Navio A3 x MSI
Posted: Mon Jul 23, 2018 9:05 pm
O EROG afirma que, conforme o solas, são 2 opções de transmissão internacional de MSI:
Sabemos que brasil transmite tbm MSI por HF em NBDP (pwz 33) e via VHF/HF -NBDP??? - (RENEC), mas isso por uma faculdade local e somente para área V.
Porém, um navio para navegar area A3 tem duas opções:
Que podemos confirmar a configuração na tabela:
ps: o 4 no INMARSAT é para caso o navio decida adotar opção mista.
Ora, se o navio optar pela configuração sem ECG, não terá acesso ao Safetynet. Ao navegar em area A3 também não terá acesso ao NAVTEX (mf). O único meio seria o HF, que é somente complementar (não mandatório), para transmissão de MSI internacional, então qual seria o meio para garantir que receberá MSI?
Resumo:
Um navio classificado como area A3 pode não possuir um equipamento receptor de INMARSAT, e isso cria, ao meu ver, possibilidade de não receber MSI, uma vez que os 2 únicos meios garantidos pelo solas são NAVTEX e SAFETYNET. Como isso é possível estar de acordo com solas? Está correta a conclusão?
pg122Os sistemas a serem usados internacionalmente para a divulgação das MSI no GMDSS e
cujos requisitos constam do capítulo IV da Convenção SOLAS são:
Sistema NAVTEX Internacional; e
Sistema SafetyNET Internacional
A impressão direta em banda estreita (NBDP), em HF, conhecido como serviço MSI em
HF, pode ser utilizada para complementar esses sistemas, quando disponível.
Sabemos que brasil transmite tbm MSI por HF em NBDP (pwz 33) e via VHF/HF -NBDP??? - (RENEC), mas isso por uma faculdade local e somente para área V.
Porém, um navio para navegar area A3 tem duas opções:
Pg 133Área marítima A-3 Equipamento DSC em VHF, MF e equipamento de comunicações por satélite
ou equipamento DSC em HF
Que podemos confirmar a configuração na tabela:
ps: o 4 no INMARSAT é para caso o navio decida adotar opção mista.
Ora, se o navio optar pela configuração sem ECG, não terá acesso ao Safetynet. Ao navegar em area A3 também não terá acesso ao NAVTEX (mf). O único meio seria o HF, que é somente complementar (não mandatório), para transmissão de MSI internacional, então qual seria o meio para garantir que receberá MSI?
Resumo:
Um navio classificado como area A3 pode não possuir um equipamento receptor de INMARSAT, e isso cria, ao meu ver, possibilidade de não receber MSI, uma vez que os 2 únicos meios garantidos pelo solas são NAVTEX e SAFETYNET. Como isso é possível estar de acordo com solas? Está correta a conclusão?