Glaucoma

Perícia médica que visa verificar se o candidato preenche os padrões de saúde exigidos para a prestação de serviços de praticagem.
User avatar
Joveiel
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Wed Feb 03, 2016 2:28 pm

Glaucoma

Postby Joveiel » Wed Feb 03, 2016 3:23 pm

Boa tarde,

Na Normam 12 diz q um dos itens de inaptidão ao processo seletivo da categoria de praticante de prático é:
15) Glaucoma, ceratocone e doenças oftalmológicas crônicas;

Daí devo entender que qualquer grau de Glaucoma é inapto ou apenas os que são crônicos?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Glaucoma

Postby Admin » Thu Feb 04, 2016 7:37 am

Boa tarde,

Na Normam 12 diz q um dos itens de inaptidão ao processo seletivo da categoria de praticante de prático é:
15) Glaucoma, ceratocone e doenças oftalmológicas crônicas;

Daí devo entender que qualquer grau de Glaucoma é inapto ou apenas os que são crônicos?
Prezado Joveiel,

Realmente o texto ficou dúbio, pois o Glaucoma pode ser crônico ou não, e a Ceratocone é crônica.
Sugiro que envie este questionamento à DPC para esclarecimento. faleconosco@dpc.mar.mil.br
E favor postar a resposta aqui para servir de referência.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
RAFAEL GARCIA
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Tue Jan 14, 2020 11:41 am

Re: Glaucoma

Postby RAFAEL GARCIA » Tue Jan 14, 2020 12:42 pm

Olá!

Comecei os estudos e não me tinha me atentado ao fato de possuir ceratocone.

Alguma novidade em relação a este tópico?

Meu Ceratocone é leve e já estabilizado. Isso já me impediria de de me tornar um prático ou dependeria dos resultados de acuidade visual?

Obrigado.

Abraço

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Glaucoma

Postby Admin » Tue Jan 14, 2020 1:01 pm

Olá!

Comecei os estudos e não me tinha me atentado ao fato de possuir ceratocone.

Alguma novidade em relação a este tópico?

Meu Ceratocone é leve e já estabilizado. Isso já me impediria de de me tornar um prático ou dependeria dos resultados de acuidade visual?

Obrigado.

Abraço
No item 15.17 letra o) do último edital diz que a ceratocone crônica é fator de inaptidão.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

bahot
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 63
Joined: Mon Apr 11, 2016 2:02 am

Re: Glaucoma

Postby bahot » Mon Jan 27, 2020 6:31 pm

rafael, veja a possibilidade de realizar uma cirurgia refrativa. nao ha problema em faze-la e corrigir seu ceratocone.

User avatar
RAFAEL GARCIA
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Tue Jan 14, 2020 11:41 am

Re: Glaucoma

Postby RAFAEL GARCIA » Thu Jan 30, 2020 10:40 am

Bahot.

Eu já possuo o anel de Ferrara em um do olhos há mais de 15 anos. O que estabilizou o ceratocone. e no olho esquerdo já fiz o crosslink tbm, que estabiliza a doença. Porém, o edital é muito vago e cruel ao generalizar o ceratocone como fator eliminatório, já que existem diversos níveis da doença e, mesmo quem a possui, em muitos casos, tem uma visão de ótima qualidade com uso de lentes e óculos, por exemplo.

Quem tem ceratocone, nunca deixa de ter e os tratamentos hoje em dia são de alto nível. Por isso me parece um tanto atrasada a forma como o edital a traz, sendo a acuidade visual o mais importante, a meu ver.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Glaucoma

Postby Admin » Thu Jan 30, 2020 10:46 am

Bahot.

Eu já possuo o anel de Ferrara em um do olhos há mais de 15 anos. O que estabilizou o ceratocno. e no olho esquerdo já o fiz o crosslink tbm, que tbm estabiliza a doença, porém o edital é muito vago e cruel ao generalizar o ceratocone como fator eliminatório, já que existem diversos níveis da doença e, mesmo quem a possui, em muitos casos, tem uma visão de ótima qualidade com uso de lentes e óculos, por exemplo.

Quem tem ceratocone, nunca deixa de ter, porém os tratamentos hoje em dia são de alto nível. Por isso me parece um tanto atrasado a forma como o edital a traz, sendo a acuidade visual o mais importante, ao meu ver.
Sugiro submeter consulta diretamente à DPC, demandando explicação sobre o nível da doença considerado limitador para ingresso na profissão. :idea:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Exames Médicos”