Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Wed Nov 23, 2016 5:40 pm

O único remanejamento que ocorreu até o momento foi por causa da queda no movimento do porto, resultando na impossibilidade de manter a quantidade de práticos que lá havia. :geek:
Prezado Admin,

Suas contribuições aqui são sempre precisas, o que despertou uma curiosidade: você já é prático ou tem contato frequente com práticos?

Independentemente da resposta, qual o seu chute para o próximo concurso?
Já estou na profissão. E meu único chute é que não ocorre antes da convocação da 4ª turma da ZP-01. :mrgreen:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
azarao
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 25
Joined: Tue Aug 30, 2016 6:37 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby azarao » Wed Nov 23, 2016 6:00 pm

Não sei se perdi a conversa, mas alguém sabe quando ocorreu esse remanejamento? De qual e para qual ZP o PRT foi remanejado?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Wed Nov 23, 2016 8:23 pm

Não sei se perdi a conversa, mas alguém sabe quando ocorreu esse remanejamento? De qual e para qual ZP o PRT foi remanejado?
https://www.dpc.mar.mil.br/sites/defaul ... 273_16.pdf
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Xela
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Fri Nov 04, 2016 11:48 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xela » Mon Nov 28, 2016 11:37 am

Realmente faz sentido lá pra 2020... Como falei e já falaram tbm, os últimos entraram muita gente.. pra abrir de novo em curto praZo eh mto improvável, a demanda por práticos teria q dar um salto enorme :)

User avatar
Queiroz
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Sat Jan 28, 2017 11:34 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Queiroz » Sat Jan 28, 2017 12:36 pm

Boa tarde galera, meu primeiro post!
Decidi esse mês em tentar seguir essa jornada, já li muita coisa e pesquisei muito, sei que existe uma estrada longa a ser trilhada e tenho certeza que com foco todos somos capazes! 8-)

Em resposta ao tópico, andei conversando com um cliente que é Prático aqui na ZP de Belém e o mesmo me falou que está completa, mas que podemos esperar novos concursos pois a demanda de navios atracando está aumentando e que não devemos nos ater a crise pois ela já foi revertida.

Tenho intenção em ficar aqui em Belém mesmo e acredito que teremos um novo concurso até o final de 2018.

Alguém poderia indicar alguns sites para estudo e quais as bancadas que aplicam as provas?
~~ Bons estudos a todos! :geek: ~~

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Sat Jan 28, 2017 1:05 pm

Boa tarde galera, meu primeiro post!
Decidi esse mês em tentar seguir essa jornada, já li muita coisa e pesquisei muito, sei que existe uma estrada longa a ser trilhada e tenho certeza que com foco todos somos capazes! 8-)

Em resposta ao tópico, andei conversando com um cliente que é Prático aqui na ZP de Belém e o mesmo me falou que está completa, mas que podemos esperar novos concursos pois a demanda de navios atracando está aumentando e que não devemos nos ater a crise pois ela já foi revertida.

Tenho intenção em ficar aqui em Belém mesmo e acredito que teremos um novo concurso até o final de 2018.

Alguém poderia indicar alguns sites para estudo e quais as bancadas que aplicam as provas?
Prezado,

Na Normam-12 e no último edital, ambos disponíveis no site da DPC, você encontra todas as informações sobre o processo seletivo. A banca é constituída pela própria DPC.

Bons estudos,
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Valmir
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Wed Feb 01, 2017 1:14 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Valmir » Wed Feb 01, 2017 9:06 pm

Tem um bocado de informações legais sobre estimativas para o proximo concurso aqui, parabéns aos informantes. Nao vou repeti-las.

Observando as informações que se tem, penso que seria bastante interessante se alguém conseguisse fazer um levantamento estatístico desde os últimos concursos, como por exemplo:
Concurso 2006, 2008, 2011 e 2012:
Número total de práticos em atividade
Número de praticantes de práticos
Número de vagas Normann
Número de vagas oferecidas

Observem que a periodicidade entre os anos 2006 a 2008 = 2 anos; 2008 a 2011 = 3 anos; e 2011 a 2012 = 1 ano; e agora 2012 a 2017 = 5 anos já
Observem também que de 2006 até 2012 foi praticamente o centro da era PT no governo e agora não é mais. Antes dessa época nao tínhamos esses concursos, que me lembro. E, doravante penso que não serão extintos, mas porém, todavia, poderão sofrer alguma mudança, talvez. Acho que tudo dependerá da experiência que vem observando a Marinha com esses candidatos concursados. Porém, não se pode negar que um primeiro propósito que seria o de completar os quadros de práticos com mão de obra concursada foi atingido plenamente. Se pensarmos que doravante essa prática será continuada, o que é bastante provável no meu entendimento, dependeremos de saber quantas vagas e quando será o proximo.

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby pdf » Thu Feb 09, 2017 1:40 pm

Olá. Você é dono de curso ou professor mesmo?

Abraços.
:lol: :lol: :lol:

User avatar
PauloSilva
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Wed Oct 07, 2015 2:18 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby PauloSilva » Fri Feb 10, 2017 12:46 pm

Boa tarde galera, meu primeiro post!
Decidi esse mês em tentar seguir essa jornada, já li muita coisa e pesquisei muito, sei que existe uma estrada longa a ser trilhada e tenho certeza que com foco todos somos capazes! 8-)

Em resposta ao tópico, andei conversando com um cliente que é Prático aqui na ZP de Belém e o mesmo me falou que está completa, mas que podemos esperar novos concursos pois a demanda de navios atracando está aumentando e que não devemos nos ater a crise pois ela já foi revertida.

Tenho intenção em ficar aqui em Belém mesmo e acredito que teremos um novo concurso até o final de 2018.

Alguém poderia indicar alguns sites para estudo e quais as bancadas que aplicam as provas?
Olá. Você é dono de curso ou professor mesmo?

Abraços.
Porque?

O concurso está longe de sair? Na melhor das hipóteses seria quando?

User avatar
MarceloBCS
Novato
Novato
Posts: 7
Joined: Thu Feb 19, 2015 8:27 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby MarceloBCS » Wed Feb 15, 2017 7:54 pm

Todo mundo sabe que os últimos concursos foram em 2006, 2008, 2011 e 2012/13. A minha dúvida é sobre os anteriores a 2006. Quais foram os anos de certame?

Acho que é interessante saber isso, para entendermos a frequência num ambiente de não existência de PT no governo. Alguém sabe os anos dos concursos anteriores ?


Return to “Próximo Processo Seletivo”

cron