Quando será o próximo processo seletivo? II

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2019
1
1%
2020
17
11%
2021
26
17%
2022
24
16%
2023
31
20%
2024
13
8%
2025
23
15%
Deve demorar mais.
18
12%
 
Total votes: 153

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby praticodocerrado » Wed Oct 16, 2019 8:32 pm

O curso Pilot Nest anda afirmando que o PSPP será em 2022.
https://www.pilotsnest.com.br/nota-de-esclarecimento/

:roll:

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby [MP] AB » Wed Oct 16, 2019 8:55 pm

ahahahhahahaahahaha deviam pedir desculpas ao invés de tirar o corpo fora, pq foram os mesmos leitores que receberam as mensagens deles vendendo o simulado e falando de 2022.

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby praticodocerrado » Wed Oct 16, 2019 9:35 pm

ahahahhahahaahahaha deviam pedir desculpas ao invés de tirar o corpo fora, pq foram os mesmos leitores que receberam as mensagens deles vendendo o simulado e falando de 2022.
Eu não duvido kkkkk
Quem vende curso não é imparcial para divulgar essas notícias :lol:

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby [MP] AB » Tue Oct 29, 2019 11:40 am

https://www.portosenavios.com.br/notici ... praticagem

Começaram a mirar no lugar certo, se acabar o rodízio único, acaba a praticagem.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Admin » Tue Oct 29, 2019 11:58 am

https://www.portosenavios.com.br/notici ... praticagem

Começaram a mirar no lugar certo, se acabar o rodízio único, acaba a praticagem.
Sem rodízio vira concorrência.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Sun Nov 10, 2019 8:45 pm

Galera, vou dar meu piteco aqui na futurologia. Eu tenho observado que o cursoH fez uma grande expansão de unidades, eles justificaram dizendo que era uma questão da demanda ter aumentado bastante. Então eu tenho duas hipóteses:

1) Eles estão especulando que o concurso possa ocorrer 1-2 anos e querem sair na frente na hora de pegar alunos
2) Seria verdade que a demanda aumentou bastante, mas se a demanda aumenta talvez seja algum indicativo que não se interpretar, apesar de ter minhas hipótese.

Então, o que vocês acham? Acho que 2021,2022 deve devemos ouvir alguma coisa sobre o concurso.

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby [MP] AB » Sun Nov 10, 2019 9:34 pm

Eu votei em 2022, mas hoje eu votaria 2023-2024... qq demanda nova por prova agora virá exclusivamente da praticagem e acho que a praticagem anda bem folgada e zero preocupada em repor as vagas existentes.

Quanto ao seu comentário do curso H, esquece qq relação com prova, o Curso H só pensa em dinheiro, única e exclusivamente em dinheiro. Não me espantaria se eles estivessem criando mil “franquias” em vários estados apenas para poder vender depois para alguma grande rede de ensino.

User avatar
DaniCV
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 22
Joined: Mon Aug 26, 2019 12:13 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby DaniCV » Mon Nov 11, 2019 5:37 pm

Eu até tinha pensado em deixar um pouco os estudos para concursos públicos visando focar no seletivo de praticante mas, analisando friamente, ví que seria atirar no escuro. Diante do cenário, deixei de lado um pouco a praticagem, retomei os estudos para Auditor Fiscal e, de repente, caso as coisas voltem a fluir, retomo os estudos.
Neste momento meus trocado$$ não serão usados em cursos e material para o seletivo de praticante.
:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Tue Nov 12, 2019 2:15 am

Resolvi buscar alguns dados, então peguei a lista oficial com todos os práticos na ativa, com data de nascimento etc. Segue que teremos 60,67,70,75 práticos com mais de 70 anos para 2020,2021,2022,2023 respectivamente. Entretanto, fiz o mesmo cálculo apenas para as zps onde não houve queda no número de manobras ou uma queda bem pequena( ou seja, que segundo as métricas e a demanda de 2012, teriam boas vagas para concurso atualmente), e obtive 32,37,39,41. Então a conclusão que eu tiro desses dados é que:

1) Se o cenário do número de manobras se mantiver inalterado, acho bem difícil ter concurso antes de 2024.
2) Talvez pudesse haver algum concurso com poucas vagas, mas como não tem sido a forma que a marinha tem feito, então acho improvável. Além do mais, como os práticos com mais de 70 ainda estão em plena atividade, acho que é mais custo benefício pra marinha esperar ter um quantitativo maior de vagas boas para concurso.
3) O fiel da balança pra ter concurso logo não é o prospecto do número de aposentadorias nos próximos anos, mas a volta da economia.

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby [MP] AB » Tue Nov 12, 2019 9:16 am

Resolvi buscar alguns dados, então peguei a lista oficial com todos os práticos na ativa, com data de nascimento etc. Segue que teremos 60,67,70,75 práticos com mais de 70 anos para 2020,2021,2022,2023 respectivamente. Entretanto, fiz o mesmo cálculo apenas para as zps onde não houve queda no número de manobras ou uma queda bem pequena( ou seja, que segundo as métricas e a demanda de 2012, teriam boas vagas para concurso atualmente), e obtive 32,37,39,41. Então a conclusão que eu tiro desses dados é que:

1) Se o cenário do número de manobras se mantiver inalterado, acho bem difícil ter concurso antes de 2024.
2) Talvez pudesse haver algum concurso com poucas vagas, mas como não tem sido a forma que a marinha tem feito, então acho improvável. Além do mais, como os práticos com mais de 70 ainda estão em plena atividade, acho que é mais custo benefício pra marinha esperar ter um quantitativo maior de vagas boas para concurso.
3) O fiel da balança pra ter concurso logo não é o prospecto do número de aposentadorias nos próximos anos, mas a volta da economia.
Perfeito Frank, eu não sei se vc desconsiderou os PRP, ou não chegou a conferir todas as portarias ou o erro pode ser meu, mas na minha planilha atualizada com os PRP e todas as portarias eu tenho: 53, 56, 61, 70, 79, 97 vagas respectivamente para 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.

Ainda assim, a ZP que pede mais vagas (20%) que seria ZP1 é a que teve a maior queda na demanda de manobras.

Por isso, é exatamente o que vc disse: o fiel da balança é a economia e eu adicionaria também os novos terminais que estão em construção pelo Brasil e devem ficar pronto nessa janela de 2023-2025. Esses novos terminais não só demandarão mais Práticos como possivelmente em algumas ZP's talvez até um incremento de lotação, mas ai eu já poderia estar sendo otimista demais e talvez fosse o meu lado de candidato exercendo uma torcida, rsrsrs.

Ou seja, qualquer demanda agora por concurso virá da Praticagem achar que a demanda está apertada e/ou desconfortável ou político quando Práticos dirigentes tiverem interesse de abrir concurso para que os seus filhos possam participar.

Recentemente tive uma conversa com o pessoal na DPC, foi bem legal, eles me falaram que a DPC sequer controla número de vagas e gasta seu tempo pensando em praticagem e que qq demanda agora por concurso virá da própria praticagem. Antigamente eu achava que a DPC ficava contando vagas pra abrir concurso, que a pressão política era sobre a DPC, por isso votei na enquete em 2022... mas não. Concurso agora virá da praticagem e com esse panorama tudo indica que será mais próximo de 2025 do que de 2022. Abs


Return to “Próximo Processo Seletivo”