Page 15 of 27

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Tue Dec 08, 2020 6:14 pm
by Amormar
BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Tue Dec 08, 2020 6:21 pm
by frank1307
BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?

Foi aprovada na câmara apenas, agora vai pro senado. Acredito que os efeitos só serão sentidos no longo prazo, ou seja, pra fins do próximo concurso acredito que não haverá qualquer impacto significativo.

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Tue Dec 08, 2020 6:45 pm
by River Mate
BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Se a gente acompanhar o processo junto a ANTAQ, veremos muitas cartas de afretamento para embarcações estrangeiras fazerem efetivamente a cabotagem. Mas claro, isso eh gradativo.

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Fri Dec 11, 2020 12:26 am
by pedrodfranceschi
BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Essa PL deve entrar em vigor em meados de 2021.. Acredito que aumento do movimento seja notório a médio prazo, visto que sentiremos muito a crise do Covid-19 nos próximos anos.

Sobre o concurso: A Marinha dificilmente irá se precipitar e antecipar um PSCPP antes de 2023/24, visto a grande folga na escala de práticos e todos esses problemas que estamos enfrentando. É muito difícil prever o que acontecerá com a Economia, mas pelo que acompanhamos do setor portuário acredito que a partir de então existirá uma demanda pequena de 60..70.. vagas, com possibilidade para abertura do Edital.

OBS: Na minha visão, e na visão dos práticos que converso, o maior problema é que a DPC não irá abrir um edital para menos de 60, 70 vagas.
E esse acúmulo de vagas suficientes para o PSCPP pode levar ainda mais tempo que imaginamos. Vai depender do entendimento da DPC

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Fri Dec 11, 2020 7:49 am
by River Mate
BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Essa PL deve entrar em vigor em meados de 2021.. Acredito que aumento do movimento seja notório a médio prazo, visto que sentiremos muito a crise do Covid-19 nos próximos anos.

Sobre o concurso: A Marinha dificilmente irá se precipitar e antecipar um PSCPP antes de 2023/24, visto a grande folga na escala de práticos e todos esses problemas que estamos enfrentando. É muito difícil prever o que acontecerá com a Economia, mas pelo que acompanhamos do setor portuário acredito que a partir de então existirá uma demanda pequena de 60..70.. vagas, com possibilidade para abertura do Edital.

OBS: Na minha visão, e na visão dos práticos que converso, o maior problema é que a DPC não irá abrir um edital para menos de 60, 70 vagas.
E esse acúmulo de vagas suficientes para o PSCPP pode levar ainda mais tempo que imaginamos. Vai depender do entendimento da DPC
Concordo com vc amigo. Mas também a DPC não irá deixar a lotação ficar crítica pra fazer outro concurso. Também acredito que a partir de 2023 ficará mais latente a preparação do próximo edital, pois a BR do Mar já deve estar rodando razoavelmente nesse período e aumentará o número de práticos na faixa etária de 70 anos e etc. Abraço

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Fri Dec 11, 2020 12:00 pm
by frank1307
Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Fri Dec 11, 2020 1:13 pm
by Amormar
Pelo que entendi da BR do mar é uma total revolução na cabotagem.
O Brasil a legislação só permitia afretamento de barcos Brasileiros.
Agora poderá alugar barcos estrangeiros sem ter nenhum barco Brasileiro. Vai mudar totalmente o perfil da modal marítima.
A questão é : se vai aumentar o volume de barco em 50% é claro que precisará de mais práticos, no entando com a concorrência o antigo monopólio cai e o preço da praticagem também

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Sat Dec 12, 2020 6:59 pm
by praticodocerrado
Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.

Eu também pensava dessa maneira até antes da pandemia, mas hoje tenho visto o movimento nos portos um tanto descolado do movimento da economia como um todo. O PIB brasileiro caiu em 2020, mas o movimento dos portos vai fechar o ano com bom crescimento (notícias abaixo). Numa análise superficial, parece estar acontecendo substituição de outros modais pelo marítimo (iniciado pela greve dos caminhoneiros e que pode ser impulsionado pela BR do Mar e pelas concessões de portos e terminais que estão no radar) além de um incremento de exportações em razão do real desvalorizado e grande demanda externa por commodities produzidas no Brasil. Vamos aguardar 2021 para avaliar melhor.

http://portal.antaq.gov.br/index.php/20 ... es-do-ano/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... o-semestre

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Sat Dec 12, 2020 8:34 pm
by River Mate
Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.

Eu também pensava dessa maneira até antes da pandemia, mas hoje tenho visto o movimento nos portos um tanto descolado do movimento da economia como um todo. O PIB brasileiro caiu em 2020, mas o movimento dos portos vai fechar o ano com bom crescimento (notícias abaixo). Numa análise superficial, parece estar acontecendo substituição de outros modais pelo marítimo (iniciado pela greve dos caminhoneiros e que pode ser impulsionado pela BR do Mar e pelas concessões de portos e terminais que estão no radar) além de um incremento de exportações em razão do real desvalorizado e grande demanda externa por commodities produzidas no Brasil. Vamos aguardar 2021 para avaliar melhor.

http://portal.antaq.gov.br/index.php/20 ... es-do-ano/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... o-semestre
Excelente observação, pois mesmo sob a pandemia, muitos portos fecharam em superávit na movimentação e ainda teremos a BR dos Rios em 2021 e etc.

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Posted: Sun Dec 13, 2020 10:58 am
by frank1307
Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.

Eu também pensava dessa maneira até antes da pandemia, mas hoje tenho visto o movimento nos portos um tanto descolado do movimento da economia como um todo. O PIB brasileiro caiu em 2020, mas o movimento dos portos vai fechar o ano com bom crescimento (notícias abaixo). Numa análise superficial, parece estar acontecendo substituição de outros modais pelo marítimo (iniciado pela greve dos caminhoneiros e que pode ser impulsionado pela BR do Mar e pelas concessões de portos e terminais que estão no radar) além de um incremento de exportações em razão do real desvalorizado e grande demanda externa por commodities produzidas no Brasil. Vamos aguardar 2021 para avaliar melhor.

http://portal.antaq.gov.br/index.php/20 ... es-do-ano/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... o-semestre


É necessário averiguar se esse aumento de movimentação implica num aumento de fainas, pois mesmo alguns portos realmente tendo aumento de movimentação, outros tiveram queda. Os navios vem ficando maiores a cada ano, não implicando necessariamente um aumento da demanda pelos serviços do prático. O lado positivo é que mesmo o pib caindo, a situação pode não ser tão ruim quanto se imagina, afinal boa parcela do pib contabiliza os gastos públicos, que diminuíram drasticamente a partir de 2015.