Por onde começar?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
rsd1986
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Sat Dec 01, 2018 2:51 pm

Re: Por onde começar?

Postby rsd1986 » Sat Dec 01, 2018 11:33 pm

Olá. Uma dúvida: quais matérias priorizar no início da preparação? Qual seria o esboço de plano de estudos diários mais indicado?

User avatar
rsd1986
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Sat Dec 01, 2018 2:51 pm

Re: Por onde começar?

Postby rsd1986 » Sat Dec 01, 2018 11:38 pm

Ler as bibliografias indicadas ou apostilas resumidas? O que é mais produtivo?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Sun Dec 02, 2018 7:33 am

Olá. Uma dúvida: quais matérias priorizar no início da preparação? Qual seria o esboço de plano de estudos diários mais indicado?
Você tem que dividir seu horário para estudar tudo.
Alguma são mais fácil ou agradáveis que outras, mas a maioria não é pré-requisito para outra. Exceção à Tug Use in Port e Rebocadores Portuários, onde a segunda é quase totalmente baseada na primeira; quase uma tradução resumida.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Sun Dec 02, 2018 7:40 am

Ler as bibliografias indicadas ou apostilas resumidas? O que é mais produtivo?
Se for um material alternativo de confiança, este vai economizar bastante seu tempo e será muito mais produtivo.
A bibliografia é cheia de repetições e conteúdos, muitas vezes longos demais, que não têm potencial para entrar em prova e podem ser evitados sem prejuízo da compreensão geral. :idea:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
rsd1986
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Sat Dec 01, 2018 2:51 pm

Re: Por onde começar?

Postby rsd1986 » Sun Dec 02, 2018 7:49 am

Sou marítimo. Já possuo alguma noção de algumas matérias. Adquiri o curso de exercícios do curso H. Minha dúvida é saber por quais matérias começar a preparação? Ex.: matérias iniciais, intermediárias e mais difíceis.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Sun Dec 02, 2018 7:52 am

Sou marítimo. Já possuo alguma noção de algumas matérias. Adquiri o curso de exercícios do curso H. Minha dúvida é saber por quais matérias começar a preparação? Ex.: matérias iniciais, intermediárias e mais difíceis.
Neste mesmo tópico já tem resposta para sua pergunta. Leia os posts anteriores. ;)
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
rsd1986
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Sat Dec 01, 2018 2:51 pm

Re: Por onde começar?

Postby rsd1986 » Sun Dec 02, 2018 8:05 am

Muito obrigado Administrador. Li o post anterior.

O que vc acha do material do curso H? Apostilas e curso de exercícios. São suficientes para uma boa preparação para prova escrita ou é necessário adquirir algum outro material?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Sun Dec 02, 2018 8:33 am

Muito obrigado Administrador. Li o post anterior.

O que vc acha do material do curso H? Apostilas e curso de exercícios. São suficientes para uma boa preparação para prova escrita ou é necessário adquirir algum outro material?
Não conheço o material especificamente, você tem que verificar se o propósito do material é estudar apenas por ele ou usar para acompanhar as aulas.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
ViniciusC.
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Sun Jun 30, 2019 2:59 pm

Re: Por onde começar?

Postby ViniciusC. » Wed Jul 03, 2019 7:49 pm

Pessoal, também estou iniciando no assunto da Praticagem. Acho muito interessante a profissão e sempre gostei da região marítima e tenho um sonho de trabalhar no mar.

Li muitas dicas interessantes sobre a preparação pras provas mas um ponto que acho muito importante é ter paixão e respeito pelo mar. Estou começando os estudos lendo o livro "Navegar é Fácil" e estou achando muito bom, acabei fazendo alguns desenhos técnicos de navios e inserindo várias informações teóricas do livro neles.

O interessante é estudar os livros e documentos não só para passar em uma prova e sim para aprender e utilizar na prática. Pelo menos essa é minha opinião e acredito que fica até mais fácil de assimilar todos os conceitos e conhecimentos que foram adquiridos por centenas ou milhares de anos pelo marinheiros experientes e repassados nos livros e documentos.

Com certeza os assuntos abordados pela Bibliografia foram desenvolvidos após experiências ruins e desastres ocorridos no passado da navegação. Então foram criadas regras e práticas para tentar reduzir ao máximo os incidentes e riscos que envolvem a navegação.

Ser Prático envolve uma enorme responsabilidade. Uma vez que até o próprio Capitão do Navio passa a responsabilidade para o Prático coordenar o processo de Atracar e Desatracar enormes navios em um espaço extremamente restrito e com vários fatores de risco.

Pelo menos é assim que vejo o assunto, mas também não adianta nada se não nos preparamos para as etapas do Processo para ser tornar um Prático e precisamos realmente de um bom planejamento dos estudos.
VCN


Return to “Novatos”