Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.
Info equivocada. Itens 18 e 19 da IMO A.960.
Não vi nenhum lugar a palavra "hydrodynamic" , o que se busca nesses itens, ao meu ver, é tão somente o domínio do NAVIO a esses efeitos, e não os efeitos em si. De toda forma, se vc ler bem os itens vai ver que nossas pubs hj cobrem MTTT melhor eles do que os livros ventilados.
.18
manoeuvring behaviour of the types of ships expected to be piloted and the limitations imposed by particular propulsion and steering systems;
Ora, isso é mt melhor explicado no AN, SHFM, TUIP e PNA.
.19 factors affecting
ship performance such as wind, current, tide, channel configuration, water depth, bottom, bank and ship interaction including squat;
Novamente, os livros do PP e Mesquita são mt menos relevantes nesses assuntos do que as pubs atuais. Não sei se já leu os livros em questão, mas mt pouco se fala sobre como responder a esses efeitos.
A iMO A.960 deixa bem claro o tipo de competência que espera. Claro que a MB tem total liberdade de colocar essas pubs até pq no fim das contas pscpp é só um filtro necessário e nem poderia ser diferente. PRP que aprende a ser PRT.
Na real, se PP entrar espero que seja em adição aos atuais, pq nem de longe substitui algum.