Bem, a primeira resposta é sim. Não há gradiente na componente do vento relativo gerada pelo movimento do navio.
Quanto a segunda pergunta, se eu entendi, a resposta é não. Pois a força gerada pelo vento natural (que tem gradiente) no navio seria menor que a força gerada no caso do navio movendo-se com a mesma velocidade contra o ar parado (que não tem gradiente).
É isso?
Após ler os posts fiquei com as seguintes dúvidas:
1. Havendo o vento natural, este não aumentar a resistência de qlq forma? Pois mesmo havendo o gradiente ele não reduz a zero próximo a superfície da água, apenas a força devido ao vento natural ficaria reduzida nesta região do casco.
2. Enquanto que, movendo-se sem vento natural, não teriam nenhuma parcela de força devido ao vento natural. Portanto não teríamos uma resistência devido ao vento menor?
Acho que o livro só compara o efeito do vento natural, para situações de navios com superestruturas altas e baixas... onde a influência do gradiente é menor naqueles que tem superestrutura mais alta, como um navio de passageiros...