Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Wed Feb 15, 2017 8:44 pm

Todo mundo sabe que os últimos concursos foram em 2006, 2008, 2011 e 2012/13. A minha dúvida é sobre os anteriores a 2006. Quais foram os anos de certame?

Acho que é interessante saber isso, para entendermos a frequência num ambiente de não existência de PT no governo. Alguém sabe os anos dos concursos anteriores ?
No link abaixo você encontra um histórico das vagas para Praticante de Prático em alguns anos antes da Normam-12. ;)
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Xela
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Fri Nov 04, 2016 11:48 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xela » Thu Feb 16, 2017 7:44 am

Dá para ver pelo historico de vagas a diferença no numero ofertado de vagas, de 2008 a 2012 numero altissimo, ou anos anteriores não.. típico de governo de esquerda..

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Antonio » Thu Feb 16, 2017 8:01 am

Acho difícil termos novo certame por agora, a política de aumento de práticos recentimente superlotou as ZP's, que devem estar com excesso de profissionais nas suas operações.

Enfim, continuar estudando! Um dia sai. 8-)

User avatar
FERNANDO PRP
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Fri Jun 17, 2016 10:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby FERNANDO PRP » Mon Mar 13, 2017 11:17 am

Bom dia todos,
Com essa atualização da NORMAM 12 está cada vez mais distante o PSCPP...minha expectativa que era pra 2018, alongou-se para 2020..lamentável

User avatar
Apprentice
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Thu Feb 26, 2015 9:44 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Apprentice » Wed Mar 15, 2017 12:41 pm

Bom dia todos,
Com essa atualização da NORMAM 12 está cada vez mais distante o PSCPP...minha expectativa que era pra 2018, alongou-se para 2020..lamentável
Se a DPC diminuir a lotação em cada ZP nas próximas modificações da Normam 12, como deseja o CONAPRA, aí pode botar mais tempo ainda.

Nossa infra-estrutura portuária cresce a passos de tartaruga, de forma que não consegue dá conta do aumento da demanda a contento... com longas filas... (não adianta muito botar mais práticos no mercado, se não tem como aumentar o fluxo de manobras, mesmo tendo demanda).

Acho que o próximo PSCPP será com poucas vagas para preencher algumas ZP's de pouca expressão onde o efetivo é baixo..

Acho que vai demorar muito para aparecer vaga em ZP boa...

:roll: :roll:

User avatar
Lathayde
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 8
Joined: Mon Aug 29, 2016 7:53 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Lathayde » Mon Apr 03, 2017 7:45 pm

Caros,

Comos voces viram a alteracão da NORMAM? Consigo baixar a versão nova, mas não tem como comparar facilmente a versão nova com a anterior para analisar as alteracões...
Qual alteracão seria a que indica uma possível postergacão do concurso?

Dei uma olhada e a alteracão que vi foi:

De
"A abertura de vaga em uma ZP dar-se-á quando o efetivo ficar menor do que a
lotação por:"

Para
"A abertura de vaga dar-se-á quando o efetivo ficar menor do que a lotação,
sendo que essa abertura não indica a necessidade imediata de realização de Processo
Seletivo à Categoria de Praticante de Prático (PSCPP), visto que é atribuição do DPC,
na qualidade de representante da Autoridade Marítima para a segurança do tráfego
aquaviário e no exercício da atribuição de regulamentar o Serviço de Praticagem,
determinar a época de realização e o número de vagas a serem autorizadas para cada
ZP, o qual deverá considerar fatores diversos no seu processo de tomada de decisão,
como:"

Mas abertura de vaga não é o mesmo que realizacão de concurso imediato, nem nunca foi... Se é só isso é um preciosismo quase infantil de quem resolveu fazer esta alteracão... Nada muda a meu ver...

Obrigado
Luiz

User avatar
Warwick
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 5
Joined: Mon Apr 03, 2017 7:27 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Warwick » Tue Apr 04, 2017 11:57 am

E a liberação de contrução do Porto Central, nem com isso vocês acreditam na abertura de um novo certame?

Sei que os prazos para uma obra desse porte, podem ser bastante estendidos, porém, acredito que haja necessidade de prover o certame sem contar com atrasos, e a demora esteja no edital de convocação.

O que acham?

User avatar
MarceloBCS
Novato
Novato
Posts: 7
Joined: Thu Feb 19, 2015 8:27 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby MarceloBCS » Wed Apr 05, 2017 6:03 pm

Será que já tinha começado a obter todas as licenças ambientais ? Achei o prazo de 10 meses surreal para início da construção. Duvido que se cumpra, porque só se pode construir depois de autorização Ambiental e estudo de impactos local e 10 meses me parece um prazo absurdamente curto. Depois disso, são mais 2 anos de previsão de obra (que historicamente nunca é cumprido). Enfim, por tudo isso, ainda acho que antes de 2020 não rola nada. Mas é palpite, claro.

User avatar
aluno
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Wed Apr 05, 2017 11:06 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby aluno » Wed Apr 05, 2017 8:09 pm

Infelizmente com essa quantidade de práticos na zp acredito que eles atenderão esse novo complexo portuário.

:cry:

User avatar
EduardoPin
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 5
Joined: Mon Dec 26, 2016 11:53 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby EduardoPin » Tue May 02, 2017 1:14 am

Existe o Porto do Açu que está parado faz dez anos, agora temos o Porto Central que pode ficar pronto em 3, 4 anos ou levar outra eternidade até ser operacional. Ano que vem tem eleições e muito provavelmente que não será movida uma palha antes das eleições. De qualquer forma, não há razão logica alguma para um processo seletivo antes ou 2020, nem mesmo com a alteração da Norman a ultima turma de 2012 foi convocada.
Não é ser pessimista, não tem milagre, temos que ser realistas a coisa vai longe.


Return to “Próximo Processo Seletivo”