Se for considerar apenas a diminuição natural do efetivo para abertura de vagas, ou seja, caso tudo continue como está, pode até ser que fique lá para 2023.
Mas o fato é que há vários PLs no congresso que dispõem sobre a regulação economica da atividade por parte da ANTAQ.
Quem assistiu à apresentação do DPC em uma das comissões na Câmara dos deputados percebeu claramente a posição da Autoridade Marítima em favor dessa regulação.
Além do mais, existem documentos oficiais do ministério da infraestrutura sobre navegação de cabotagem no Brasil e que tratam do mesmo assunto.
Tudo leva a crer que a CNAP não está sepultada, como muitos acreditavam.
Com isso, certamente, a AM está de olho para coordenar as ações com congresso, ANTAQ e Ministério da Infraestrutura e não causar um desabastecimento no fornecimento do serviço e um caos nos portos brasileiros.
Tem de se levar em consideração, também, o tempo que leva a formação de um Prático. Entre o edital e a certificação dos candidatos como práticos toma, na melhor das hipóteses, algo em torno de 2 anos.
São muitas variáveis para cravar qualquer data. Tudo pode acontecer.