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Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Wed Feb 26, 2025 4:19 am
by Admin
Com a revisão da bibliografia, é o momento propício para novas reflexões e hipóteses. :idea:
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Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Thu Feb 27, 2025 1:59 pm
by bahot
Aposto minhas fichas em pelo menos 2 publicações a serem acrescidas: Navegação integrada e Normam 511

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Thu Feb 27, 2025 4:55 pm
by pdf
Aposto minhas fichas em pelo menos 2 publicações a serem acrescidas: Navegação integrada e Normam 511
Eu aposto no livro de manobrabilidade do Mesquita e na NORMAM 224.

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Sat Mar 01, 2025 2:50 pm
by Passadiço
Acredito na inclusão dos livros do Professor Mesquita e nos capítulos revisados do PNA, disponíveis no site da SNAME.

A propósito, onde podemos encontrar/comprar os livros do Professor Mesquita?

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Tue Mar 04, 2025 3:37 pm
by PRPde 76 anos
Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Fri Mar 14, 2025 6:59 pm
by Gabriel Amorim
Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.
Se fosse assim não teríamos PNA na bibliografia recomendada e nem manobrabilidade do navio no conteúdo programático. Não dá pra falar de manobrabilidade sem hidrodinâmica. Seria surpreendente se os livros do Mesquita NÃO entrassem. São livros de manobra, em português, patrocinados pelo CONAPRA.

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Wed Apr 02, 2025 11:44 am
by não visto cinza
Mestre Mesquita deve entrar na bibliografia. Hidrodinâmica é cobrada na prova na forma de manobrabilidade, sim.
Adiciono que ele infelizmente não dá mais aula no CIAGA, saiu no fim do ano passado.

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Tue Apr 15, 2025 10:29 pm
by [MP] AB
Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.
Info equivocada. Itens 18 e 19 da IMO A.960.

Re: Quando será o próximo processo seletivo IV

Posted: Fri Apr 18, 2025 11:41 am
by PRPde 76 anos
Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.
Info equivocada. Itens 18 e 19 da IMO A.960.
Não vi nenhum lugar a palavra "hydrodynamic" , o que se busca nesses itens, ao meu ver, é tão somente o domínio do NAVIO a esses efeitos, e não os efeitos em si. De toda forma, se vc ler bem os itens vai ver que nossas pubs hj cobrem MTTT melhor eles do que os livros ventilados.


.18 manoeuvring behaviour of the types of ships expected to be piloted and the limitations imposed by particular propulsion and steering systems;
Ora, isso é mt melhor explicado no AN, SHFM, TUIP e PNA.

.19 factors affecting ship performance such as wind, current, tide, channel configuration, water depth, bottom, bank and ship interaction including squat;

Novamente, os livros do PP e Mesquita são mt menos relevantes nesses assuntos do que as pubs atuais. Não sei se já leu os livros em questão, mas mt pouco se fala sobre como responder a esses efeitos.


A iMO A.960 deixa bem claro o tipo de competência que espera. Claro que a MB tem total liberdade de colocar essas pubs até pq no fim das contas pscpp é só um filtro necessário e nem poderia ser diferente. PRP que aprende a ser PRT.


Na real, se PP entrar espero que seja em adição aos atuais, pq nem de longe substitui algum.