Quantidade de Vagas

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.
User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby [MP] AB » Tue Apr 07, 2020 8:49 pm

Tem razão Zé.
A coisa está pior do que eu imaginava.
Pulei vários Práticos do Grupo 3 no meu levantamento.
Atualizei a planilha baseada nessa listagem aqui:
https://www.mar.mil.br/LAI/Dados-abertos/praticos.pdf
levatamento_atualizado.JPG
Acredito que alguns dos que constam como PRP ainda não foram certificados, mas como nunca aconteceu de alguém ser reprovado no exame de qualificação de prático, coloquei todo mundo como PRT na minha planilha.
É... muito feio, até pq tirando ZP 1 e 2, as outras ZP’s tem tipo 1.. 2 vagas. E sabemos que a escala e a demanda ficou muito folgada após 2012. Só tem PSPP se for por pura política, pressão de alguns PRT’s ou ALM pros filhos entrarem, até pq tem alguns estudando. Por isso que eu acredito que pode de fato haver uma redução de 10% o que “zeraria” essas vagas de 2023 e a partir dai eles começam a contar de novo. Nesse cenário que é o pior pra gente, em 2025, no máximo 2026 já teria vagas suficientes pra um outro PSPP. No cenário mais otimista, pode abrir a qq momento com 70 vagas pra reposição da lotação pra 2023. Independente de um ou outro é manter rumo e velocidade que uma hora vai chegar. Pro amigo de cima, tivemos apenas dois PSPP que poderiam entrar na estatística: 2008 e 2011, são dados mt baixos pra criar qq delta. Abs

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby pdf » Wed Apr 08, 2020 10:35 am

Boa noite
Sou novato nessa area de concurso...
Alguem sabe como estav a relação de praticos nos ultimos concursos?

O concurso de 2006 foi realizado para repor a lotação da ZP-1.
O concurso de 2008 foi para repor vagas que se abriram desde o último concurso que havia sido realizado em 1999, não sei dizer como estava lotação/efetivo nessa época.
Em 2011 não sei dizer, mas acredito que pela proximidade com 2008, deve ter ocorrido aumento de lotação.
Já em 2012 não havia vaga, houve um acréscimo expressivo na lotação.
Cenário difícil de se repetir em um momento de crise como estamos passando.
É... muito feio, até pq tirando ZP 1 e 2, as outras ZP’s tem tipo 1.. 2 vagas. E sabemos que a escala e a demanda ficou muito folgada após 2012. Só tem PSPP se for por pura política, pressão de alguns PRT’s ou ALM pros filhos entrarem, até pq tem alguns estudando. Por isso que eu acredito que pode de fato haver uma redução de 10% o que “zeraria” essas vagas de 2023 e a partir dai eles começam a contar de novo. Nesse cenário que é o pior pra gente, em 2025, no máximo 2026 já teria vagas suficientes pra um outro PSPP. No cenário mais otimista, pode abrir a qq momento com 70 vagas pra reposição da lotação pra 2023. Independente de um ou outro é manter rumo e velocidade que uma hora vai chegar. Pro amigo de cima, tivemos apenas dois PSPP que poderiam entrar na estatística: 2008 e 2011, são dados mt baixos pra criar qq delta. Abs
Concordo contigo. :(
Parece papo de quem quer desmotivar os outros candidatos, mas o fato é que os números estão jogando contra.
Uma informação importante e, talvez, nos dê alguma esperança, a média de idade dos PRTs, hoje, é de 51,4 anos.
Abraço!

User avatar
pedro5521
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 8
Joined: Sat Sep 30, 2017 2:59 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby pedro5521 » Wed Apr 08, 2020 2:14 pm

Informação 2: os Práticos estão na linha de frente embarcando em Navios do Mundo todo, vai ter Prático morrendo de Covid-19, nenhuma das projeções leva em conta o fator morte, seja natural, seja pela pandemia. Não que eu deseje a morte de ninguém, mas é fato que baixas ocorrerão, principalmente numa profissão tão exposta e com tantos integrantes no grupo de risco.
Agora se vai abrir concurso ou não.... são outros 500.

