(III) uma embarcação engajada na pesca;
(IV) uma embarcação a vela.

Verdade pois, a embarcação a vela tem preferência sobre a embarcação a propulsão mecânica.

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AFIRMATIVA V
REGRA 18 REPONSABILIDADE ENTRE EMBARCAÇÕES (d)
(I) Toda embarcação que não uma embarcação sem governo ou uma embarcação com capacidade de manobra restrita deverá, se as circunstâncias do caso o permitirem, evitar interferir com a passagem segura de uma embarcação restrita devido ao seu calado, exibindo os sinais da Regra 28.
(II) Uma embarcação restrita devido ao seu calado deverá navegar com cuidado redobrado, levando em plena conta suas condições especiais.
Pela regra, tanto as embarcações sem goveno como as com capacidade de manobra restrita têm preferência sobre as restritas devido ao calado. Logo esta última deverá manobrar para ambas. Como manobrando para BE, estará manobrando na direção da embarcação com capacidade de manobra restrita, que está pelo bombordo da embarcação sem goveno, imaginamos que a melhor solução seria manobrar para bombordo para manter-se fora do caminho de ambas.

Logo a afirmativa é falsa.

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Pelo exposto a resposta seria: F-V-F-V-F :geek:

Mas procurando a melhor alternativa, iria de d) F-V-V-V-F. Pois provavelmente a embarcação (2) citada na afirmativa III é a vela. E apesar de ser de pesca, não está engajada em tal atividade. Logo a afirmativa III seria correta de acordo com a REGRA 12 EMBARCAÇÕES A VELA. :idea:
(a) quando duas embarcações a vela se aproximam uma da outra de maneira a envolver risco de abalroamento, uma delas deverá se manter fora do caminho da outra, como segue:
(I) quando cada uma das embarcações tiver o vento soprando de bordo diferente, a embarcação que recebe o vento por bombordo deverá se manter fora do caminho da outra;
(II) quando ambas as embarcações tiverem o vento soprando do mesmo bordo, a embarcação que estiver a barlavento deverá se manter fora do caminho da que estiver a sotavento;
(III) quando uma embarcação com o vento a bombordo avistar outra embarcação a barlavento e não puder determinar com segurança se essa outra embarcação recebe o vento por bombordo ou por boreste, ela deverá se manter fora do caminho dessa embarcação.
:arrow: Tanto se (2) tiver o vento por BB, aplicação do item (I), como se tiver o vento por BE, aplicação do item (II), (2) será a embarcação a manobrar e (1) deverá manter rumo e velocidade.

Re: COLREG 72

Posted: Sat Oct 14, 2017 11:28 am
by xzsawq
Assertiva (I). Considerei verdadeira porque o autor não especificou o risco de abalroamento. Caso haja risco o rebocador deve manobrar. R(15) :idea:

Assertiva (II). Considerei a R(10) (i). Mas quem acho que a justificativa do admin está mais condizente. A embarcação de pesca teria que manobrar se a vela estivesse navegando ao longo do canal. Mas como a vela deseja cruzar, ela perde a preferência. Correta. :cry:

Assertiva (III). Falsa. R(18). Embarcação de pesca tem preferência. Além disso, o critério de usar o vento para definir a preferência só é válido para o caso em que estão envolvidas apenas embarcações a vela... Portanto.. ainda que dissesse que a embarcação a vela manobraria, creio que a assertiva permaneceria falsa. :o

Assertiva (IV). Verdadeira R(18) :roll:

Assertiva (V). Marcaria Falsa pq só tem uma alternativa que coloca ela como verdadeira. :twisted:

Re: COLREG 72

Posted: Sat Oct 14, 2017 11:43 am
by Admin
Assertiva (I). Considerei verdadeira porque o autor não especificou o risco de abalroamento. Caso haja risco o rebocador deve manobrar. R(15) :idea:

Assertiva (II). Considerei a R(10) (i). Mas quem acho que a justificativa do admin está mais condizente. A embarcação de pesca teria que manobrar se a vela estivesse navegando ao longo do canal. Mas como a vela deseja cruzar, ela perde a preferência. Correta. :cry:

Assertiva (III). Falsa. R(18). Embarcação de pesca tem preferência. Além disso, o critério de usar o vento para definir a preferência só é válido para o caso em que estão envolvidas apenas embarcações a vela... Portanto.. ainda que dissesse que a embarcação a vela manobraria, creio que a assertiva permaneceria falsa. :o

Assertiva (IV). Verdadeira R(18) :roll:

Assertiva (V). Marcaria Falsa pq só tem uma alternativa que coloca ela como verdadeira. :twisted:
Marcaria qual na prova se não tem alternativa V-V-F-V-F :?:

Re: COLREG 72

Posted: Sat Oct 14, 2017 12:01 pm
by xzsawq
Rapaz... complicado. Acho que iria de Bravo mesmo, apostando que na assertiva (II) o autor não tenha levando em conta a questão da embarcação a vela estar cruzando/ao longo da via. Mas não teria certeza alguma.
Assertiva (I). Considerei verdadeira porque o autor não especificou o risco de abalroamento. Caso haja risco o rebocador deve manobrar. R(15) :idea:

Assertiva (II). Considerei a R(10) (i). Mas quem acho que a justificativa do admin está mais condizente. A embarcação de pesca teria que manobrar se a vela estivesse navegando ao longo do canal. Mas como a vela deseja cruzar, ela perde a preferência. Correta. :cry:

Assertiva (III). Falsa. R(18). Embarcação de pesca tem preferência. Além disso, o critério de usar o vento para definir a preferência só é válido para o caso em que estão envolvidas apenas embarcações a vela... Portanto.. ainda que dissesse que a embarcação a vela manobraria, creio que a assertiva permaneceria falsa. :o

Assertiva (IV). Verdadeira R(18) :roll:

Assertiva (V). Marcaria Falsa pq só tem uma alternativa que coloca ela como verdadeira. :twisted:
Marcaria qual na prova se não tem alternativa V-V-F-V-F :?:

Re: COLREG 72

Posted: Thu Oct 19, 2017 3:18 pm
by Apprentice
Não entendi pq a assertiva I é (V), pelo que eu saiba a luz de mastro não é circular... como tá afirmado neste item ...

Re: COLREG 72

Posted: Thu Oct 19, 2017 3:35 pm
by Admin
Não entendi pq a assertiva I é (V), pelo que eu saiba a luz de mastro não é circular... como tá afirmado neste item ...
Bem observado, Apprentice. :shock: