Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Tue Mar 13, 2018 12:11 pm

Entendo sua colocação admin.
Mas esse concurso logo após a convocação do último praticante em 2011 teve motivações políticas, não?

Porque se for devido à necessidade de práticos, não tem essa "pressa", confere?
2012 foi sim.
Mas quanto a motivação do próximo e data, não há como prever.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
MarceloBCS
Novato
Novato
Posts: 7
Joined: Thu Feb 19, 2015 8:27 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby MarceloBCS » Wed Mar 28, 2018 9:23 am

"Foram publicados hoje (28/03/2018) no DOU os remanejamentos dos Práticos da ZP-13 (Ilhéus) com destino a outras Zonas de Praticagem, em caráter excepcional, em virtude da extinção da referida zona."

Notícia de hoje....

1) Por que a ZP-13 será extinta ? Acabarão os navios de lá?

2) Ela só tinha realmente 4 práticos?

3) Qual o critério para a escolha das ZPs para o remanejamento dos Práticos de lá?

User avatar
guerreirothor
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 13
Joined: Thu Jun 15, 2017 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby guerreirothor » Thu Apr 05, 2018 11:42 pm

Entendo sua colocação admin.
Mas esse concurso logo após a convocação do último praticante em 2011 teve motivações políticas, não?

Porque se for devido à necessidade de práticos, não tem essa "pressa", confere?
2012 foi sim.
Mas quanto a motivação do próximo e data, não há como prever.
Os concursos anteriores também ocorreram logo após a convocação do último praticante do concurso que antecedeu ?

Ex: 2011 foi logo após a convocação do último praticante de 2008 ?
2008 foi logo após a convocação do último praticante de 2006 ?

Fiquei na curiosidade de saber se essa é uma tendência.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Fri Apr 06, 2018 5:46 am

Os concursos anteriores também ocorreram logo após a convocação do último praticante do concurso que antecedeu ?

Ex: 2011 foi logo após a convocação do último praticante de 2008 ?
2008 foi logo após a convocação do último praticante de 2006 ?

Fiquei na curiosidade de saber se essa é uma tendência.
Não. Apenas em 2011 ocorreu o imediatísmo.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

bahot
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 64
Joined: Mon Apr 11, 2016 2:02 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby bahot » Fri Apr 13, 2018 1:17 am


User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Fri Apr 13, 2018 6:04 am

Ainda é só projeto pelo que diz no site hoje. :cry:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby praticodocerrado » Mon Apr 30, 2018 5:31 pm

Olá pessoal!

Esta é minha primeira postagem por aqui. Iniciei meus estudos há pouco mais de dois meses, incentivado por alguns amigos que lograram sucesso no último certame. Pelo que sondei, faltam apenas alguns candidatos serem convocados para a ZP01 para que se esgote a seleção atual.

Nessa situação, tenho uma dúvida: ouvi falar que quando um prático ativo alcança 75 anos, sua vaga já é colocada em "disponibilidade", ou seja, é disponibilizada para a próxima seleção e então convocado um praticante para ela, já antevendo a aposentadoria do mais idoso. Isso procede?

Pergunto porque tudo indica que a próxima seleção seja para reposição de rotatividade natural, certo?

User avatar
LMprat
Contribuidor November
Contribuidor November
Posts: 40
Joined: Wed Mar 28, 2018 12:42 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby LMprat » Tue May 01, 2018 1:35 pm

Olá pessoal!

Esta é minha primeira postagem por aqui. Iniciei meus estudos há pouco mais de dois meses, incentivado por alguns amigos que lograram sucesso no último certame. Pelo que sondei, faltam apenas alguns candidatos serem convocados para a ZP01 para que se esgote a seleção atual.

Nessa situação, tenho uma dúvida: ouvi falar que quando um prático ativo alcança 75 anos, sua vaga já é colocada em "disponibilidade", ou seja, é disponibilizada para a próxima seleção e então convocado um praticante para ela, já antevendo a aposentadoria do mais idoso. Isso procede?

Pergunto porque tudo indica que a próxima seleção seja para reposição de rotatividade natural, certo?
Bem, meu entendimento com base na normam e o histórico de PSCPP:

A normam 12 traz:
[*]Lotação é o número de Práticos considerado como ideal pela Autoridade Marítima para uma ZP,
[*]Efetivo é o número de Práticos com menos de setenta anos de idade, em exercício na ZP.
[*]O efetivo de Práticos de uma ZP não deve ser inferior a três
Ainda:
A abertura de vaga dar-se-á quando o efetivo ficar menor do que a lotação,
sendo que essa abertura não indica a necessidade imediata de realização de Processo
Seletivo à Categoria de Praticante de Prático (PSCPP),

Teoricamente, quando a quantidade de pratico com menos de 70 anos em uma ZP fica menor que a Lotação, que supostamente é o numero ideal, é de interesse dela realizar um PSCPP. Só que, legalmente, o próprio texto alivia para a DPC dizendo que o simples fato de ter efetivo < lotação não implica em um PSCPP.

Então, legalmente, a unica obrigação direta é que existam mais de 3 práticos com 70- na ZP.


Já a outra obrigação, entendo, seria a de manter um quantitativo minimo para as ZPS não ficarem paradas, e para isso não importa a idade do pratico. Pelo que me parece, e com base nas vagas dos PSCPP anteriores, as ZPS ainda têm uma boa gordura pra queimar até realmente precisarem de práticos novos, do ponto de vista operacional.


Minha conclusão: A DPC não tem nenhuma obrigação/necessidade de realizar um processo seletivo nos próximos anos, então um PSCPP em menos de 3 anos depende unicamente de vontade politica. Ou talvez alguma ZP em especifico precisa antes disso, mas a DPC tem mostrado maior interesse em realizar remoções.

Só em dois casos poderíamos ter ctz de realização ou não de concurso: Efetivo < 3 ou Efetivo >=lotação, como não é o caso, toda essa analise não ajuda qse nada. Pode sair concurso a qualquer momento ou demorar bastante. Estejamos o mais preparado para quando acontecer.

User avatar
Deme
Contribuidor Hotel
Contribuidor Hotel
Posts: 16
Joined: Wed May 25, 2016 10:37 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Deme » Wed May 02, 2018 8:14 pm

Pra quem não viu, o Conapra disponibilizou as apresentações realizadas no 41º Encontro Nacional de Praticagem, realizada final do ano passado.
Não assisti todas as apresentações, mas me chamou a atenção a palestra do Prático Matusalém Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=PufY4M59wiQ)
Acho que dá pra se ter uma ideia do que pensa o Conapra sobre novos concursos! =)

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Thu May 03, 2018 5:29 pm

Pra quem não viu, o Conapra disponibilizou as apresentações realizadas no 41º Encontro Nacional de Praticagem, realizada final do ano passado.
Não assisti todas as apresentações, mas me chamou a atenção a palestra do Prático Matusalém Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=PufY4M59wiQ)
Acho que dá pra se ter uma ideia do que pensa o Conapra sobre novos concursos! =)
Muito interessante ! Obrigado por compartilhar !


Return to “Próximo Processo Seletivo”