Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Fabricio » Tue May 22, 2018 7:40 am

Pra quem não viu, o Conapra disponibilizou as apresentações realizadas no 41º Encontro Nacional de Praticagem, realizada final do ano passado.
Não assisti todas as apresentações, mas me chamou a atenção a palestra do Prático Matusalém Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=PufY4M59wiQ)
Acho que dá pra se ter uma ideia do que pensa o Conapra sobre novos concursos! =)
Achei que boa parte da apresentação é coerente, apesar de que como sempre querem defender exclusivamente o interesse da classe. Fazendo da praticagem um "coronelado". Se não houvesse interferência politica ou externa, os práticos atuais trabalhariam até os 100 anos e após isso ainda colocariam um clone para continuar trabalhando. Da forma que está, não há interesse em se aposentar.
Quanto a tese do Pós Doutor Matusalém, na minha opinião, é valida para relacionar a necessidade de uma norma internacional, mas foi apresentada de maneira tendenciosa e inconclusiva, um dado simples na amostra de pesquisa, poderia ser a idade dos práticos envolvidos nos acidentes, quiça a conclusão da pesquisa seja a necessidade de uma idade limite para aposentadoria.
Concordo.
Ele só critica o número de manobras, mas não fala das condições físicas dos práticos.
Será que isso também não pode ser causa de acidentes?
E a IMO A.960 também versa sobre o tema.
** Ele fala que houve aumento na sinistralidade, mas ele não apresenta essas sinistralidades. Qual o motivo? Qual a idade dos práticos que cometeram a sinistralidade? Foram os mais jovens com pouca experiencia ou os mais velhos?
Se diminui o número de manobras, isso e problema dos portos no Brasil que não são competitivos e tem muito politico mandando aonde não tem que mandar... O problema é a politica, e não os exames...
Last edited by Fabricio on Tue May 22, 2018 11:08 am, edited 4 times in total.

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Fabricio » Tue May 22, 2018 10:41 am

O último exame aconteceu no mês de Janeiro. Será que existe a possibilidade de acontecer em Janeiro de 2019, mesmo tendo eleições em 2018?
O mês não pesa em nada.
** Em 2008 e 2011 a prova não foi em Janeiro?

User avatar
fantasma
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed May 23, 2018 7:42 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby fantasma » Thu May 24, 2018 4:11 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Minha primeira mensagem aqui. Fiquei interessado nesse concurso e estou lendo os tópicos aqui desse fórum.

Achei estranho que em muitos momentos dessa thread muito se falou na convocação da 4a. turma, quando da discussão do possível próximo concurso e, que , apesar dessa convocação ter ocorrido cerca de 9 dias atrás, nada se comentou aqui:

http://www.dpc.mar.mil.br/sites/default ... maio18.pdf

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1028
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Thu May 24, 2018 4:41 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Minha primeira mensagem aqui. Fiquei interessado nesse concurso e estou lendo os tópicos aqui desse fórum.

Achei estranho que em muitos momentos dessa thread muito se falou na convocação da 4a. turma, quando da discussão do possível próximo concurso e, que , apesar dessa convocação ter ocorrido cerca de 9 dias atrás, nada se comentou aqui:

http://www.dpc.mar.mil.br/sites/default ... maio18.pdf
Uma corrente de raciocínio defende que a pendência de convocação é empecilho para novo certame, mas não condiciona um fato ao outro. Apenas libera o caminho.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
fantasma
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed May 23, 2018 7:42 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby fantasma » Fri May 25, 2018 4:10 pm

Olá pessoal, tudo bem?

Minha primeira mensagem aqui. Fiquei interessado nesse concurso e estou lendo os tópicos aqui desse fórum.

Achei estranho que em muitos momentos dessa thread muito se falou na convocação da 4a. turma, quando da discussão do possível próximo concurso e, que , apesar dessa convocação ter ocorrido cerca de 9 dias atrás, nada se comentou aqui:

http://www.dpc.mar.mil.br/sites/default ... maio18.pdf
Uma corrente de raciocínio defende que a pendência de convocação é empecilho para novo certame, mas não condiciona um fato ao outro. Apenas libera o caminho.
Obrigado Admin.

E qual seria o seu palpite em relação ao próximo concurso após essa convocação da 4a. turma?

Abraços.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1028
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Fri May 25, 2018 6:41 pm

Obrigado Admin.

E qual seria o seu palpite em relação ao próximo concurso após essa convocação da 4a. turma?

Abraços.
Sem parâmetro para arriscar palpite. Pode ser em um ou dez anos. Mas quem quer tem que ir se preparando para ter vantagem.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
LimaCharlie
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Thu Jun 28, 2018 3:17 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby LimaCharlie » Wed Jul 11, 2018 2:24 pm

Citando o colega que ano passado chamou atenção sobre pressão para alterar lotação , vale aqui ressaltar encontro de alguns práticos no último mês com a nova equipe dpc, onde o assunto voltou a ser tópico! Atenção também a fatos q fogem ao propósito do serviço e sua representstividade, como o desconforto gerado dentro da classe pela proposta político eleitoral de um membro da praticagem. Cabe a Marinha e a própria praticagem, não terem suas imagens arranhadas por fatos que fogem ao propósito do serviço. Bons ventos!!

User avatar
Rumo Certo
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Fri Jul 13, 2018 4:15 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Rumo Certo » Fri Jul 13, 2018 6:19 pm

Dos 633 Páticos previstos pela NORMAM-12, quantos estão em atividade no momento? E quantos haverá, no total, após todos os Praticantes do último concurso se formarem?

Alguém sabe me dizer isto?

User avatar
LMprat
Contribuidor November
Contribuidor November
Posts: 40
Joined: Wed Mar 28, 2018 12:42 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby LMprat » Mon Jul 30, 2018 10:11 pm

Dos 633 Páticos previstos pela NORMAM-12, quantos estão em atividade no momento? E quantos haverá, no total, após todos os Praticantes do último concurso se formarem?

Alguém sabe me dizer isto?

Acabei de terminar o levantamento

Temos efetivo de 560 e lotação de 629, + 11 praticantes. Começo a achar que o próximo concurso vai ser apenas para algumas zps.

https://www.facebook.com/QPSCPPS/photos ... =3&theater

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby praticodocerrado » Tue Jul 31, 2018 1:13 am

LMPrat,

Esse levantamento ajuda demais, mas é preciso corrigir algumas coisas:
-ZP-21 (Itajaí) - A lotação pela NORMAM-12 é de 17 práticos, e não 26. Saldo=0.
-ZP-21 (Imbituba) - A lotação pela NORMAM-12 é de 6 práticos, e não 9. Saldo=0
Acho que houve um embaralhamento de células aí.


Return to “Próximo Processo Seletivo”

cron