No PNA, vol II, pág. 29 - "Especially in the case of bluff hull forms the phenomenon of wave-breaking and wave-breaking resistance have to be considered as well."
O que seria "bluff hull form"?
Proa cheia.No PNA, vol II, pág. 29 - "Especially in the case of bluff hull forms the phenomenon of wave-breaking and wave-breaking resistance have to be considered as well."
O que seria "bluff hull form"?
Imagine uma seção transversal do casco bem próximo à proa (proa sem bulbo para facilitar). Assuma esta como sendo a seção transversal na perpendicular de vante.na seção 5, o pna diz:
"Bow wave-breaking can generally be avoided by requiring that the tangent to the curve of sectional areas at the forward perpendicular be not too steep."
ou seja
" A arrebentação de ondas pode geralmente ser evitada fazendo-se com que a tangente à curva das áreas da seção transversal da perpendicular de vante não seja íngreme demais".
Não consigo visualizar que tangente seria essa. Saberia jogar alguma luz nesse assunto?
Imagine uma seção transversal do casco bem próximo à proa (proa sem bulbo para facilitar). Assuma esta como sendo a seção transversal na perpendicular de vante.na seção 5, o pna diz:
"Bow wave-breaking can generally be avoided by requiring that the tangent to the curve of sectional areas at the forward perpendicular be not too steep."
ou seja
" A arrebentação de ondas pode geralmente ser evitada fazendo-se com que a tangente à curva das áreas da seção transversal da perpendicular de vante não seja íngreme demais".
Não consigo visualizar que tangente seria essa. Saberia jogar alguma luz nesse assunto?
Na extremidade lateral desta seção transversal passamos uma reta tangente paralela à linha d'água, com ângulo correspondente ao formato do casco naquele ponto.
Então, quanto maior for o ângulo entre esta reta tangente e o plano diametral do navio, maior será o half angle of entrance, mais steep será o ângulo naquela seção transversal, mais cheia será a proa, e consequentemente maior será a onda da proa e a wave breaking.
Deu para entender?
Algo assim. Uma linha tangente ao casco na seção da perpendicular de vante.