SHFM - Vantagens do VMAX

Tire suas dúvidas sobre o conteúdo programático.
User avatar
lindebras
Membro
Membro
Posts: 109
Joined: Thu Oct 12, 2017 5:30 pm

SHFM - Vantagens do VMAX

Postby lindebras » Fri Nov 01, 2019 2:49 pm

Ver SHFM (5°ed), Cap. 09, pág. 245 - “Contrary to expectations, these ships handle well due to that configuration. Compared to other similarly sized vessels, less rudder is needed to start a turn, the rudders are left on for longer before placing them amidships, and less rudder is used to check the ship's swing.”

Porque os lemes são deixados defletidos por mais tempo antes de volta a meio?

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: SHFM - Vantagens do VMAX

Postby praticodocerrado » Fri Nov 01, 2019 11:38 pm

Interpretação minha: porque são navios de grande estabilidade direcional (veja descrição da quantidade de leme para iniciar e quebrar guinada), então é possível deixar o leme defletido por mais tempo porque na hora que a guinada estiver próxima do fim, basta trazê-los a meio sem que o navio faça um overshoot exagerado. Se ele fosse instável direcionalmente, seria preciso trazer a meio muito antes para não correr o risco de fazer um overshoot além da conta.

User avatar
lindebras
Membro
Membro
Posts: 109
Joined: Thu Oct 12, 2017 5:30 pm

Re: SHFM - Vantagens do VMAX

Postby lindebras » Tue Nov 05, 2019 7:21 pm

O que disse faz sentido, obrigado.


Return to “Dúvidas sobre a matéria”