Há diferenciação entre os oficiais da marinha para a prova de títulos?

Pontuam: tempo de embarque, tempo de exercício de comando de embarcações, tempo de prestação de serviços de praticagem como Prático, categoria de aquaviários e posto ou graduação de militares e ex-militares da Marinha do Brasil.
User avatar
Erosjf
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Fri Jun 24, 2016 9:36 am

Há diferenciação entre os oficiais da marinha para a prova de títulos?

Postby Erosjf » Fri Jun 24, 2016 2:27 pm

Olá pessoal,

eu estava lendo o último edital do concurso para praticante de prático e gostaria que, se possível, vocês me tirassem uma dúvida. Vou explicar:

No tópico da prova de títulos (17.4) é feita a referência aos militares da Marinha do Brasil (17.4.b.1) e no 17.4.b.2 é falado a respeito dos oficiais do Quadro Técnico oriundos do Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA).

A minha dúvida é a seguinte: os oficiais do Quadro Técnico oriundos do Quadro Complementar de Fuzileiros Navais (QC-FN) não são considerados para esta pontuação? Afinal, eles também não são oficiais da MB?

Há 3 maneiras para o engenheiro entrar na marinha:
CEM - Corpo de Engenheiros da Marinha
QC-CA - Quadro Técnico oriundos do Quadro Complementar de Oficiais da Armada
QC-FN- Quadro Técnico oriundos do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais

Gostaria de saber, pois estou me preparando para concursos de engenheiro da marinha e quero evitar fazer uma escolha errada agora, que possa me prejudicar (ou deixar de ajudar) caso queira prestar o concurso para praticante de prático no futuro.
Atenciosamente,
Éros

User avatar
lindebras
Membro
Membro
Posts: 109
Joined: Thu Oct 12, 2017 5:30 pm

Re: Há diferenciação entre os oficiais da marinha para a prova de títulos?

Postby lindebras » Tue Jun 26, 2018 11:39 am

É prerrogativa da MB organizar e estabelecer os requisitos para o concurso para Praticante de Prático e assim ela não considera em termos de habilitação os os oficiais do Quadro Técnico oriundos do Quadro Complementar de Oficiais de Fuzileiros (QC-FN). Assim, para realizar o concurso usando a documentação como oficial (QC-FN) não daria. Você tem duas alternativas: fazer a prova da MB para o QC-CA ou se optar pelo QC-FN. Na primeira alternativa, você poderá usar essa documentação para realizar o concurso. Na outra, não poderia. Mas, mesmo assim poderia participar do concurso desde que fizesse o curso de mestre-amador e obtivesse assim essa habilitação.

User avatar
lindebras
Membro
Membro
Posts: 109
Joined: Thu Oct 12, 2017 5:30 pm

Re: Há diferenciação entre os oficiais da marinha para a prova de títulos?

Postby lindebras » Tue Jun 26, 2018 11:46 am

A MB vai uma correspondência entre os Quadros da Armada e Complementar da Armada com Nível de Marítimos. O QC-FN em tese não teria nada haver com o mundo marítimo e assim não haveria correspondência entre eles.


Return to “Títulos”