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PNA Resistência - Gradiente do vento
Posted: Tue Feb 13, 2018 9:28 am
by lindebras
Bom dia,
Já li diversas vezes, porém ainda não consegui compreender o porque de navios de passageiros sofrem menos com o gradiente do vento. Poderia comentar?
Desde já agradeço.
Re: PNA Resistência
Posted: Tue Feb 13, 2018 4:39 pm
by Admin
Bom dia,
Já li diversas vezes, porém ainda não consegui compreender o porque de navios de passageiros sofrem menos com o gradiente do vento. Poderia comentar?
Desde já agradeço.
A publicação diz:
The wind gradient reduces the resultant wind force by appreciable amounts, but less for the passenger ship with high erections which extend further into the higher wind-speed range.
A redução é proporcionalmente menor nos navios de passageiro, comparando-se com cargueiros e tanques, pois suas estruturas se extendem mais na região livre da ação do gradiente.
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Re: PNA Resistência
Posted: Wed Feb 14, 2018 8:17 am
by lindebras
Então o gradiente da velocidade do vento reduz a força do vento, mas os navios de passageiros sofrem mais com a resistência do vento devido as suas altas estruturas estarem no alcance de maiores velocidades dos ventos. É isso?
Re: PNA Resistência
Posted: Wed Feb 14, 2018 8:54 am
by Admin
Então o gradiente da velocidade do vento reduz a força do vento, mas os navios de passageiros sofrem mais com a resistência do vento devido as suas altas estruturas estarem no alcance de maiores velocidades dos ventos. É isso?
O gradiente atinge uma faixa muito estreita. No caso dos navios de passageiros, esta faixa é menos significante que no caso de outros tipos de navio, considerando-se a altura total exposta ao vento. Entendeu?
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Re: PNA Resistência
Posted: Wed Feb 14, 2018 10:00 am
by lindebras
Sinceramente, não entendi se para o caso dos navios de passageiros a influência é para aumentar ou diminuir a resistência do vento.
Re: PNA Resistência
Posted: Wed Feb 14, 2018 11:31 am
by Admin
Considere "A" um navio tanque ou cangueiro e "B" um navio de passageiros.
Perceba a representação do gradiente no vento. As setas na parte inferior são enfraquecidas, ocasionando o gradiente.
O gradiente não afeta todo o vento; apenas a parte inferior.
Então, como só há gradiente na parte mais baixa do vento, "A" tem uma região muito maior exposta ao gradiente que "B" proporcionalmente, correto? Se considerarmos que o gradiente afeta apenas as 3 primeiras setas, de baixo para cima, "A" estará quase que completamente dentro do gradiente. E "B" terá mais da metade de sua superfície recebendo vento com força total (sem gradiente). Logo o gradiente afetará "A" muito mais que "B" proporcionalmente. "A" é quase 100% afetado, e "B" cerca de 50% afetado.
Logo,
The wind gradient reduces the resultant wind force by appreciable amounts, but less for the passenger ship with high erections which extend further into the higher wind-speed range.
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Re: PNA Resistência
Posted: Wed Feb 14, 2018 4:42 pm
by lindebras
Vamos lá, veja se estou correto: o navio de passageiros irá sofrer menos influência do vento gradiente devido às suas altas estruturas quando comparado à um navio cargueiro/tanque. E sofrerá mais com a resistência do vento do que um navio cargueiro ou tanque. Certo?
Re: PNA Resistência
Posted: Wed Feb 14, 2018 4:55 pm
by Admin
Vamos lá, veja se estou correto: o navio de passageiros irá sofrer menos influência do vento gradiente devido às suas altas estruturas quando comparado à um navio cargueiro/tanque. E sofrerá mais com a resistência do vento do que um navio cargueiro ou tanque. Certo?
Isso ai!
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Re: PNA Resistência
Posted: Thu Feb 15, 2018 5:00 pm
by lindebras
Obrigado