Quando será o próximo processo seletivo IV
Posted: Wed Feb 26, 2025 4:19 am
Com a revisão da bibliografia, é o momento propício para novas reflexões e hipóteses.

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Eu aposto no livro de manobrabilidade do Mesquita e na NORMAM 224.Aposto minhas fichas em pelo menos 2 publicações a serem acrescidas: Navegação integrada e Normam 511
Se fosse assim não teríamos PNA na bibliografia recomendada e nem manobrabilidade do navio no conteúdo programático. Não dá pra falar de manobrabilidade sem hidrodinâmica. Seria surpreendente se os livros do Mesquita NÃO entrassem. São livros de manobra, em português, patrocinados pelo CONAPRA.Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.
Info equivocada. Itens 18 e 19 da IMO A.960.Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.
Não vi nenhum lugar a palavra "hydrodynamic" , o que se busca nesses itens, ao meu ver, é tão somente o domínio do NAVIO a esses efeitos, e não os efeitos em si. De toda forma, se vc ler bem os itens vai ver que nossas pubs hj cobrem MTTT melhor eles do que os livros ventilados.Info equivocada. Itens 18 e 19 da IMO A.960.Hidrodinâmica não consta na IMO960 e nem é cobrada em nenhum exame de piloto do mundo. O livro do Mesquita e o planejamento portuário são técnicos demais. Trocar a edição do PNA faz pouco sentido, pois não é um livro que fique 'desatualizado', e nas provas de 2011 e 2012 já havia novas edições que não mudaram. Talvez o EROG saia simplesmente por estar desatualizado, o que abriria um pouco de espaço para o E-NAV, embora o E-NAV quase não fale nada que não esteja nas outras publicações. Chuto como grande surpresa a saída do livro do CONAPRA e TUIP, os quais darão lugar ao 'Utilização de Rebocadores nos Portos'. A IMO ECIDS mais recente entra também, e a NSH sai.