Quando será o próximo processo seletivo? II

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2019
1
1%
2020
17
11%
2021
26
17%
2022
24
16%
2023
31
20%
2024
13
8%
2025
23
15%
Deve demorar mais.
18
12%
 
Total votes: 153

User avatar
LMprat
Contribuidor November
Contribuidor November
Posts: 40
Joined: Wed Mar 28, 2018 12:42 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby LMprat » Thu Nov 05, 2020 1:01 pm

Ando percebendo uma movimentação um pouco atípica de cursinhos e, mais recente, o dono do Direção Concursos (ex-auditor da RF e hoje prático) Mario Machado. Ele aposta em um possível seletivo em 2 ou 3 anos. De uns tempos para cá está usando bastante seu IG para divulgar a profissão....não sei mas, desde que comecei a me organizar para os estudos da praticagem, esta talvez seja a primeira vez que, efetivamente, acredito que em 3 anos possa existir algo concreto.

Sigamos :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Cursinho, na minha opinião, é o pior termômetro das nossas escassas opções. De fato também senti isso. Porém, acredito que é muito mais um efeito retroalimentado: um cursinho começa a se movimentar por qualquer motivo e isso causa os outros também agirem... E provavelmente o motivo da movimentação inicial foi o Corona forçando lançamentos de opções Online. Ainda, 2-3 anos é o numero mais fácil de chutar - é o meio termo razoável.


Há uma certeza: nunca estivemos tão perto do próximo PSCPP. :D
Last edited by LMprat on Thu Nov 05, 2020 8:30 pm, edited 1 time in total.

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Thu Nov 05, 2020 5:47 pm

Ando percebendo uma movimentação um pouco atípica de cursinhos e, mais recente, o dono do Direção Concursos (ex-auditor da RF e hoje prático) Mario Machado. Ele aposta em um possível seletivo em 2 ou 3 anos. De uns tempos para cá está usando bastante seu IG para divulgar a profissão....não sei mas, desde que comecei a me organizar para os estudos da praticagem, esta talvez seja a primeira vez que, efetivamente, acredito que em 3 anos possa existir algo concreto.

Sigamos :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Cursinho, na minha opinião, é o pior termômetro das nossas escassas opções. De fato também senti, porém acredito que é muito mais um efeito retroalimentado: Um cursinho começa a se movimentar por qualquer motivo e isso causa os outros também agirem.... Acredito que o motivo da movimentação inicial foi o Corona que forçou lançamentos de opções Online. Ainda, 2-3 anos é o numero mais fácil de chutar: é o meio termo razoável.


Há uma certeza: nunca estivemos tão perto do próximo PSCPP. :D


Adicionalmente, gostaria de colocar que o Mário Machado não é um dos caras mais interados nas condições estruturais da praticagem, apesar de ser prático, percebo isso por diversas respostas/afirmações que ele faz/fez que não condizem com os quantitativos/informações que os cursos voltados à praticagem informam, provavelmente ele só tomou conhecimento a respeito do ofício e está sondando o mercado, já que esse é o trabalho dele enquanto dono de curso.

User avatar
Diógenes de Oliveira
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Tue Apr 21, 2020 5:52 pm

Re: Cenário ideal, pero no mucho.

