Resolvi buscar alguns dados, então peguei a lista oficial com todos os práticos na ativa, com data de nascimento etc. Segue que teremos 60,67,70,75 práticos com mais de 70 anos para 2020,2021,2022,2023 respectivamente. Entretanto, fiz o mesmo cálculo apenas para as zps onde não houve queda no número de manobras ou uma queda bem pequena( ou seja, que segundo as métricas e a demanda de 2012, teriam boas vagas para concurso atualmente), e obtive 32,37,39,41. Então a conclusão que eu tiro desses dados é que:
1) Se o cenário do número de manobras se mantiver inalterado, acho bem difícil ter concurso antes de 2024.
2) Talvez pudesse haver algum concurso com poucas vagas, mas como não tem sido a forma que a marinha tem feito, então acho improvável. Além do mais, como os práticos com mais de 70 ainda estão em plena atividade, acho que é mais custo benefício pra marinha esperar ter um quantitativo maior de vagas boas para concurso.
3) O fiel da balança pra ter concurso logo não é o prospecto do número de aposentadorias nos próximos anos, mas a volta da economia.
Perfeito Frank, eu não sei se vc desconsiderou os PRP, ou não chegou a conferir todas as portarias ou o erro pode ser meu, mas na minha planilha atualizada com os PRP e todas as portarias eu tenho: 53, 56, 61, 70, 79, 97 vagas respectivamente para 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.
Ainda assim, a ZP que pede mais vagas (20%) que seria ZP1 é a que teve a maior queda na demanda de manobras.
Por isso, é exatamente o que vc disse: o fiel da balança é a economia e eu adicionaria também os novos terminais que estão em construção pelo Brasil e devem ficar pronto nessa janela de 2023-2025. Esses novos terminais não só demandarão mais Práticos como possivelmente em algumas ZP's talvez até um incremento de lotação, mas ai eu já poderia estar sendo otimista demais e talvez fosse o meu lado de candidato exercendo uma torcida, rsrsrs.
Ou seja, qualquer demanda agora por concurso virá da Praticagem achar que a demanda está apertada e/ou desconfortável ou político quando Práticos dirigentes tiverem interesse de abrir concurso para que os seus filhos possam participar.
Recentemente tive uma conversa com o pessoal na DPC, foi bem legal, eles me falaram que a DPC sequer controla número de vagas e gasta seu tempo pensando em praticagem e que qq demanda agora por concurso virá da própria praticagem. Antigamente eu achava que a DPC ficava contando vagas pra abrir concurso, que a pressão política era sobre a DPC, por isso votei na enquete em 2022... mas não. Concurso agora virá da praticagem e com esse panorama tudo indica que será mais próximo de 2025 do que de 2022. Abs