Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Thu May 03, 2018 5:33 pm

Uma dúvida aos colegas mais entendidos:
O que a lei diz sobre o remanejamento de práticos de acordo com a demanda de uma determinada zona portuária ? Por exemplo, na necessidade comprovada de mais práticos em uma determinada zona portuária, é previsto o remanejamento de outra zona portuária com excendente ? Claro que mediante o treinamento do prático na nova zona portuária.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1028
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Mon May 07, 2018 8:37 am

Uma dúvida aos colegas mais entendidos:
O que a lei diz sobre o remanejamento de práticos de acordo com a demanda de uma determinada zona portuária ? Por exemplo, na necessidade comprovada de mais práticos em uma determinada zona portuária, é previsto o remanejamento de outra zona portuária com excendente ? Claro que mediante o treinamento do prático na nova zona portuária.
O remanejamento está previsto na NORMAM-12.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
EduardoPin
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 5
Joined: Mon Dec 26, 2016 11:53 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby EduardoPin » Mon May 07, 2018 1:05 pm

Pra quem não viu, o Conapra disponibilizou as apresentações realizadas no 41º Encontro Nacional de Praticagem, realizada final do ano passado.
Não assisti todas as apresentações, mas me chamou a atenção a palestra do Prático Matusalém Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=PufY4M59wiQ)
Acho que dá pra se ter uma ideia do que pensa o Conapra sobre novos concursos! =)
Achei que boa parte da apresentação é coerente, apesar de que como sempre querem defender exclusivamente o interesse da classe. Fazendo da praticagem um "coronelado". Se não houvesse interferência politica ou externa, os práticos atuais trabalhariam até os 100 anos e após isso ainda colocariam um clone para continuar trabalhando. Da forma que está, não há interesse em se aposentar.
Quanto a tese do Pós Doutor Matusalém, na minha opinião, é valida para relacionar a necessidade de uma norma internacional, mas foi apresentada de maneira tendenciosa e inconclusiva, um dado simples na amostra de pesquisa, poderia ser a idade dos práticos envolvidos nos acidentes, quiça a conclusão da pesquisa seja a necessidade de uma idade limite para aposentadoria.

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Mon May 07, 2018 2:40 pm

Uma dúvida aos colegas mais entendidos:
O que a lei diz sobre o remanejamento de práticos de acordo com a demanda de uma determinada zona portuária ? Por exemplo, na necessidade comprovada de mais práticos em uma determinada zona portuária, é previsto o remanejamento de outra zona portuária com excendente ? Claro que mediante o treinamento do prático na nova zona portuária.
O remanejamento está previsto na NORMAM-12.
Obrigado !
Pra quem não viu, o Conapra disponibilizou as apresentações realizadas no 41º Encontro Nacional de Praticagem, realizada final do ano passado.
Não assisti todas as apresentações, mas me chamou a atenção a palestra do Prático Matusalém Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=PufY4M59wiQ)
Acho que dá pra se ter uma ideia do que pensa o Conapra sobre novos concursos! =)
Achei que boa parte da apresentação é coerente, apesar de que como sempre querem defender exclusivamente o interesse da classe. Fazendo da praticagem um "coronelado". Se não houvesse interferência politica ou externa, os práticos atuais trabalhariam até os 100 anos e após isso ainda colocariam um clone para continuar trabalhando. Da forma que está, não há interesse em se aposentar.
Quanto a tese do Pós Doutor Matusalém, na minha opinião, é valida para relacionar a necessidade de uma norma internacional, mas foi apresentada de maneira tendenciosa e inconclusiva, um dado simples na amostra de pesquisa, poderia ser a idade dos práticos envolvidos nos acidentes, quiça a conclusão da pesquisa seja a necessidade de uma idade limite para aposentadoria.
Eu tive a mesma impressão, pra ele validar uma hipótese dessas deveria utilizar um método estatisticamente válido, e testar várias variáveis, pra mim a conclusão foi uma bela de uma forçação de barra puxando pro lado da praticagem.