Postby Diógenes de Oliveira » Fri Nov 06, 2020 8:11 pm

É meus caros... A única certeza que tenho hoje é que tem muita coisa pra estudar e estou longe, muito longe do cenário ideal. Melhor que ontem e pior que amanhã.
Espero conseguir estar no páreo até o próximo PSCPP.
Avante!
Imaginem que o estudo está em dia, compreensão total do assunto, notas muito boas nos simulados, só aguardando o próximo PSCPP.
Aí dois cenários se apresentam:
- PSCPP demora mais do que você imaginava;
- você, mesmo com todo estudo, não passa no PSCPP.
O que fazer diante disso?
Esse conhecimento não pode ser desperdiçado...
Há caminhos para os descaminhados?
Sugestões são bem vindas.
Grande abraço e força nos estudos...
Essa é uma indagação quase cotidiana minha. Como larguei o ciaba no meio do curso e hoje sou servidor público, o estudo da praticagem eu só aproveitaria pra praticagem. Caso fosse oficial de náutica, estava tudo tranquilo, aplicava (nem todo conteúdo) no dia a dia da profissão. Como não sou, fica a dúvida e também pesar se realmente vale a pena muito estudo e poucas chances. Eu perdi a leva de concurso (06, 08, 11 e 12). Acredito que agora seja de 10 em 10 anos como antes.
A decisão é muito pessoal. O que temos que deixar de lado, o que temos que focar. Acredito que muitos tem outras carreiras. E devemos tomar a decisão que mais se alinhe a nossos objetos. Mas temos que ter muito auto controle, pq é um concurso nebuloso, sem prazo, muitas especulações, conteúdo robusto e exclusivo. Muitas variáveis.

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Cenário ideal, pero no mucho.

Postby Fabricio » Mon Nov 09, 2020 8:57 am

Imaginem que o estudo está em dia, compreensão total do assunto, notas muito boas nos simulados, só aguardando o próximo PSCPP.
Aí dois cenários se apresentam:
- PSCPP demora mais do que você imaginava;
- você, mesmo com todo estudo, não passa no PSCPP.
O que fazer diante disso?
Esse conhecimento não pode ser desperdiçado...
Há caminhos para os descaminhados?
Sugestões são bem vindas.
Grande abraço e força nos estudos...

Sugestão,

Você já operou opções de ações na bolsa de valores? Não? Funciona igual a esse concuro.
Se você for comprar um CALL, opção de compra de uma ação que vale centavaos de uma ação você tem o direito de comprar a ação na data prevista, você espera que a ação suba, para exercer e ter lucro, caso contrário, se o preço da ação cair a opção que você comprou vira pó(Isso siginifica, perdeu todo o dinheiro investido na opção). Para diminuir o prejuizo você pode fazer um hedge, uma operação tipo seguro para diminuir sua perda(não vou entrar em detalhes).
Esse concurso é a mesma coisa, você esta comprando uma opção, estudar para prático, se não passar, perdeu tudo que investiu. Então, faça um hedge(seguro), nesse caso, transforme isso em um hobby e não um objetivo, por que se não passar aprendeu, e se tiver um dia dinheiro, compra um jangada e vai navegar, por que com certeza você vai navegar melhor que todos os outros jangadeiros. Essa foi minha técnica, depois de estudar 3 anos, ler as 3200 páginas 8 vezes (25.600 páginas) e tirar a licença de capitão amador.
Dica: Todo o processo, desde sair do DOU até a execução da prova, vai ter uns 6 meses. Isso significa, você consegue estudar toda a matéria, pelo menos umas 4 vezes antes da prova se dedicar de 8 a 10 horas no dia. (Ai vai entrar seu espirito de operador de opções. Larga o emprego, estudar e arriscar, por que a vida é uma só e quando você morrer, pode dizer a mesma coisa sobre a vida, que estudou, trabalhou e tentou. Por que no fim, como você quer ser lembrado pelos seus entes queridos?
- Como um herói morto, ou um covarde vivo? :lol:
Abraço e boa sorte
(Não esquece, você pediu sugestões)

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Cenário ideal, pero no mucho.

Postby pdf » Mon Nov 09, 2020 10:16 am

Imaginem que o estudo está em dia, compreensão total do assunto, notas muito boas nos simulados, só aguardando o próximo PSCPP.
Aí dois cenários se apresentam:
- PSCPP demora mais do que você imaginava;
- você, mesmo com todo estudo, não passa no PSCPP.
O que fazer diante disso?
Esse conhecimento não pode ser desperdiçado...
Há caminhos para os descaminhados?
Sugestões são bem vindas.
Grande abraço e força nos estudos...

