Quantidade de Vagas

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.
User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby frank1307 » Wed Apr 29, 2020 2:04 pm

Amigos,

Essa conta esta errada! Tem muitos mais que 55 vagas. Tem prático que morreu, prático que desistiu, tem prático com problemas de saúde e tem prático com 80 anos de idade trabalhando!!! A Marinha deveria cancelar o registro após o prático completar 70 anos! Isso eu acho errado deixar o cara trabalhando, mesmo sabendo que existe uma norma que diz que a idade limite é 70 anos! Portanto, se forem honestos no próximo processo seletivo, vai ter mais do que 55 vagas. Abs

O que você está falando NÃO É VERDADE, não há qualquer norma que diga que o prático não pode atuar tendo mais de 70 anos, o que existe é que pra fins de concurso, a marinha considera a vaga dele como "aberta", então coloca mais práticos do que o necessário, justamente para não correr o risco de faltar a prestação do serviço. Além do mais, sendo uma atividade de cunho privado, não há amparo legal para a marinha colocar qualquer critério de desligamento baseado na idade.

User avatar
Endeavour
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 15
Joined: Wed Apr 01, 2020 4:33 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Endeavour » Wed Apr 29, 2020 2:15 pm

Pelo que vi na Normam 12, a lotação é 630.
Vi uma postagem recente na página do Facebook Praticagem do Brasil, em que eles mencionam que o CONAPRA teve que emitir certificados para que todos os 635 práticos pudessem trafegar por vias bloqueadas devido ao Coronavirus. Imagino que a fonte seja confiável. Link: https://upload.latest.facebook.com/prat ... bTGfEHZ-DR
Pela relação de práticos de 2018, hoje existem 60 práticos com 70 anos ou mais.
Logo, efetivo atual deve ser de 575.

Portanto, se os números estiverem corretos, hoje devem existir 55 vagas.

Voltando pra confirmar que o número que apresentei (acima) está correto. No mesmo dia da postagem, eu havia feito um pedido da relação atual de práticos e praticantes no esic.cgu.gov.br. Recebi hoje um arquivo em PDF com a lista de práticos até o dia 9 de abril de 2020. São 634 práticos e 1 praticante da ZP-15. Se já considerarmos o praticante como prático, o número bate com os certificados que foram emitidos (635). Essa lista só não inclui as datas de nascimento deles, mas considerando a lista de 2018, em que 60 pessoas tem 70 anos ou mais, o efetivo atual deve realmente ser de 575 ou menos. Portanto, há pelo menos 55 vagas oficialmente.
Compartilha a lista com a gente aí! :D
Esqueci de anexar.
Lista de Praticos 2020.pdf
(439.06 KiB) Downloaded 326 times

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 79
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby pdf » Wed Apr 29, 2020 5:47 pm

Boa!!

Atualizei a planilha aqui.
CapturarPRT.JPG

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby [MP] AB » Wed Apr 29, 2020 8:31 pm

Ta igualzinha a minha

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby Fabricio » Thu Apr 30, 2020 8:46 am

Amigos,

Essa conta esta errada! Tem muitos mais que 55 vagas. Tem prático que morreu, prático que desistiu, tem prático com problemas de saúde e tem prático com 80 anos de idade trabalhando!!! A Marinha deveria cancelar o registro após o prático completar 70 anos! Isso eu acho errado deixar o cara trabalhando, mesmo sabendo que existe uma norma que diz que a idade limite é 70 anos! Portanto, se forem honestos no próximo processo seletivo, vai ter mais do que 55 vagas. Abs

O que você está falando NÃO É VERDADE, não há qualquer norma que diga que o prático não pode atuar tendo mais de 70 anos, o que existe é que pra fins de concurso, a marinha considera a vaga dele como "aberta", então coloca mais práticos do que o necessário, justamente para não correr o risco de faltar a prestação do serviço. Além do mais, sendo uma atividade de cunho privado, não há amparo legal para a marinha colocar qualquer critério de desligamento baseado na idade.

Se a NORMAM-12 diz que efetivo é o número de Práticos com menos de setenta anos de idade em exercícios e eles pedem exames médicos anuais acima de 70 anos, me explica o que isso quer dizer? Tem vários práticos com problemas de saúde, obesidade etc.. Essa entrega de exames anuais após o setenta anos, já deveria cancelar o registro de vários, mas o que parece e quem "regula" faz vista grossa para vários exames. Se é uma atividade de cunho privado, por que pedem exames médicos? Me explica então se não existe amparo legal?

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby frank1307 » Thu Apr 30, 2020 1:59 pm

1) Como expliquei, A MB considera isso para fins de concurso, não para fins de atividade. Ou seja, faz o seguinte cálculo.

Lotação - efetivo = número de vagas pra concurso.( mas não é obrigada a seguir esse cálculo, porque outros fatores influenciam)

Daí faz o concurso com essas vagas e coloca um número maior de práticos nos portos, prezando pela continuidade do serviço caso os práticos com mais idade precisem se aposentar. Em momento algum isso tem a ver com a autorização pra continuar exercendo ou não o trabalho.

2) O fato de fazerem exames periodicamente abrange todos os práticos, mesmo os mais jovens. A frequência aumenta para quem tem mais idade unicamente porque é necessário garantir que os práticos estejam aptos às atividades e é razoável supor que com mais idade você possa apresentar mais problemas, logo faz mais exames. Entretanto, os mais novos também fazem exames regularmente.

