Período aparente das ondas
Posted: Thu Feb 05, 2015 10:21 am
Rafael
Tá certo esse trecho?
"Com ondas curtas e rápidas pela proa, pode ser possível aumentar a velocidade até um
ponto em que o período aparente das ondas seja significativamente reduzido e o navio
possa progredir confortavelmente, com pequeno caturro."
João Carlos Freire
Broder, isso é controlabilidade nao é nao??
O grande lance dessa questão eh saber o que é caturro...
Pq a gente sabe que com a grande frequencia de ondas de proa o navio perde velocidade devido ao efeito Mean Ship Heading, o navio tem que ficar corrigindo as guinadas para que se acerte no rumo e o movimento do leme aumenta a resistência do navio diminuindo sua velocidade, inevitavelmente...
Agora, na questao se fala em "com pequeno Caturro", acredito que caturro deve ser tipo um balanço.
Bixo, aparentemente tah CERTA, pq vc aumentando a velocidade conseguindo diminuir a frequencia de onda na proa, certamente diminue o Balanço, que deve ser esse Caturro.
Vou dar uma pesquisada... Boa questao!
João Carlos Freire
Em resposta à esta mensagem postada por Rafael
Ae broder, o assunto é Navegaçao com mau tempo.
Caturro é o balanço longitudinal do navio.
E me confundi na questão do período aparente de onda.
Na questão fala que a tendência é reduzir o período aparente de ondas, no caso AUMENTO da frequência...
Em um mar de proa o aumento da velocidade reduzindo o periodo aparente das ondas NAO gera uma viagem confortável, ou seja, o Caturro é grande...
Pelo menos foi isso que entendi... hehehe
Ou seja, a questão está ERRADA!
Tem o gabarito???
Rafael
Não é questão... é um trecho do Arte Naval!
A dúvida é: como se pode aumentar a velocidade em um mar de proa e diminuir o período aparente das ondas??
João Carlos Freire
Rafael, nao encontrei no Arte Naval esse trecho... Pode especificar?
Rafael
Opa coloquei a publicação errada... é o Miguens, pág 1655, 42.4 MANOBRA DO NAVIO COM MAU TEMPO
João Carlos Freire
Pois é broder, meio estranho, foge às regras gerais, mas como a navegaçao é um negocio BASTANTE empírico e está escrito dentro das bibliografias sugeridas, o negocio é tomar como correto mesmo...
Bons estudos!!
PilotFN
Cuidado para não confundir "diminuir o período das ondas" com "diminuir o período APARENTE das ondas". A segunda situação envolve velocidade relativa navio-ondas, que aumenta com o aumento da velocidade do navio, dando a IMPRESSÃO de que o período das ondas diminui, mas na verdade o período das ondas permanece constante. Com isso, o navio fica menos exposto às oscilações entre crista e cavado, diminuindo o caturro, ou seja, "jogando" menos em termos longitudinais.
Uma analogia grosseira: se você já dirigiu em estrada de barro cheia de "costelas de vaca" (aquelas ondulações que tornam a viagem desagradável) sabe que se aumentar a velocidade o incômodo diminui...
Abraços
Rafael
Só pode ser isso. Valeu!
Tá certo esse trecho?
"Com ondas curtas e rápidas pela proa, pode ser possível aumentar a velocidade até um
ponto em que o período aparente das ondas seja significativamente reduzido e o navio
possa progredir confortavelmente, com pequeno caturro."
João Carlos Freire
Broder, isso é controlabilidade nao é nao??
O grande lance dessa questão eh saber o que é caturro...
Pq a gente sabe que com a grande frequencia de ondas de proa o navio perde velocidade devido ao efeito Mean Ship Heading, o navio tem que ficar corrigindo as guinadas para que se acerte no rumo e o movimento do leme aumenta a resistência do navio diminuindo sua velocidade, inevitavelmente...
Agora, na questao se fala em "com pequeno Caturro", acredito que caturro deve ser tipo um balanço.
Bixo, aparentemente tah CERTA, pq vc aumentando a velocidade conseguindo diminuir a frequencia de onda na proa, certamente diminue o Balanço, que deve ser esse Caturro.
Vou dar uma pesquisada... Boa questao!
João Carlos Freire
Em resposta à esta mensagem postada por Rafael
Ae broder, o assunto é Navegaçao com mau tempo.
Caturro é o balanço longitudinal do navio.
E me confundi na questão do período aparente de onda.
Na questão fala que a tendência é reduzir o período aparente de ondas, no caso AUMENTO da frequência...
Em um mar de proa o aumento da velocidade reduzindo o periodo aparente das ondas NAO gera uma viagem confortável, ou seja, o Caturro é grande...
Pelo menos foi isso que entendi... hehehe
Ou seja, a questão está ERRADA!
Tem o gabarito???
Rafael
Não é questão... é um trecho do Arte Naval!
A dúvida é: como se pode aumentar a velocidade em um mar de proa e diminuir o período aparente das ondas??
João Carlos Freire
Rafael, nao encontrei no Arte Naval esse trecho... Pode especificar?
Rafael
Opa coloquei a publicação errada... é o Miguens, pág 1655, 42.4 MANOBRA DO NAVIO COM MAU TEMPO
João Carlos Freire
Pois é broder, meio estranho, foge às regras gerais, mas como a navegaçao é um negocio BASTANTE empírico e está escrito dentro das bibliografias sugeridas, o negocio é tomar como correto mesmo...
Bons estudos!!
PilotFN
Cuidado para não confundir "diminuir o período das ondas" com "diminuir o período APARENTE das ondas". A segunda situação envolve velocidade relativa navio-ondas, que aumenta com o aumento da velocidade do navio, dando a IMPRESSÃO de que o período das ondas diminui, mas na verdade o período das ondas permanece constante. Com isso, o navio fica menos exposto às oscilações entre crista e cavado, diminuindo o caturro, ou seja, "jogando" menos em termos longitudinais.
Uma analogia grosseira: se você já dirigiu em estrada de barro cheia de "costelas de vaca" (aquelas ondulações que tornam a viagem desagradável) sabe que se aumentar a velocidade o incômodo diminui...
Abraços
Rafael
Só pode ser isso. Valeu!