Sugestão,

Você já operou opções de ações na bolsa de valores? Não? Funciona igual a esse concuro.
Se você for comprar um CALL, opção de compra de uma ação que vale centavaos de uma ação você tem o direito de comprar a ação na data prevista, você espera que a ação suba, para exercer e ter lucro, caso contrário, se o preço da ação cair a opção que você comprou vira pó(Isso siginifica, perdeu todo o dinheiro investido na opção). Para diminuir o prejuizo você pode fazer um hedge, uma operação tipo seguro para diminuir sua perda(não vou entrar em detalhes).
Esse concurso é a mesma coisa, você esta comprando uma opção, estudar para prático, se não passar, perdeu tudo que investiu. Então, faça um hedge(seguro), nesse caso, transforme isso em um hobby e não um objetivo, por que se não passar aprendeu, e se tiver um dia dinheiro, compra um jangada e vai navegar, por que com certeza você vai navegar melhor que todos os outros jangadeiros. Essa foi minha técnica, depois de estudar 3 anos, ler as 3200 páginas 8 vezes (25.600 páginas) e tirar a licença de capitão amador.
Dica: Todo o processo, desde sair do DOU até a execução da prova, vai ter uns 6 meses. Isso significa, você consegue estudar toda a matéria, pelo menos umas 4 vezes antes da prova se dedicar de 8 a 10 horas no dia. (Ai vai entrar seu espirito de operador de opções. Larga o emprego, estudar e arriscar, por que a vida é uma só e quando você morrer, pode dizer a mesma coisa sobre a vida, que estudou, trabalhou e tentou. Por que no fim, como você quer ser lembrado pelos seus entes queridos?
- Como um herói morto, ou um covarde vivo? :lol:
Abraço e boa sorte
(Não esquece, você pediu sugestões)
Apenas para complementar e colocar mais pimenta nas incertezas, você pode não ter os 6 meses para voltar ao jogo.
Apesar de não ser o padrão e todos sabem quais foram as circunstâncias na época, como já aconteceu uma vez, pode se repetir.
No último concurso, as datas exatas do aviso da intenção de realização do PSCPP na página da DPC, publicação do edital e dia de realização da prova foram as seguintes:

26/10/2012 - aviso na página da DPC
01/11/2012 - publicação do edital no DOU
05/01/2013 - data da realização da prova escrita

Ou seja, aproximadamente 11 semanas.

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Cenário ideal, pero no mucho.

Postby Fabricio » Mon Nov 09, 2020 12:08 pm

Imaginem que o estudo está em dia, compreensão total do assunto, notas muito boas nos simulados, só aguardando o próximo PSCPP.
Aí dois cenários se apresentam:
- PSCPP demora mais do que você imaginava;
- você, mesmo com todo estudo, não passa no PSCPP.
O que fazer diante disso?
Esse conhecimento não pode ser desperdiçado...
Há caminhos para os descaminhados?
Sugestões são bem vindas.
Grande abraço e força nos estudos...

