Questoes anuladas
Posted: Wed Sep 19, 2018 11:19 am
alguem teria o arquivo com as questões anuladas das provas de 2006,2008,2011 e 2012.
ANULADAS PSCPP 2008alguem teria o arquivo com as questões anuladas das provas de 2006,2008,2011 e 2012.
2011 não temos.14 (1 PONTO)
Um navio-tanque (comprimento: 620 pés; boca: 80 pés) e um porta contêiner (comprimento: 650 pés; boca: 88 pés), navegando em um canal estreito, irão cruzar bombordo com bombordo. Os navios estão desenvolvendo as velocidades de 5 e 6 nós respectivamente. A largura do canal é de 500 pés e a intensidade do vento no local, 20 nós.
Analise as afirmativas abaixo, à luz do que preconiza o livro “Shiphandler for the Mariner”, de MacElrevey & MacElrevey, e, em seguida, assinale a opção correta:
I) a largura do canal será um empecilho para uma manobra segura dos navios.
II) o vento reinante na área está afetando o governo do navio-tanque.
III) o vento reinante na área está afetando o governo do porta contêiner.
IV) os navios deverão iniciar a manobra quando a distância entre eles for de aproximadamente 1900 pés, com velocidades que permitam a ação eficaz dos lemes.
(a) apenas as afirmativas I), II) e III) são verdadeiras
(b) apenas as afirmativas I) e III) são verdadeiras
(c) apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras
(d) apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras ( X )
(e) apenas a afirmativa IV) é verdadeira
18 (1 PONTO)
Um Very Large Crude Carrier – VLCC (comprimento: 330 metros; boca: 50 metros; calado: 20 metros) encontrava-se distante algumas milhas do local de espera de prático, navegando no rumo 350º, com a velocidade de 14 nós. Ao avaliar a situação, o comandante decidiu quebrar o seguimento do navio, de modo a chegar no local de recebimento do prático com uma velocidade adequada para embarcá-lo com segurança. A visibilidade estava boa, não havia perigos à navegação, nem navios ou obstáculos que pudessem causar riscos. O espaço para manobra era, portanto, suficiente. A profundidade local era de 32 metros e a intensidade do vento, 16 nós. O comandante ordenou, então, a execução de um giro completo, com todo o leme a boreste.
Analise, levando em consideração a situação descrita e a manobra executada, as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta, de acordo com o livro “Shiphandler for the Mariner”, de MacElrevey & MacElrevey:
I) ao final da manobra, o diâmetro da curva de giro terá sido de aproximadamente 990 metros.
II) quando a proa atingir 080º, a velocidade terá sido reduzida para cerca de 8 nós.
III) caso a guinada fosse para bombordo, o diâmetro da curva de giro teria sido significativamente menor.
IV) o vento terá efeito significante na “rate” de guinada do navio quando a velocidade atingir menos de 6 nós.
(a) apenas as afirmativas I), II) e III) são verdadeiras
(b) apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras ( X )
(c) apenas as afirmativas II) e III) são verdadeiras
(d) apenas a afirmativa III) é verdadeira
(e) apenas a afirmativa IV) é verdadeira
20 (1 PONTO)
Analise as afirmativas abaixo sobre sistemas propulsivos:
I) a propulsão a jato d’água elimina a necessidade de leme e de apêndices no casco e é um dos mais eficientes sistemas propulsivos, tendo como única desvantagem o fato de ter que carregar os dutos de água internamente ao navio, reduzindo o volume interno.
II) a propulsão de eixo vertical (tipo Kirsten-Boing ou Voight-Schneider) tem a vantagem de poder direcionar a força propulsiva em qualquer direção, sem a necessidade de inverter a rotação do motor.
III) o hélice de passo controlável tem a vantagem de permitir reduzir o passo do propulsor, sem tirar o motor de sua máxima rotação, que continua, assim, a desenvolver máxima potência.
IV) os sistemas de propulsão do tipo eixo vertical e de hélice de passo controlável evitam a necessidade de reversão do motor para operações de parada.
A seguir, de acordo com o livro “Principles of Naval Arquitecture” (PNA), assinale a opção abaixo que contém as afirmativas corretas:
(a) todas
(b) II), III) e IV) ( X )
(c) I), II) e III)
(d) I), II) e IV)
(e) I), III) e IV)
45 (1 PONTO)
Analise as afirmativas abaixo:
I) quando um navio está parado e o propulsor aplica um “thrust” avante, com o leme carregado para um dos bordos, o ponto de pivô é posicionado entre a proa e meia-nau.
II) um navio se deslocando, com um rebocador empurrando para um dos bordos pela proa, o ponto de pivô fica entre a popa e meia-nau.
III) um navio, com segmento para ré, tentando girar com o “bow thruster”, terá o seu pivô na metade de ré do navio.
IV) o efeito de um “bow thruster” é pequeno em um navio com velocidade avante pequena ou moderada.
Tendo como referência o livro “Tug Use in Port”, de Henk Hensen, quais das afirmativas acima estão corretas?
(a) Todas ( X )
(b) II), III) e IV)
(c) I), III) e IV)
(d) I), II) e IV
(e) I), II) e III)
51 (1 PONTO)
Um prático realizando navegação de praticagem em uma embarcação que atende apenas as exigências do GMDSS para navegação na área A3 pode tentar estabelecer comunicações em radiotelefonia com terra por meio dos seguintes equipamentos:
(a) EPIRB do INMARSAT e transceptor de VHF (DSC).
(b) telex e transceptor de VHF (DSC) e MF/HF (DSC).
(c) NAVTEX e transceptor de VHF (DSC), MF (DSC) e HF (DSC).
(d) INMARSAT-A e transceptor de VHF (DSC). ( X )
(e) SART e transceptores de VHF (DSC) e MF (DSC).
II, III, e IV estão corretas.Admin,
Você consegue entender qual afirmação foi responsável por anular a Questão 14 ?
Concordo que a III e IV estão corretas, e que a I está incorreta. Fiquei com dúvida na II.
II, III, e IV estão corretas.
Deve ter sido esta a ideia do elaborador. E concordo com o argumento.Concordo que a III e IV estão corretas, e que a I está incorreta. Fiquei com dúvida na II.
II, III, e IV estão corretas.
Não se aplicaria nesta questão a regra dos "Wind effects on steering" (Cap. 1), que diz:
"passenger ship or a containership will feel the wind significantly at a wind speed of 3 times the ship's speed, while a loaded tanker will required a wind speed of at least 5 times the ship's speed before being affected to the same degree."