PNA Resistência - Bluff hull form

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lindebras
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PNA Resistência - Bluff hull form

Postby lindebras » Fri Jun 08, 2018 2:22 pm

No PNA, vol II, pág. 29 - "Especially in the case of bluff hull forms the phenomenon of wave-breaking and wave-breaking resistance have to be considered as well."
O que seria "bluff hull form"?

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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby Admin » Fri Jun 08, 2018 3:10 pm

No PNA, vol II, pág. 29 - "Especially in the case of bluff hull forms the phenomenon of wave-breaking and wave-breaking resistance have to be considered as well."
O que seria "bluff hull form"?
Proa cheia.
Tipo um navio tanque.
Ao contrário de um navio com a proa que corta o mar, bem afiada.
Sacou? :ugeek:
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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby lindebras » Sat Jun 09, 2018 9:17 pm

Valeu. Pensava que proa cheia fosse somente "blunt".

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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby joaoc » Thu Aug 30, 2018 12:23 am

na seção 5, o pna diz:

"Bow wave-breaking can generally be avoided by requiring that the tangent to the curve of sectional areas at the forward perpendicular be not too steep."

ou seja

" A arrebentação de ondas pode geralmente ser evitada fazendo-se com que a tangente à curva das áreas da seção transversal da perpendicular de vante não seja íngreme demais".

Não consigo visualizar que tangente seria essa. Saberia jogar alguma luz nesse assunto?

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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby Admin » Thu Aug 30, 2018 8:03 am

na seção 5, o pna diz:

"Bow wave-breaking can generally be avoided by requiring that the tangent to the curve of sectional areas at the forward perpendicular be not too steep."

ou seja

" A arrebentação de ondas pode geralmente ser evitada fazendo-se com que a tangente à curva das áreas da seção transversal da perpendicular de vante não seja íngreme demais".

Não consigo visualizar que tangente seria essa. Saberia jogar alguma luz nesse assunto?
Imagine uma seção transversal do casco bem próximo à proa (proa sem bulbo para facilitar). Assuma esta como sendo a seção transversal na perpendicular de vante.
Na extremidade lateral desta seção transversal passamos uma reta tangente paralela à linha d'água, com ângulo correspondente ao formato do casco naquele ponto.
Então, quanto maior for o ângulo entre esta reta tangente e o plano diametral do navio, maior será o half angle of entrance, mais steep será o ângulo naquela seção transversal, mais cheia será a proa, e consequentemente maior será a onda da proa e a wave breaking.
Deu para entender? :ugeek:
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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby joaoc » Thu Aug 30, 2018 2:07 pm

na seção 5, o pna diz:

"Bow wave-breaking can generally be avoided by requiring that the tangent to the curve of sectional areas at the forward perpendicular be not too steep."

ou seja

" A arrebentação de ondas pode geralmente ser evitada fazendo-se com que a tangente à curva das áreas da seção transversal da perpendicular de vante não seja íngreme demais".

Não consigo visualizar que tangente seria essa. Saberia jogar alguma luz nesse assunto?
Imagine uma seção transversal do casco bem próximo à proa (proa sem bulbo para facilitar). Assuma esta como sendo a seção transversal na perpendicular de vante.
Na extremidade lateral desta seção transversal passamos uma reta tangente paralela à linha d'água, com ângulo correspondente ao formato do casco naquele ponto.
Então, quanto maior for o ângulo entre esta reta tangente e o plano diametral do navio, maior será o half angle of entrance, mais steep será o ângulo naquela seção transversal, mais cheia será a proa, e consequentemente maior será a onda da proa e a wave breaking.
Deu para entender? :ugeek:


essa tangente que vc menciona seria a linha laranja do desenho? Não entendo como o ângulo entre ela e o plano diametral poderia ser diferente de zero...
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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby Admin » Thu Aug 30, 2018 2:58 pm

Não, está linha laranja marca apenas o fundo.
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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby Admin » Thu Aug 30, 2018 3:10 pm

fp_section.png
Algo assim. Uma linha tangente ao casco na seção da perpendicular de vante. :idea:
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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby joaoc » Thu Aug 30, 2018 3:19 pm

fp_section.png
Algo assim. Uma linha tangente ao casco na seção da perpendicular de vante. :idea:

mas vc disse antes que a linha deveria estar paralela à linha dágua...

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Re: PNA Resistência - Bluff hull form

Postby Admin » Thu Aug 30, 2018 3:27 pm

E é. Mas se eu desenhar paralela ela ñ aparece. Rsrs
Só dá para ver num desenho 3D.
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