Page 1 of 1

Dúvida - Forces affecting the ship

Posted: Wed Feb 13, 2019 9:48 pm
by praticodocerrado
Boa noite.

Alguém poderia me explicar a seguinte frase do artigo "Forces affecting the ship" (pg 7) do PNA?

When operating astern, a given propeller is less efficient than when going ahead. This means that more be required for a given shaft rpm astern than for the same rpm ahead, but the same thrust will result from a given rpm whether turning ahead or astern.

A parte sublinhada me parece contraditória com a primeira parte.

Re: Dúvida - Forces affecting the ship

Posted: Wed Feb 13, 2019 11:05 pm
by Admin
Concordo que há a contradição. :ugeek:

Re: Dúvida - Forces affecting the ship

Posted: Thu Feb 14, 2019 7:57 am
by LMprat
Entendo que a % de power usada para determinado rpm AV é menor que AR.


Exemplo:
20RPM AV usa 20% do power, enquanto para a mesma quantidade de rpm, e mesmo thrust, vc vai precisar de mais power.



Lembrando que eficiência nada mais é que trabalho util / trabalho gasto. Existem diversas formas de medi-la, sendo uma delas Pe/Pi, onde se usarmos uma maior Pi para mesmo Pe, temos menor eficiência. Não confundir eficiência com thrust, pois até mesmo quando aquela é 0 este ainda existe.

Re: Dúvida - Forces affecting the ship

Posted: Fri Feb 15, 2019 1:41 pm
by JRPilot
Boa noite.

Alguém poderia me explicar a seguinte frase do artigo "Forces affecting the ship" (pg 7) do PNA?

When operating astern, a given propeller is less efficient than when going ahead. This means that more be required for a given shaft rpm astern than for the same rpm ahead, but the same thrust will result from a given rpm whether turning ahead or astern.

A parte sublinhada me parece contraditória com a primeira parte.
A primeira vista a frase parece confusa mesmo e já esteve presente na prova de 2011, questão 7, item III).

III) O propulsor é mais eficiente quando o navio é impelido para vante e menos eficiente quando o navio é impelido para ré. Apesar disso, o empuxo gerado pelo propulsor, para uma mesma rotação, tem o mesmo valor quando o navio é propelido para vante ou para ré.

Boa explicação LMprat.

Re: Dúvida - Forces affecting the ship

Posted: Sun Feb 17, 2019 2:03 am
by praticodocerrado
Entendo que a % de power usada para determinado rpm AV é menor que AR.


Exemplo:
20RPM AV usa 20% do power, enquanto para a mesma quantidade de rpm, e mesmo thrust, vc vai precisar de mais power.



Lembrando que eficiência nada mais é que trabalho util / trabalho gasto. Existem diversas formas de medi-la, sendo uma delas Pe/Pi, onde se usarmos uma maior Pi para mesmo Pe, temos menor eficiência. Não confundir eficiência com thrust, pois até mesmo quando aquela é 0 este ainda existe.
Excelente explicação. Grato pela ajuda, LMPrat!

Re: Dúvida - Forces affecting the ship

Posted: Wed Apr 17, 2019 2:00 pm
by Marcus11
O material é na verdade o Naval Shiphandling, pág 7:

When operating astern, a given propeller is less efficient than when going ahead. This means that more power will be required for a given shaft rpm astern than for the same rpm ahead. but approximately the same thrust will result from a given rpm whether turning ahead or astern.

A palavra approximately foi omitida da pergunta, porém é bem importante nesse contexto. Os thrusts ahead e astern no mesmo RPM não são idênticos.