Eu passei 6 meses estudando day trade, paguei curso, comecei a operar, ganhei 30 mil em 9 dias e perdi 46 mil no 10° dia. Parei com mercado futuro.
Quem quiser ir por esse caminho, vá com cuidado.
Compareço neste fórum a cada 4 anos. Antes disso, era frequentador diário. Percebi que a dpc não queria concurso, enquanto o resto da galera em "denial", sempre buscando motivos para confirmar a sua ardente vontade de um processo seletivo iminente com 200 vagas para a zp que paga 600mil por mês. Fiz cursinho naquele mais caro e mais gourmerizado (RJ), naquele outro carioca que tb é bom, mas um pouco mais barato, ambos presenciais. Viajava de outra unidade da federação para frequentar. Também fiz aquele da terra do neymar, só que a distância. Previ que a dpc começaria a remover práticos, já que era a jogada mais óbvia acertada e juridicamente factível, nada mais que a lei do menor esforço para sanar o problema de lotação das zps, pois nenhum velhão da marinha ganha pra abrir concurso. O máximo que ele pode receber é ter de comparecer em um monte de audiencia judicial para depor na qualidade de acusado, por vazamento de questões, como ocorreu no último pscpp, pagando advogado do próprio bolso. Previ que o pscpp demoraria mais de dez anos. Certa feita, durante o almoço, um professor do cursinho disse a nós que a sua carteira de capitão amador tinha a validade de 10 anos, por isso não precisaria renovar antes do próximo processo seletivo. E eu disse a ele que teria de renovar, ao que replicou com desdém. No final, eu estava certo. É uma daquelas ocasiões na vida em que a gnt deseja estar errado. Outro amigo me chamou no canto e perguntou o que eu achava de ele se afastar dos estudos da praticagem para ir fazer uma pos graduação na áustria. Retruquei a ele: "o que vc ainda está fazendo no Brasil, rapá?". Ele já foi e concluiu a pós.
Sei que é difícil ter de jogar fora anos de dedicação, mas, infelizmente, tenho de fazer uma nova previsão nada alvissareira: o próximo pscpp não ocorrerá antes de 2030. Os 620 práticos da atualidade são mais do que suficientes para conduzir as embarcações cada vez maiores e mais tecnológicas que adentram os nossos portos. Com a elevação da idade limite para 75 anos e o livre remanejamento entre zps, os práticos ganharam ãnimo para continuar na profissao, pois poderao chegar na zp dos seus sonhos um dia, desde que continuem estudando e, como a expectativa média de vida do brasileiro é 77 anos, isso significa que, na vida real, o prático se tornou vitalício na função. Só sai se morrer. Então, caro(a) amigo(a), valorize o seu tempo de vida, sua família, tenha um plano b e um plano c alternativos á praticagem, sob pena de se frustrarem ao final. Aproveite a sua vida. Fiquem em paz! Vejo vcs em 4 anos!
A proposta do PL em discussão era essa, mas ele não foi aprovado pela comissão e, aparentemente, será apensado aos PLs que sugerem que a regulação econômica da praticagem seja realizada pela Antaq.Pelo que entendi a proposta é boa, certo?
Mantendo a Marinha como Autoridade no assunto (sem a Antaq), definindo praticagem como atividade privada e limitando possíveis fixações de preços.
Teria algum ponto ruim que deixei passar?
Aqui tem o link sobre o PL com uma pesquisa pública:
https://www.camara.leg.br/enquetes/1548586