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Mon May 07, 2018 2:45 pm

Uma dúvida aos colegas mais entendidos:
O que a lei diz sobre o remanejamento de práticos de acordo com a demanda de uma determinada zona portuária ? Por exemplo, na necessidade comprovada de mais práticos em uma determinada zona portuária, é previsto o remanejamento de outra zona portuária com excendente ? Claro que mediante o treinamento do prático na nova zona portuária.
O remanejamento está previsto na NORMAM-12.
Admin, somente mais uma confirmação. No caso de criação de um novo porto, então de acordo com a NORMAM-12 a demanda por práticos poderia ser suprida através de remanejamento, sem que haja concurso ? Tenho essa preocupação dado a quantidade de práticos que entraram no último concurso.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1028
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Mon May 07, 2018 3:04 pm

Admin, somente mais uma confirmação. No caso de criação de um novo porto, então de acordo com a NORMAM-12 a demanda por práticos poderia ser suprida através de remanejamento, sem que haja concurso ? Tenho essa preocupação dado a quantidade de práticos que entraram no último concurso.
0248 -
REMANEJAMENTO DE PRÁTICO
O Prático poderá ser remanejado pelo DPC para outra ZP, em caráter excepcional, quando ocorrerem os seguintes casos:
a) criação ou extinção de uma ZP; e
b) necessidade do serviço.
Em todos os casos o Prático remanejado cumprirá um período de adaptação e
habilitação à nova ZP de no mínimo nove e no máximo doze meses, sendo posteriormente submetido a exame prático, conforme preconizado no item 0224, podendo continuar a praticar em sua anterior ZP, se necessário, até que seja habilitado na nova ZP, quando, então, será cancelado o anterior Certificado de Prático.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 79
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby pdf » Mon May 07, 2018 11:20 pm

Pra quem não viu, o Conapra disponibilizou as apresentações realizadas no 41º Encontro Nacional de Praticagem, realizada final do ano passado.
Não assisti todas as apresentações, mas me chamou a atenção a palestra do Prático Matusalém Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=PufY4M59wiQ)
Acho que dá pra se ter uma ideia do que pensa o Conapra sobre novos concursos! =)
Achei que boa parte da apresentação é coerente, apesar de que como sempre querem defender exclusivamente o interesse da classe. Fazendo da praticagem um "coronelado". Se não houvesse interferência politica ou externa, os práticos atuais trabalhariam até os 100 anos e após isso ainda colocariam um clone para continuar trabalhando. Da forma que está, não há interesse em se aposentar.
Quanto a tese do Pós Doutor Matusalém, na minha opinião, é valida para relacionar a necessidade de uma norma internacional, mas foi apresentada de maneira tendenciosa e inconclusiva, um dado simples na amostra de pesquisa, poderia ser a idade dos práticos envolvidos nos acidentes, quiça a conclusão da pesquisa seja a necessidade de uma idade limite para aposentadoria.
Concordo.
Ele só critica o número de manobras, mas não fala das condições físicas dos práticos.
Será que isso também não pode ser causa de acidentes?
E a IMO A.960 também versa sobre o tema.

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Fri May 11, 2018 12:58 am

Admin, somente mais uma confirmação. No caso de criação de um novo porto, então de acordo com a NORMAM-12 a demanda por práticos poderia ser suprida através de remanejamento, sem que haja concurso ? Tenho essa preocupação dado a quantidade de práticos que entraram no último concurso.
0248 -
REMANEJAMENTO DE PRÁTICO
O Prático poderá ser remanejado pelo DPC para outra ZP, em caráter excepcional, quando ocorrerem os seguintes casos:
a) criação ou extinção de uma ZP; e
b) necessidade do serviço.
Em todos os casos o Prático remanejado cumprirá um período de adaptação e
habilitação à nova ZP de no mínimo nove e no máximo doze meses, sendo posteriormente submetido a exame prático, conforme preconizado no item 0224, podendo continuar a praticar em sua anterior ZP, se necessário, até que seja habilitado na nova ZP, quando, então, será cancelado o anterior Certificado de Prático.
Perfeito, obrigado !

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Fabricio » Tue May 22, 2018 7:25 am

O último exame aconteceu no mês de Janeiro. Será que existe a possibilidade de acontecer em Janeiro de 2019, mesmo com eleições em 2018?
Last edited by Fabricio on Tue May 22, 2018 8:02 am, edited 1 time in total.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1028
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Tue May 22, 2018 7:34 am

O último exame aconteceu no mês de Janeiro. Será que existe a possibilidade de acontecer em Janeiro de 2019, mesmo tendo eleições em 2018?
O mês não pesa em nada.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Próximo Processo Seletivo”

cron