Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
joaoc
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 28
Joined: Mon May 14, 2018 9:53 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby joaoc » Thu Aug 09, 2018 7:38 pm

A lotação da Normam 12 esta incorreta. Ficar mantendo previsão de quando vai ocorrer e quantidade de vagas e a mesma coisa que os analistas de mercado financeiro fazem e nunca acertam, pois se acertassem estariam milionários e não trabalhando para os bancos. A minha opinião é;
- Continuar estudando todo o dia e tentar fazer o melhor. Boa sorte a todos!

mas a situação dos analistas financeiros é justamente essa q vc mencionou: milionários e trabalhando para os bancos!

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Fabricio » Thu Aug 23, 2018 7:04 am

Bom Dia a todos!

Acho que como muitos aqui no Fórum que estão estudando loucamente como eu, querem uma previsão realista para saber se devem continuar estudando. Após assistir esse vídeo, estou mudando um pouco o meu planejamento de estudos. Minha opinião:
- Vai começar toda a discusão em Brasilia, muito Pajé dando ordem e pouco indío trabalhando.
Resumindo:
- O próximo concurso deve levar de uns dois a cinco anos para acontecer.

https://www.youtube.com/watch?v=ihUwNCYRVOU

São três horas de video, então se quiserem algum detalhe assistam a fala do Alte.

Abs

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Fri Aug 24, 2018 2:00 pm

Bom Dia a todos!

Acho que como muitos aqui no Fórum que estão estudando loucamente como eu, querem uma previsão realista para saber se devem continuar estudando. Após assistir esse vídeo, estou mudando um pouco o meu planejamento de estudos. Minha opinião:
- Vai começar toda a discusão em Brasilia, muito Pajé dando ordem e pouco indío trabalhando.
Resumindo:
- O próximo concurso deve levar de uns dois a cinco anos para acontecer.

https://www.youtube.com/watch?v=ihUwNCYRVOU

São três horas de video, então se quiserem algum detalhe assistam a fala do Alte.

Abs
Achei que o DPC estava do lado da praticagem quanto à esta questão de regulação do valor da praticagem, mas na real não está né.

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Tue Sep 25, 2018 2:17 am

Alguém tem algum palpite sobre o impacto do futuro presidente eleito (A princípio Haddad ou Bolsonaro) na perspectiva de concurso ? O governo PT empurrou muita vaga, não sei se hoje isso teria alguma impacto, qual a opinião dos senhores ?

User avatar
pedro5521
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 8
Joined: Sat Sep 30, 2017 2:59 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby pedro5521 » Tue Sep 25, 2018 7:16 am

Então, a Praticagem está em sua grande maioria apoiando o Bolsonaro, tendo em vista que eles não querem um novo concurso tão cedo, nós os meros mortais, deveríamos ir contra eles. Mas levando em conta que o PT faliu o país e que o Bolsonaro só fala merda... estou rezando pra ter um terceiro qualquer no segundo turno, pq entre PT e Bolsonaro acho que vou com a Praticagem.
Se levarmos em conta a capacidade de reerguer a economia e com isso gerar movimento nos portos e bla bla bla, é capaz do Bolsonaro ter mais competência e apoio que o PT. Dona Dilma quebrou nosso país.

User avatar
Xandy12
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Mon Apr 10, 2017 8:12 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xandy12 » Thu Sep 27, 2018 10:17 pm

Escolha difícil né amigo, kkk. Cenário pouco promissor, infelizmente. Vamos torcer pra que no mínimo a economia do país melhore, porque perspectiva de concurso tá ruim em qualquer cenário. Boa sorte pra nós, amigo. Abraço !

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Quebec
Contribuidor Quebec
Posts: 54
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby [MP] AB » Tue Oct 30, 2018 9:25 am

Vamos ser Práticos?

Há 03 motivos para a DPC realizar concurso:

1. Explosão econômica e com isso uma necessidade de aumento da lotação.
- Considerando a economia atual e que teremos déficit fiscal pelo menos até 2025 e levando em conta que qualquer investimento realizado em 2019, levará pelo menos 5 anos para serem concluídos, por este motivo seria sensato aguardar um PSPP entre 2025-2030.

2. Interesses políticos.
- O atual presidente é defensor do militarismo e com ele a Marinha ganha bastante notoriedade, acredito que ele será um defensor da Praticagem nos moldes atuais. Portanto, diferente do governo Dilma e seu sucessor derrotado, não acredito em carteirada nos próximos 04 anos do próximo governo.

3. Lotação X Efetivo.
- Não vejo sentido para a DPC realizar concurso com menos de 80 vagas. Essa condição > 80 vagas só se concretiza em 2025 se fossem mantidas as lotações atuais e ainda assim por conta de uma necessidade maior das ZP's 1, 2 e 16. As demais teriam necessidade baixa de 1 - 3 PRT's.

- Caso a lotação seja reduzida em 10% (atual solicitação do CONAPRA), esse número só seria atingido em 2030.

Conclusão.

O concurso de 2012 e a recessão econômica dos últimos anos desequilibrou a relação de PRT's nas ZP's. A necessidade de novas vagas deve agora se recuperar de ambas necessidades: queda no efetivo e crescimento econômico.

Considerando também que um PSPP costuma levar um tempo considerável para ser realizado, vide o último que completará 8 anos em vigor, se mantida a lotação atual, a DPC não conseguirá ultrapassar a data de 2025, caso contrário teria um PSPP muito longo e com muitas turmas.

Sendo assim, sendo realista, sem pessimismo e sem otimismo, podemos esperar um edital em:

Caso seja mantida a lotação atual: 2024-2025.

Caso ocorra uma redução de 10% na lotação: 2029-2030.

User avatar
lindebras
Membro
Membro
Posts: 109
Joined: Thu Oct 12, 2017 5:30 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby lindebras » Tue Oct 30, 2018 11:10 am

Concordo com suas colocações. Ao meu ver o maior desafio na preparação para este concurso é se manter motivado.

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby pdf » Tue Oct 30, 2018 11:47 am

Concordo.
Bastante realista a análise.
Concurso apenas em 2030, daqui a 12 anos, e esta geração não terá mais práticos.
É o que escuto de meus amigos Almirantes quatro estrelas.

A propósito, o que você está fazendo aqui no fórum? :lol:

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Fabricio » Tue Oct 30, 2018 2:08 pm

Eu vou rir muito se abrir um edital agora em Novembro para prova em Janeiro de 2019. Foi assim no último! Vai que aparece um louco e decide começar o ano querendo gerar mais empregos! Se fizer a conta direito, deve ter umas 60 vagas.

Abraços


Return to “Próximo Processo Seletivo”