User avatar
Endeavour
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 15
Joined: Wed Apr 01, 2020 4:33 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Endeavour » Wed Apr 08, 2020 3:04 pm

Boa noite,

Pelo histórico de processos seletivos, qual foi o número de vagas disponíveis para abertura de processo de Praticante? Qual Foi o delta entre efetivo e lotação?
Os números de vagas dos seletivos mais recentes foram:
2006: 45
2008: 117
2011: 81
2012/2013: 206

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby frank1307 » Sun Apr 12, 2020 10:30 am

Boa noite,

Pelo histórico de processos seletivos, qual foi o número de vagas disponíveis para abertura de processo de Praticante? Qual Foi o delta entre efetivo e lotação?
Os números de vagas dos seletivos mais recentes foram:
2006: 45
2008: 117
2011: 81
2012/2013: 206
2021: 180( já pensou? haha)

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Antonio » Sun Apr 12, 2020 6:18 pm

:D
Boa noite,

Pelo histórico de processos seletivos, qual foi o número de vagas disponíveis para abertura de processo de Praticante? Qual Foi o delta entre efetivo e lotação?
Os números de vagas dos seletivos mais recentes foram:
2006: 45
2008: 117
2011: 81
2012/2013: 206
2021: 180( já pensou? haha)

User avatar
Endeavour
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 15
Joined: Wed Apr 01, 2020 4:33 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Endeavour » Mon Apr 27, 2020 2:54 pm

Pelo que vi na Normam 12, a lotação é 630.
Vi uma postagem recente na página do Facebook Praticagem do Brasil, em que eles mencionam que o CONAPRA teve que emitir certificados para que todos os 635 práticos pudessem trafegar por vias bloqueadas devido ao Coronavirus. Imagino que a fonte seja confiável. Link: https://upload.latest.facebook.com/prat ... bTGfEHZ-DR
Pela relação de práticos de 2018, hoje existem 60 práticos com 70 anos ou mais.
Logo, efetivo atual deve ser de 575.

Portanto, se os números estiverem corretos, hoje devem existir 55 vagas.

Voltando pra confirmar que o número que apresentei (acima) está correto. No mesmo dia da postagem, eu havia feito um pedido da relação atual de práticos e praticantes no esic.cgu.gov.br. Recebi hoje um arquivo em PDF com a lista de práticos até o dia 9 de abril de 2020. São 634 práticos e 1 praticante da ZP-15. Se já considerarmos o praticante como prático, o número bate com os certificados que foram emitidos (635). Essa lista só não inclui as datas de nascimento deles, mas considerando a lista de 2018, em que 60 pessoas tem 70 anos ou mais, o efetivo atual deve realmente ser de 575 ou menos. Portanto, há pelo menos 55 vagas oficialmente.

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby pdf » Mon Apr 27, 2020 6:14 pm

Pelo que vi na Normam 12, a lotação é 630.
Vi uma postagem recente na página do Facebook Praticagem do Brasil, em que eles mencionam que o CONAPRA teve que emitir certificados para que todos os 635 práticos pudessem trafegar por vias bloqueadas devido ao Coronavirus. Imagino que a fonte seja confiável. Link: https://upload.latest.facebook.com/prat ... bTGfEHZ-DR
Pela relação de práticos de 2018, hoje existem 60 práticos com 70 anos ou mais.
Logo, efetivo atual deve ser de 575.

Portanto, se os números estiverem corretos, hoje devem existir 55 vagas.

Voltando pra confirmar que o número que apresentei (acima) está correto. No mesmo dia da postagem, eu havia feito um pedido da relação atual de práticos e praticantes no esic.cgu.gov.br. Recebi hoje um arquivo em PDF com a lista de práticos até o dia 9 de abril de 2020. São 634 práticos e 1 praticante da ZP-15. Se já considerarmos o praticante como prático, o número bate com os certificados que foram emitidos (635). Essa lista só não inclui as datas de nascimento deles, mas considerando a lista de 2018, em que 60 pessoas tem 70 anos ou mais, o efetivo atual deve realmente ser de 575 ou menos. Portanto, há pelo menos 55 vagas oficialmente.
Compartilha a lista com a gente aí! :D

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Fabricio » Wed Apr 29, 2020 11:06 am

Amigos,

Essa conta esta errada! Tem muitos mais que 55 vagas. Tem prático que morreu, prático que desistiu, tem prático com problemas de saúde e tem prático com 80 anos de idade trabalhando!!! A Marinha deveria cancelar o registro após o prático completar 70 anos! Isso eu acho errado deixar o cara trabalhando, mesmo sabendo que existe uma norma que diz que a idade limite é 70 anos! Portanto, se forem honestos no próximo processo seletivo, vai ter mais do que 55 vagas. Abs

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby [MP] AB » Wed Apr 29, 2020 2:01 pm

Acredito que o amigo quis dizer que hoje tem 55 vagas. E pelas minha contas ele está correto. Mas isso não significa nada rsrsrs. Agora com o COVID-19 e com esse baque econômico ferrou.. :cry:


Return to “Próximo Processo Seletivo”