Quantidade de Vagas

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.
User avatar
DaniCV
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 22
Joined: Mon Aug 26, 2019 12:13 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby DaniCV » Thu Aug 29, 2019 12:40 pm

Aqui no Maranhão os "cabeças" da praticagem já afirmaram que há superdimensionamento no número de práticos. Ou seja, no que depender deles será 0 vagas.

User avatar
luizotavio.cfg
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Sun Jul 14, 2019 7:44 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby luizotavio.cfg » Thu Aug 29, 2019 6:59 pm

Aqui no Maranhão os "cabeças" da praticagem já afirmaram que há superdimensionamento no número de práticos. Ou seja, no que depender deles será 0 vagas.
O número de práticos na ZP-4 hoje é de 34. 4 deles tem mais de 70 anos e 1 está com 69. Daqui a pouco, o efetivo será de 29. Segundo o anexo 2-I da Normam 12, a lotação no Maranhão é de 33. Seguindo essa lógica, a demanda para o próximo concurso provavelmente será em torno de 4 vagas.

User avatar
DaniCV
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 22
Joined: Mon Aug 26, 2019 12:13 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby DaniCV » Fri Aug 30, 2019 4:03 pm

Aqui no Maranhão os "cabeças" da praticagem já afirmaram que há superdimensionamento no número de práticos. Ou seja, no que depender deles será 0 vagas.
O número de práticos na ZP-4 hoje é de 34. 4 deles tem mais de 70 anos e 1 está com 69. Daqui a pouco, o efetivo será de 29. Segundo o anexo 2-I da Normam 12, a lotação no Maranhão é de 33. Seguindo essa lógica, a demanda para o próximo concurso provavelmente será em torno de 4 vagas.

Vc bem disse, pela lógica e pela Normam...mas a realidade.... :arrow: :arrow: :arrow:

User avatar
Perito
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Fri Sep 11, 2015 8:14 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Perito » Sat Aug 31, 2019 8:25 pm

Deixe-me realizar algumas ponderações, baseadas unicamente em opiniões pessoais...

Como colocado pelo colega gsch20, essa analise não traz boas notícias. Independentemente de existir certas inconsistências com os dados ela apresenta uma visão do cenário em termos de quantidade de vagas e práticos ativos.

Quanto a colocação do luizotavio.cfg. Pensar que o processo seletivo tem que ser realizado de forma a completar sempre o número máximo autorizado pela Normam não é uma verdade absoluta.

Existem diversos fatores, internos e externos, que influenciam a quantidade de Práticos necessários, não o número máximo de vagas disponíveis pela Normam em cada ZP.

A informação mais preocupante é que ainda existem Praticantes não convocados, o que, em minha opinião, demostra que há um excesso de profissionais nas respectivas ZPs.

Por outro lado, a prova ocorreu em janeiro de 2013, já se passaram mais de 6 anos da última seleção....

Então.... continuar estudando e seguir em frente....

Muitos desistirão dessa jornada, mas quem estiver firme terá mais chance de ser aprovado.

User avatar
DaniCV
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 22
Joined: Mon Aug 26, 2019 12:13 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby DaniCV » Tue Sep 03, 2019 4:26 pm

Deixe-me realizar algumas ponderações, baseadas unicamente em opiniões pessoais...

Como colocado pelo colega gsch20, essa analise não traz boas notícias. Independentemente de existir certas inconsistências com os dados ela apresenta uma visão do cenário em termos de quantidade de vagas e práticos ativos.

Quanto a colocação do luizotavio.cfg. Pensar que o processo seletivo tem que ser realizado de forma a completar sempre o número máximo autorizado pela Normam não é uma verdade absoluta.

Existem diversos fatores, internos e externos, que influenciam a quantidade de Práticos necessários, não o número máximo de vagas disponíveis pela Normam em cada ZP.

A informação mais preocupante é que ainda existem Praticantes não convocados, o que, em minha opinião, demostra que há um excesso de profissionais nas respectivas ZPs.

Por outro lado, a prova ocorreu em janeiro de 2013, já se passaram mais de 6 anos da última seleção....

Então.... continuar estudando e seguir em frente....

Muitos desistirão dessa jornada, mas quem estiver firme terá mais chance de ser aprovado.
Deixar de estudar, nunca. Porém, sempre tendo a certeza de que esse seletivo pode realmente demorar mais que o esperado. Só espero que não demore tanto. Minha expectativa era conseguir, finalmente, ser praticante de prático até meus 46 anos (hoje tenho 40). De resto, é manter sempre o equilíbrio do estudo com o trabalho. Seguimos :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quantidade de Vagas

Postby Admin » Tue Sep 03, 2019 7:08 pm

Deixar de estudar, nunca. Porém, sempre tendo a certeza de que esse seletivo pode realmente demorar mais que o esperado. Só espero que não demore tanto. Minha expectativa era conseguir, finalmente, ser praticante de prático até meus 46 anos (hoje tenho 40). De resto, é manter sempre o equilíbrio do estudo com o trabalho. Seguimos :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Exato ;)
Dead Slow Ahead
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
insidermb
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed Aug 08, 2018 10:21 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby insidermb » Wed Sep 11, 2019 6:47 am

Senhores,

para efeitos da ZP-15:

Processo em 86

Processo em 95

Processo em 08

Processo em 11

Processo em 13

Isto é, 11 e 13 fugiram ao padrão de 9 a 10 anos.

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby [MP] AB » Fri Sep 13, 2019 3:17 pm

Não dá pra avaliar padrão nesse concurso. Houve toda uma transformação político-econômica no Brasil desde 1985. Melhor seria se vc avaliasse as movimentações portuárias e as projeções destas demandas.

Este documento fornece bons dados:

https://www.infraestrutura.gov.br/image ... 2017VF.pdf

User avatar
Deme
Contribuidor Hotel
Contribuidor Hotel
Posts: 16
Joined: Wed May 25, 2016 10:37 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby Deme » Sat Sep 14, 2019 9:49 am

Projeção?

Quem dera as projeções governamentais sobre crescimento do país fossem confirmadas. Seríamos uma Noruega.

Na prática só se confirma que somos o Brasil mesmo, rsrs

Deem uma olhada nesse pedido de informação feito à Marinha sobre quantitativo de manobras em cada ZP, nos últimos anos (2012-2018):
http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busc ... 1301201940

Vejam a tendência de queda no nº de manobras. No total, caiu de 91.783 para 66.933 (2012-2018)

Considerando essa queda e o incremento de 50% no nº de práticos do último concurso... :cry:

User avatar
DaniCV
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 22
Joined: Mon Aug 26, 2019 12:13 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby DaniCV » Mon Sep 16, 2019 4:46 pm

Projeção?

Quem dera as projeções governamentais sobre crescimento do país fossem confirmadas. Seríamos uma Noruega.

Na prática só se confirma que somos o Brasil mesmo, rsrs

Deem uma olhada nesse pedido de informação feito à Marinha sobre quantitativo de manobras em cada ZP, nos últimos anos (2012-2018):
http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busc ... 1301201940

Vejam a tendência de queda no nº de manobras. No total, caiu de 91.783 para 66.933 (2012-2018)

Considerando essa queda e o incremento de 50% no nº de práticos do último concurso... :cry:

É o que se vem falando...não há, em um horizonte de curto espaço, perspectiva de seletivo. Quem sabe em 2021 ou 2022 tenhamos boas notícias.


Return to “Próximo Processo Seletivo”