LDP e navegação Radar.

Tire suas dúvidas sobre o conteúdo programático.
User avatar
GCorrêa
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Tue Jul 19, 2016 7:55 pm

LDP e navegação Radar.

Postby GCorrêa » Mon Jul 25, 2016 5:06 pm

Boa tarde,

Estou com uma duvida e acho que algum dos senhores poderia me ajudar.
No Miguens, Capítulo 4, página 141, o seguinte é mencionado:

"determinar primeiro as distâncias a pontos situados próximos ao través (que variam
mais lentamente) e depois as distâncias a pontos na proa ou popa, adotando para a
posição a hora e o odômetro correspondentes à última determinação [...]"


E no capítulo 14, página 40, no que tange a questão das distâncias radar, o seguinte:

"As distâncias devem ser tomadas com o mínimo de intervalo de tempo entre si, de
três pontos de terra previamente escolhidos.[...]
[...]A prática tem mostrado que a melhor seqüência dos pontos
a serem marcados é: o ponto mais de vante, o mais de ré e o ponto central."
.

Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Não seria o mesmo princípio? O correto não seria a marcação pelo través, posteriormente na proa e popa já que estas variam mais rapidamente?

Obrigado desde já,

GCorrêa

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: LDP e navegação Radar.

Postby Admin » Mon Jul 25, 2016 7:17 pm

Boa tarde,

Estou com uma duvida e acho que algum dos senhores poderia me ajudar.
No Miguens, Capítulo 4, página 141, o seguinte é mencionado:

"determinar primeiro as distâncias a pontos situados próximos ao través (que variam
mais lentamente) e depois as distâncias a pontos na proa ou popa, adotando para a
posição a hora e o odômetro correspondentes à última determinação [...]"


E no capítulo 14, página 40, no que tange a questão das distâncias radar, o seguinte:

"As distâncias devem ser tomadas com o mínimo de intervalo de tempo entre si, de
três pontos de terra previamente escolhidos.[...]
[...]A prática tem mostrado que a melhor seqüência dos pontos
a serem marcados é: o ponto mais de vante, o mais de ré e o ponto central."
.

Pois bem, minha dúvida é a seguinte: Não seria o mesmo princípio? O correto não seria a marcação pelo través, posteriormente na proa e popa já que estas variam mais rapidamente?

Obrigado desde já,

GCorrêa
Prezado GCorrêa,

Antes uma correção, a marcação de pontos situados pelo través variam mais rapidamente.

Cap. 14 pg. 141
Primeiramente é dito:
Ademais, é necessário que seja obedecida uma seqüência adequada de obtenção de marcações. A mais usual recomenda observar-se, primeiramente, os pontos próximos da proa ou da popa, e, por último, os próximos do través, cujos valores das marcações variam mais rapidamente. Neste caso, a hora da observação deve corresponder ao instante da última visada, tal como ilustrado na Figura 4.39 (a).
Que bate com o trecho citado do Cap. 14 pg.40.
No parágrafo seguinte do Cap. 14 é que ele diz que o contrário pode ser feito desde que seja considerado sempre o horário da marcação pelo través, pois é o mais representativo. :geek:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
GCorrêa
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Tue Jul 19, 2016 7:55 pm

Re: LDP e navegação Radar.

Postby GCorrêa » Mon Jul 25, 2016 8:08 pm

Prezado administrador,

Obrigado pela resposta.

A dúvida na verdade reside neste fato. Sabendo que as marcações que variam mais rapidamente pelo través, e este trecho se tradando do cruzamento de 3 distâncias radar, a regra deveria ser o contrário, de acordo com as distâncias no capítulo 4, para distâncias, como mencionei. Ou estou enganado?

Creio que o autor esteja se referindo então ao ato de marcar os pontos, plotá-los e então comparar com distâncias radar?

Obrigado desde já.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: LDP e navegação Radar.

Postby Admin » Mon Jul 25, 2016 8:56 pm

Prezado administrador,

Obrigado pela resposta.

A dúvida na verdade reside neste fato. Sabendo que as marcações que variam mais rapidamente pelo través, e este trecho se tradando do cruzamento de 3 distâncias radar, a regra deveria ser o contrário, de acordo com as distâncias no capítulo 4, para distâncias, como mencionei. Ou estou enganado?

Creio que o autor esteja se referindo então ao ato de marcar os pontos, plotá-los e então comparar com distâncias radar?

Obrigado desde já.
O melhor procedimento para marcação não é o mesmo que para medição de distâncias.
No caso das distância, a dos pontos de proa e popa são os mais significativos. Logo, estes serão os utilizados como referência para o horário da posição.
Com relação à tomada de marcações, a referência será a marcação do ponto mais pelo través.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Dúvidas sobre a matéria”