3) Reitera-se que não há qualquer requisito em relação a idade pra cessar as atividades. No serviço público, por questões de rotatividade das funções estatais, há aposentadoria compulsória por idade. Na praticagem, sendo uma função privada, não há base legal para exigir a aposentadoria por idade, enquanto a pessoa puder exercer suas atividades com segurança, ela pode continuar exercendo. Portanto, um prático em tese poderia atingir 120 anos e continuar trabalhando, desde que se mantenha saudável.

User avatar
LMprat
Contribuidor November
Contribuidor November
Posts: 40
Joined: Wed Mar 28, 2018 12:42 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby LMprat » Fri May 01, 2020 5:59 pm

Bem, vou dar meu pitaco pois gosto de analisar dados. Mas já ressalvo: não acho relevante. É estudar e estar pronto para prova daqui 1 ano ou daqui 10. São muitos fatores dos quais nenhuma tabela pode quantificar.

Dito isso, a minha difere ligeiramente das postadas, meu efetivo é maior por 3, pouca importância.


Image

Vamos apontar os consensos/fatos:
  • 1. Há vagas.
    2. Número de Práticos ativos supera a lotação.
    3. A lotação atual é excessiva
A conclusão mais comum e razoável é que os itens 2 e 3 pesem mt mais que 1. Nos próximos meses parece difícil termos prova.

Projetemos o futuro:

Primeiro ponto é que o número de efetivo começa a se tornar mais relevante uma vez que passam a retratar mais fielmente a realidade. Ou seja, com o passar do tempo o o Efetivo tende ao Nr de PRT ativos, pois praticamente todos os PRTs cancelados não fazem parte do efetivo.

Ao olharmos a situação em algum ano, estamos olhando sobre a possibilidade de se abrir processo 2-3 anos antes.

2025
Aqui começam a aparecer o que eu chamo de "Vagas reais". Para tal calculo eu estimei que a lotação deveria ser corrigida para 80% da atual.

2028
Aqui além de termos "Vagas reais" em quase todas as ZPs temos 2 com Efetivo menor que 3. Eu vejo 3 possibilidades para isso NÃO ensejar novo PSCPP:

1- Mudança na N12: Improvável, é bem razoável efetivo minimo de 3 e teriam que mudar muito mais que apenas o nr 3. Precisariam alterar o tempo de serviço, folga, sobreaviso..
2- Extinguir ambas zp, ou fundi-las: Entre as opções, parece ser a mais prática e provável.
3- Realocar PRT de outras zps: Acho quase impossível.

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby [MP] AB » Sat May 02, 2020 7:51 am

Vou deixar minha opinião quanto a sua planilha.

1. A partir do momento que vc reduz a lotação em 20%, todo planejamento passa a ser bem distante do real. Você está usando uma premissa escolhida único e exclusivamente por você. Nem os maiores boatos de redução de lotação chegam em 20%, estes são de 10%.

2. Escutei esse boato de redução de 10%, postei aqui inclusive que a minha expectativa pessoal era que “zerassem” as vagas de 2023. MAS me faz mais sentido a Marinha optar por não ter trabalho. Porque reduzir, se eu posso simplesmente postergar a reposição de vagas e ainda assim não repo-las por completo?

3. O fato de ter ZP com efetivo de 3 é realmente uma questão, estamos falando de Sergipe e Imbituba, senão me engano. Mas Imbituba apesar do efetivo ser 3, ainda tem 2x o efetivo em lotação. Não me parece ser problema.

4. Sabemos que há um movimento para excluir a ZP de Areia Branca e esses PRT’s seriam realocados. O curioso é que nenhuma outra ZP quer receber esses PRT’s, então cai por água qualquer boato de que teria alguma ZP precisando repor lotação, pq se precisasse, esse problema já teria sido sanado.

5. Acho que no outro post já fiz uma previsão bem real sobre o PSPP, considerando dois cenários: 1. Sem redução de lotação e 2. Com redução de 10%. No primeiro teríamos um provável PSPP em 2022-2023. No segundo 2025-2026.

6. Sabemos no fim que a abertura de um PSPP se não for necessidade real de reposição como foi em 2011 pela ZP-1, é estritamente política. Hoje temos um grupo de PRT’s que não quer PSPP pelos motivos já conhecidos: excesso de lotação, menor remuneração etc. Por outro lado, já temos um grupo que quer PSPP que são os PRTs que passaram no último PSPP e querem mudar de ZP (e são muitos), alguns PRT’s que por estar em ZP distante da sua residência e está vendo a escala diminuir e pretendem manter a escala folgada, PRTs que desejem que seus filhos que já estudam entrem, Gen 2-3-4 estrelas idem. Esses fatores impediriam qq redução superior a 10% na lotação.

Essa balança hoje tá fácil tender pro lado de não ter PSPP afinal, faz 6 anos do último, mas com o tempo tenderá para o outro lado. Lembramos que já tivemos intervalo de 1995 - 2008. (Tirei pspp que foi só zp-1).

Por isso que mantenho os dois cenários:

1. Sem redução de lotação: 2022-2023.
2. Com redução de 10%: 2025-2026

bahot
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 64
Joined: Mon Apr 11, 2016 2:02 am

Re: Quantidade de Vagas

Postby bahot » Mon May 04, 2020 8:34 pm

na extinçao da zp de ilheus, nenhum pratico foi pro rj.

como tem um praticante na zp 15?

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Romeo
Contribuidor Romeo
Posts: 55
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quantidade de Vagas

Postby [MP] AB » Mon May 04, 2020 10:29 pm

Olhando os antigos documentos vi que esse PRP da ZP-15 era PRT da ZP-14... pelo visto foi uma transferência interna...


Return to “Próximo Processo Seletivo”