Sugestão,

Você já operou opções de ações na bolsa de valores? Não? Funciona igual a esse concuro.
Se você for comprar um CALL, opção de compra de uma ação que vale centavaos de uma ação você tem o direito de comprar a ação na data prevista, você espera que a ação suba, para exercer e ter lucro, caso contrário, se o preço da ação cair a opção que você comprou vira pó(Isso siginifica, perdeu todo o dinheiro investido na opção). Para diminuir o prejuizo você pode fazer um hedge, uma operação tipo seguro para diminuir sua perda(não vou entrar em detalhes).
Esse concurso é a mesma coisa, você esta comprando uma opção, estudar para prático, se não passar, perdeu tudo que investiu. Então, faça um hedge(seguro), nesse caso, transforme isso em um hobby e não um objetivo, por que se não passar aprendeu, e se tiver um dia dinheiro, compra um jangada e vai navegar, por que com certeza você vai navegar melhor que todos os outros jangadeiros. Essa foi minha técnica, depois de estudar 3 anos, ler as 3200 páginas 8 vezes (25.600 páginas) e tirar a licença de capitão amador.
Dica: Todo o processo, desde sair do DOU até a execução da prova, vai ter uns 6 meses. Isso significa, você consegue estudar toda a matéria, pelo menos umas 4 vezes antes da prova se dedicar de 8 a 10 horas no dia. (Ai vai entrar seu espirito de operador de opções. Larga o emprego, estudar e arriscar, por que a vida é uma só e quando você morrer, pode dizer a mesma coisa sobre a vida, que estudou, trabalhou e tentou. Por que no fim, como você quer ser lembrado pelos seus entes queridos?
- Como um herói morto, ou um covarde vivo? :lol:
Abraço e boa sorte
(Não esquece, você pediu sugestões)
Apenas para complementar e colocar mais pimenta nas incertezas, você pode não ter os 6 meses para voltar ao jogo.
Apesar de não ser o padrão e todos sabem quais foram as circunstâncias na época, como já aconteceu uma vez, pode se repetir.
No último concurso, as datas exatas do aviso da intenção de realização do PSCPP na página da DPC, publicação do edital e dia de realização da prova foram as seguintes:

26/10/2012 - aviso na página da DPC
01/11/2012 - publicação do edital no DOU
05/01/2013 - data da realização da prova escrita

Boa,

11 semanas, sâo 77 dias, que são 1848 horas. Isso siginifca que se você estudar 10 horas por dia, 3200 páginas, em média 10 páginas estudadas por hora, em um dia são cem paginas em 75 dias (desconta a viagem e um dia de descanso), são 7500 páginas. Consegue estudar duas vezes é uma boa revisão.
Infelizmente eu coloquei todas as minhas expectativas em nivel "chão". Portanto, para mim esse concurso não sai antes de 2025. E depois de 2025, só quando Jesus retornar ao planeta terra, ou seja nunca mais. Se queria ficar rico e trabalhar pouco, melhor virar politico. Se você acha que tem vocação para Prático talvez os que tenham dupla cidadania podem tentar em outro Pais (Por sinal já fui ver isso também, então se você quer mesmo ser Prático consegue fazer isso em outro País caso tenha outra cidadania).

Abraços

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Mon Nov 09, 2020 12:41 pm

Na realidade, no último concurso, assim como em todos os anteriores, a marinha publicou 150 dias dias antes da prova a intenção de realização de concurso no DOU. Quando ela divulgou na página internet, já havia divulgado um tempo antes oficialmente. Ou seja, você sempre pode esperar 150 dias de aviso.

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby pdf » Mon Nov 09, 2020 6:12 pm

Na realidade, no último concurso, assim como em todos os anteriores, a marinha publicou 150 dias dias antes da prova a intenção de realização de concurso no DOU. Quando ela divulgou na página internet, já havia divulgado um tempo antes oficialmente. Ou seja, você sempre pode esperar 150 dias de aviso.
Negativo Frank, as datas foram exatamente essas que coloquei.
A homologação do concurso de 2011 havia ocorrido alguns meses antes.
O administrador, que foi aprovado no concurso de 2012, está aí para ratificar o que estou falando.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Admin » Mon Nov 09, 2020 6:45 pm

Algum tempo antes da nota da DPC informando a intenção de realizar processo seletivo, surgem boatos por conta de vazamento. Mas o oficial é a nota no site mesmo.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Admin » Mon Nov 09, 2020 6:47 pm

Negativo Frank, as datas foram exatamente essas que coloquei.
A homologação do concurso de 2011 havia ocorrido alguns meses antes.
O administrador, que foi aprovado no concurso de 2012, está aí para ratificar o que estou falando.
;) Correto.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Próximo Processo Seletivo”