As famigeradas barras

Provas de barra, natação e permanência.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

As famigeradas barras

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 1:51 pm

Guerreiro Solitário .´.

Caso concordem, o objetivo é postar aqui algumas dicas para a galera que está preocupada com o exercício de barras.

Serão apenas quatro, mas que, com o passar dos dias, poderão tirar o sossego de alguns.


DBN

Repetição com correção até a perfeição ou exaustão!!

Guerreiro Solitário .´.


Fazer barras é muito fácil, para quem consegue. Pra quem não consegue, poderá se transformar em um martírio.


Minhas primeiras dicas para os que não estão conseguindo são:

Se a coisa estiver feia, procure logo a orientação de “personal treiner”. Se lhe parecer demasiado caro, procure ao menos uma academia e explique bem claramente o seu objetivo. Indicar-lhe-ão alguns exercícios que, pelo conjunto da obra, ajudarão muito na sua preparação. Se optar por esse caminho, não deixe, no entanto, de fazer as próprias barras ao menos duas vezes por semana. Lá no dia, a prova será de barras, não de levantamento de pesos ou esteira.

Se já não tiver, compre uma daquelas barras que se vende em lojas de esporte. Instale em um dos vãos de porta da sua casa.

Resista. Não faça barras todos os dias, no máximo, dia sim, dia não. Penso que o ideal é deixar seus músculos se recuperarem por setenta e duas horas após uma série forçada.

Se precisar, utilize o elástico sugerido por um colega em um outro tópico. Pode ajudar muito.

São permitidas duas modalidades. Escolha a que lhe parecer mais fácil.

FutPrat Pilot

Quem nunca fez barra, acho que começar a treinar só agora foi um risco que você assumiu lá atrás, quando poderia ter iniciado o treinamento independente do resultado da escrita.

Pra quem já fez mais de 4 barras e agora tá preocupado, isso só aconteceu porque você engordou... rs! É a única explicação que eu vejo... então emagreça! Deve ser bem possível emagrecer o que você precisa em três meses.

anonimo

nada de cobrinha, hein! vou plotar...
na permaneicia não pode "boiar", tem que ficar na vertical

anonimo empolgado

permanencia pode ser de qq jeito, para de cao

anonimo

alguém que já fez podia aclarar isso aqui, porque na navy, os testes de permanencia eram assim, na vertical. MAs qual é o problema de ficar 20 min assim?
ah, vamos fiscalizar o teste de barra!

Guerreiro Solitário .´.

Pessoal,

Garanto a vocês: pode boiar, sim. Fiquem tranquilos quanto a isso. Pelo menos, foi assim na última prova.

Percebo que tem muito "sangue bom" nesse ano agora. Que passem todos e vençam os melhores, tudo num clima de competição saudável. Não há razão para fazerem terror.

Guerreiro Solitário .´.

Outra coisa importante:

Percebi também que tem candidato preocupado se haverá “maracutaia” para beneficiar um ou outro na barra.

Esqueçam isso. A prova é séria. Inclusive é gravada. Se fizer as 4 barras corretamente, tá aprovado.

Quilha

Sabe quantos nao passaram no exame fisico em 2011 ?
Essas barras ja esta virando pesadelo rsrsrsr

aurélio

Sempre fiz barras e cheguei a fazer uma série de 18 com pegada por pronação Modo mais difícil - na prova vale os dois). Recomendo a quem não está puxando nenhuma barra, procurar de imediato o suporte de um profissional conceituado. Pra quem faz uma ou duas, o ideal é treinar todos os dias, descansando um por semana, porém fazendo rodízio nos grupos musculares. Nunca treine um grupo num dia após ter treinado este mesmo grupo no dia anterior. Dê 72 horas de intervalo. Um treino ótimo que se pode fazer é malhar costas num dia e puxar barras no outro e no seguinte fazer treino de empunhadura, com aquele alicate mola. Mas o maio bizu que eu posso dar é o seguinte: faça a barra completa, do jeito que se exige no edital( que é o padrão, ou seja, passando o queixo e esticando os braços por completo). Se vc não conseguir, é pq sua musculatura não tem a força necessária para erguer seu peso, daí é bom treinar num aparelho que existe em academias, chamado "graviton", pois ele possibilita que vc tenha uma ajudinha na hora de fazer a barra, e essa ajudinha vc vai regulando, assim, à medida que vc vai ganhando força, vc vai ajustando ao novo estímulo, até alcançar seu objetivo! Se vc quiser posso lhe passar uma série tb! Abraços!

