PNA Resistência - Estudo de Shearer

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PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby lindebras » Tue Feb 13, 2018 9:48 am

Outra dúvida:

No caso do navio se movendo num ar parado, não há gradiente de vento?
Então, nos estudos de Shearer, no caso acima (navio se movendo num ar parado) a resistência do ar seria menor do que no caso do navio parado contra um vento natural?

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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby Admin » Tue Feb 13, 2018 4:41 pm

Outra dúvida:

No caso do navio se movendo num ar parado, não há gradiente de vento?
Então, nos estudos de Shearer, no caso acima (navio se movendo num ar parado) a resistência do ar seria menor do que no caso do navio parado contra um vento natural?
Navio parado? Como assim? :?:
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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby lindebras » Wed Feb 14, 2018 8:20 am

O navio estando sem velocidade e o vento indo contra o navio.

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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby Admin » Wed Feb 14, 2018 9:05 am

Bem, a primeira resposta é sim. Não há gradiente na componente do vento relativo gerada pelo movimento do navio.
Quanto a segunda pergunta, se eu entendi, a resposta é não. Pois a força gerada pelo vento natural (que tem gradiente) no navio seria menor que a força gerada no caso do navio movendo-se com a mesma velocidade contra o ar parado (que não tem gradiente).
É isso? :roll:
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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby lindebras » Wed Feb 14, 2018 10:42 am

Então, uma situação de vento com gradiente produz resistência de vento menor do que a situação sem gradiente?

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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby Admin » Wed Feb 14, 2018 11:03 am

Então, uma situação de vento com gradiente produz resistência de vento menor do que a situação sem gradiente?
Claro, pois se há gradiente, parte da ação do vento está sendo freada.
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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby lindebras » Wed Feb 14, 2018 4:30 pm

Valeu, muito obrigado. Agora, finalmente, entendi.

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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby Apprentice » Fri Feb 16, 2018 11:44 am

Bem, a primeira resposta é sim. Não há gradiente na componente do vento relativo gerada pelo movimento do navio.
Quanto a segunda pergunta, se eu entendi, a resposta é não. Pois a força gerada pelo vento natural (que tem gradiente) no navio seria menor que a força gerada no caso do navio movendo-se com a mesma velocidade contra o ar parado (que não tem gradiente).
É isso? :roll:
Após ler os posts fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Havendo o vento natural, este não aumentar a resistência de qlq forma? Pois mesmo havendo o gradiente ele não reduz a zero próximo a superfície da água, apenas a força devido ao vento natural ficaria reduzida nesta região do casco.

2. Enquanto que, movendo-se sem vento natural, não teriam nenhuma parcela de força devido ao vento natural. Portanto não teríamos uma resistência devido ao vento menor?

Acho que o livro só compara o efeito do vento natural, para situações de navios com superestruturas altas e baixas... onde a influência do gradiente é menor naqueles que tem superestrutura mais alta, como um navio de passageiros...

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Re: PNA Resistência - Estudo de Shearer

Postby Admin » Fri Feb 16, 2018 7:28 pm

Após ler os posts fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Havendo o vento natural, este não aumentar a resistência de qlq forma? Pois mesmo havendo o gradiente ele não reduz a zero próximo a superfície da água, apenas a força devido ao vento natural ficaria reduzida nesta região do casco.

2. Enquanto que, movendo-se sem vento natural, não teriam nenhuma parcela de força devido ao vento natural. Portanto não teríamos uma resistência devido ao vento menor?

Acho que o livro só compara o efeito do vento natural, para situações de navios com superestruturas altas e baixas... onde a influência do gradiente é menor naqueles que tem superestrutura mais alta, como um navio de passageiros...
Seus comentários estão de acordo com aquilo que disse. ;)
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