Quando será o próximo processo seletivo? II

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2019
1
1%
2020
17
11%
2021
26
17%
2022
24
16%
2023
31
20%
2024
13
8%
2025
23
15%
Deve demorar mais.
18
12%
 
Total votes: 153

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby praticodocerrado » Fri Oct 07, 2022 1:07 pm

Precisa de LEI para mudar isso. É uma sugestão absurda porque desconsidera toda a estrutura necessária à praticagem além do prático. Inviável. Isso não vai mudar nada.

User avatar
joaomaldonado
Contribuidor Foxtrot
Contribuidor Foxtrot
Posts: 12
Joined: Fri Jul 05, 2019 8:45 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby joaomaldonado » Fri Oct 07, 2022 6:03 pm

Não tinha lido essa decisão do Prático Militar. Também acho que não vai pra frente.

Voltando ao assunto do tópico, como vocês julgariam a possibilidade de um novo concurso em 2023?

User avatar
pratic
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 14
Joined: Sun Mar 31, 2019 11:28 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby pratic » Sat Oct 08, 2022 10:09 am

Não tinha lido essa decisão do Prático Militar. Também acho que não vai pra frente.

Voltando ao assunto do tópico, como vocês julgariam a possibilidade de um novo concurso em 2023?
Nenhum sinal de terra a vista. Chuto daqui a uns 4 ou 5 anos.

User avatar
plc123
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Wed Feb 02, 2022 4:35 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby plc123 » Tue Oct 18, 2022 8:03 pm

A reunião sobre remanejamento seria ontem. Alguém tem alguma informação?
AVANTE!!!

User avatar
Endeavour
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 15
Joined: Wed Apr 01, 2020 4:33 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Endeavour » Sun Oct 30, 2022 10:21 pm

E aí, como vocês acham que ficam as possibilidades de um novo concurso com o resultado das eleições?

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Fabricio » Mon Oct 31, 2022 7:55 am

E aí, como vocês acham que ficam as possibilidades de um novo concurso com o resultado das eleições?
Simples Meu Rei!!!

Só olhar para trás e ver o que fizeram no governo de 12 anos dos camaradas!!!

Vai ter concurso todo ano agora!!! A escala vai ser agora de 1 pra 30 dias!!! Vai abrir umas 500 vagas!!!

Agora pode começar a estudar!!! Change game!!!

:geek: :lol:

User avatar
Togram
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Wed Mar 13, 2019 5:28 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Togram » Mon Oct 31, 2022 8:35 am

A argentina passou pelo mesmo processo que o PT quer incorporar aqui no Brasil na Praticagem. Se alguém que quer ser prático votou no PT, parabéns, deu um belo tiro no pé. Não adianta nada passar pra algo que eles querem regulamentar e reduzir adoidada a remuneração.Se você for de esquerda, me faz um favor, vai ser professor de geografia e deixa quem quer trabalhar movimentar o país.

User avatar
azarao
Contribuidor Juliet
Contribuidor Juliet
Posts: 24
Joined: Tue Aug 30, 2016 6:37 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby azarao » Mon Oct 31, 2022 2:32 pm

O atual governo não está tentando a regulação econômica via ANTAQ? :roll: Todos os governos vão tentar... quando tiverem a maioria do Congresso na mão, certamente vão conseguir.
Com mais 4 anos era capaz de tentar a militarização completa da praticagem.
Agora, mal ou bem, vejo que é possível um processo seletivo ocorrer até 2026.

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 60
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Tue Nov 08, 2022 12:17 pm

Com o novo governo eleito, o modelo da praticagem, como é atualmente, provavelmente irá acabar. As razões são menos políticas e mais pragmáticas. Acredito que o próprio governo Bolsonaro também tentaria mudar se o assunto entrasse no radar governista, a diferença é que já entrou no radar do PT há muito tempo. Vamos às razões:

1) Já tentou antes com a CNAP
2) A esquerda tem como lema justiça social, ou seja, menos dinheiro pra alguns pra financiar mais dinheiro pra outros.
3) TCU adotou uma linha muito ruim contra a praticagem.
4) Presidente do TCU, Bruno Dantas, é aliado do Lula, inclusive frequentou vários jantares com ele na campanha.
5) Armadores iriam amar, assim como a galera que exporta. Nesse caso você tem a direita querendo, a esquerda querendo, sobre quem pra se opor?

A questão principal é: Qual será o modelo da prataicagem? Na minha visão, há 3 possibilidades:

1) Governo Federal tabelar o preço das manobras( mais provável na minha opinião)
2) Ficar tudo do jeito como está( acho menos provável, mas bem possível)
2) Prático virar funcionário público(improvável por ser uma mudança muito abrupta e precisaria de uma grande reforma da logística)

Nas duas situações mais prováveis, o prático ainda continuaria ganhando uma remuneração extraordinária, não se enganem.

User avatar
pratic
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 14
Joined: Sun Mar 31, 2019 11:28 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby pratic » Tue Nov 08, 2022 5:03 pm

Com o novo governo eleito, o modelo da praticagem, como é atualmente, provavelmente irá acabar. As razões são menos políticas e mais pragmáticas. Acredito que o próprio governo Bolsonaro também tentaria mudar se o assunto entrasse no radar governista, a diferença é que já entrou no radar do PT há muito tempo. Vamos às razões:

1) Já tentou antes com a CNAP
2) A esquerda tem como lema justiça social, ou seja, menos dinheiro pra alguns pra financiar mais dinheiro pra outros.
3) TCU adotou uma linha muito ruim contra a praticagem.
4) Presidente do TCU, Bruno Dantas, é aliado do Lula, inclusive frequentou vários jantares com ele na campanha.
5) Armadores iriam amar, assim como a galera que exporta. Nesse caso você tem a direita querendo, a esquerda querendo, sobre quem pra se opor?

A questão principal é: Qual será o modelo da prataicagem? Na minha visão, há 3 possibilidades:

1) Governo Federal tabelar o preço das manobras( mais provável na minha opinião)
2) Ficar tudo do jeito como está( acho menos provável, mas bem possível)
2) Prático virar funcionário público(improvável por ser uma mudança muito abrupta e precisaria de uma grande reforma da logística)

Nas duas situações mais prováveis, o prático ainda continuaria ganhando uma remuneração extraordinária, não se enganem.
Comentário mais elucidativo, impossível.
Concordo contigo, maioria das partes interessadas são contra a praticagem (direita, esquerda, centro, governo, armadores), mas ainda assim essa atividade é necessária. Então não deve afetar tanto. Só será problema quando esta deixar de ser necessária.


Return to “Próximo Processo Seletivo”