Eddy

O edital fala que não vale impulso: o que isso significa exatamente? Não vale impulso no chão, claro, mas vale um impulso com as pernas no ar? Tipo, fazendo um balanço?

aurélio

Não! Nenhum tipo de impulso, senão vc não estará testando sua força nos braços. Além do mais, esses impulsos não ajudam quase nada! Outro bizu muito importante tb é tentar perder o máximo de peso até lá! Qq 5Kg faz muita diferença na barra!

Eddy

O cara te avisa na hora (ainda durante a execução do exercício) se alguma repetição não foi considerada? Pq aí dá pra vc saber que tem que tentar fazer uma extra se alguma não foi considerada...

aurélio

Rapaz, geralmente em TAF o aplicador repete a contagem se a execução não foi no padrão, assim dá pra ficar sabendo!

Eddy

Vale esticar o pescoço e ficar com o queixo pra cima, só fazer a barra passar do queixo minimamente, e voltar a descer?

aurélio

Aí vai depender do aplicador cara, se ele aceitar! Tem gente que cobra o seguinte: passar o queixo e continuar com o prolongamento coluna-nuca(hehe) na vertical, como se vc tivesse olhando pro horizonte!

Ricardo_O prático

Acho que essas provas de barras são muito absurdas!

Mar

Na prova de permanencia é obrigado a boiar? Pq boiar 20 minutos é complicado... Agora ficar na vertical 20 min. é mais tranquilo... Como é afinal?

opraticantedepratico
Administrador


Ficar na vertical é muito mais cansativo pois é preciso usar braços e pernas todo o tempo para manter a posição. Para boiar, dependendo do caso, é só relaxar. Claro que no mar é bem mais complicado boiar.
O Praticante de Prático


Mar

Eu acho bem mais fácil ficar na vertical, boiar vc perde o equilibrio várias vezes, principalmente em 20 minutos.
Mas afinal, é obrigado boiar ou pode ficar na vertical na prova?


opraticantedepratico
Administrador


Os dois modos valem.
O Praticante de Prático

Eddy

Qual o criterio de desclassificação na prova de flutuação? Seria afundar a cabeça? Encostar no fundo? Ou só é desclassificado se pedir pinico?

opraticantedepratico
Administrador


"Nas provas de natação e permanência dentro d’água flutuando, o candidato deverá utilizar apenas os recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido apoio no fundo, na borda lateral, no raiamento da piscina e/ou em outro candidato."

Pelo que está no edital apenas não é permitido mergulhar ou encostar em nada.
O Praticante de Prático

Eddy

O edital não é específico, não fala de não poder mergulhar...

Será que não pode mesmo mergulhar a cabeça e voltar à superfície (sem encostar em nada)?

Se encostar o queixo na água perde? A boca? O nariz? Os olhos? Qual o critério? Pelo edital não dá pra responder, acho que só baseado na experiência de quem já participou...

Mar

Pode nadar na prova de permanência?
Realmente, está meio sem critério...

Eddy

Conversei com uma pessoa que já passou pela prova física. Segundo ela, pode tudo: nadar, boiar, mergulhar a cabeça... O único critério é não encostar em nada (bordas, fundo, raias).

TOUCHDOWN

Essa é a parte mais fácil do concurso..

Return to “Teste de Suficiência Física”

cron